Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Janaina Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Macedo , Rogério Emerson Pereira, Santos, Fabiana Flayse da Silva, Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva, Apolinário, Marisa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420
Resumo: Considerada uma pandemia em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 causou um grande impacto no tocante à saúde pública mundial, devido ao estilo de vida sedentário e aos hábitos alimentares inadequados da população em meio ao isolamento social. A junção desses maus hábitos pode refletir no desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada e interferir na resposta do sistema imune, principalmente no tocante à COVID-19. A alimentação saudável é a base fundamental para manter o sistema imune em bom funcionamento e garantindo uma ótima barreira contra agentes invasores. Portanto, diante desse contexto, o trabalho objetivou a promoção da educação alimentar através de práticas educativas de ensino de forma lúdica. As atividades foram realizadas em uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em Picuí– PB, na modalidade de educação a distância (EAD), abordando a temática sobre educação alimentar como eixo estruturante de ensino-aprendizagem, através de palestras, aulas expositivas dialogadas, produção de webfólios, confecções de materiais didáticos e gincana. Os alunos durante as atividades demonstraram interesse e aprendizado pelo tema abordado no projeto, do qual participaram de maneira ativa dos encontros. Dessa forma, evidenciou-se que trabalhar com práticas educativas que envolva o lúdico apresenta êxito, pois contribuíram para que os alunos tomassem conhecimento diante da importância de uma alimentação saudável, bem como a realização de atividades de ensino utilizando a ludicidade proporcionaram a disseminação a respeito dessa temática para a comunidade acadêmica.
id VERACRUZ-0_805610543a44cb3e4a1b49a0ca37491f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54420
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practicesações educativasmetodologias ativasCOVID-19atividades lúdicasConsiderada uma pandemia em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 causou um grande impacto no tocante à saúde pública mundial, devido ao estilo de vida sedentário e aos hábitos alimentares inadequados da população em meio ao isolamento social. A junção desses maus hábitos pode refletir no desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada e interferir na resposta do sistema imune, principalmente no tocante à COVID-19. A alimentação saudável é a base fundamental para manter o sistema imune em bom funcionamento e garantindo uma ótima barreira contra agentes invasores. Portanto, diante desse contexto, o trabalho objetivou a promoção da educação alimentar através de práticas educativas de ensino de forma lúdica. As atividades foram realizadas em uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em Picuí– PB, na modalidade de educação a distância (EAD), abordando a temática sobre educação alimentar como eixo estruturante de ensino-aprendizagem, através de palestras, aulas expositivas dialogadas, produção de webfólios, confecções de materiais didáticos e gincana. Os alunos durante as atividades demonstraram interesse e aprendizado pelo tema abordado no projeto, do qual participaram de maneira ativa dos encontros. Dessa forma, evidenciou-se que trabalhar com práticas educativas que envolva o lúdico apresenta êxito, pois contribuíram para que os alunos tomassem conhecimento diante da importância de uma alimentação saudável, bem como a realização de atividades de ensino utilizando a ludicidade proporcionaram a disseminação a respeito dessa temática para a comunidade acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442010.34117/bjdv8n11-212Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73971-73982Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73971-73982Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73971-739822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420/40235Copyright (c) 2022 Janaina Cardoso Roque, Rogério Emerson Pereira Macedo , Fabiana Flayse da Silva Santos, Edvaldo Fernandes da Silva Júnior, Marisa de Oliveira Apolinárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoque, Janaina CardosoMacedo , Rogério Emerson PereiraSantos, Fabiana Flayse da SilvaJúnior, Edvaldo Fernandes da SilvaApolinário, Marisa de Oliveira2022-11-30T19:25:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54420Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:23.030252Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
title Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
spellingShingle Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
Roque, Janaina Cardoso
ações educativas
metodologias ativas
COVID-19
atividades lúdicas
title_short Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
title_full Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
title_fullStr Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
title_full_unstemmed Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
title_sort Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
author Roque, Janaina Cardoso
author_facet Roque, Janaina Cardoso
Macedo , Rogério Emerson Pereira
Santos, Fabiana Flayse da Silva
Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva
Apolinário, Marisa de Oliveira
author_role author
author2 Macedo , Rogério Emerson Pereira
Santos, Fabiana Flayse da Silva
Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva
Apolinário, Marisa de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Janaina Cardoso
Macedo , Rogério Emerson Pereira
Santos, Fabiana Flayse da Silva
Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva
Apolinário, Marisa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ações educativas
metodologias ativas
COVID-19
atividades lúdicas
topic ações educativas
metodologias ativas
COVID-19
atividades lúdicas
description Considerada uma pandemia em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 causou um grande impacto no tocante à saúde pública mundial, devido ao estilo de vida sedentário e aos hábitos alimentares inadequados da população em meio ao isolamento social. A junção desses maus hábitos pode refletir no desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada e interferir na resposta do sistema imune, principalmente no tocante à COVID-19. A alimentação saudável é a base fundamental para manter o sistema imune em bom funcionamento e garantindo uma ótima barreira contra agentes invasores. Portanto, diante desse contexto, o trabalho objetivou a promoção da educação alimentar através de práticas educativas de ensino de forma lúdica. As atividades foram realizadas em uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em Picuí– PB, na modalidade de educação a distância (EAD), abordando a temática sobre educação alimentar como eixo estruturante de ensino-aprendizagem, através de palestras, aulas expositivas dialogadas, produção de webfólios, confecções de materiais didáticos e gincana. Os alunos durante as atividades demonstraram interesse e aprendizado pelo tema abordado no projeto, do qual participaram de maneira ativa dos encontros. Dessa forma, evidenciou-se que trabalhar com práticas educativas que envolva o lúdico apresenta êxito, pois contribuíram para que os alunos tomassem conhecimento diante da importância de uma alimentação saudável, bem como a realização de atividades de ensino utilizando a ludicidade proporcionaram a disseminação a respeito dessa temática para a comunidade acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420
10.34117/bjdv8n11-212
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420/40235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73971-73982
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73971-73982
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73971-73982
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645618974818304