Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420 |
Resumo: | Considerada uma pandemia em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 causou um grande impacto no tocante à saúde pública mundial, devido ao estilo de vida sedentário e aos hábitos alimentares inadequados da população em meio ao isolamento social. A junção desses maus hábitos pode refletir no desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada e interferir na resposta do sistema imune, principalmente no tocante à COVID-19. A alimentação saudável é a base fundamental para manter o sistema imune em bom funcionamento e garantindo uma ótima barreira contra agentes invasores. Portanto, diante desse contexto, o trabalho objetivou a promoção da educação alimentar através de práticas educativas de ensino de forma lúdica. As atividades foram realizadas em uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em Picuí– PB, na modalidade de educação a distância (EAD), abordando a temática sobre educação alimentar como eixo estruturante de ensino-aprendizagem, através de palestras, aulas expositivas dialogadas, produção de webfólios, confecções de materiais didáticos e gincana. Os alunos durante as atividades demonstraram interesse e aprendizado pelo tema abordado no projeto, do qual participaram de maneira ativa dos encontros. Dessa forma, evidenciou-se que trabalhar com práticas educativas que envolva o lúdico apresenta êxito, pois contribuíram para que os alunos tomassem conhecimento diante da importância de uma alimentação saudável, bem como a realização de atividades de ensino utilizando a ludicidade proporcionaram a disseminação a respeito dessa temática para a comunidade acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_805610543a44cb3e4a1b49a0ca37491f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54420 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practicesações educativasmetodologias ativasCOVID-19atividades lúdicasConsiderada uma pandemia em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 causou um grande impacto no tocante à saúde pública mundial, devido ao estilo de vida sedentário e aos hábitos alimentares inadequados da população em meio ao isolamento social. A junção desses maus hábitos pode refletir no desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada e interferir na resposta do sistema imune, principalmente no tocante à COVID-19. A alimentação saudável é a base fundamental para manter o sistema imune em bom funcionamento e garantindo uma ótima barreira contra agentes invasores. Portanto, diante desse contexto, o trabalho objetivou a promoção da educação alimentar através de práticas educativas de ensino de forma lúdica. As atividades foram realizadas em uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em Picuí– PB, na modalidade de educação a distância (EAD), abordando a temática sobre educação alimentar como eixo estruturante de ensino-aprendizagem, através de palestras, aulas expositivas dialogadas, produção de webfólios, confecções de materiais didáticos e gincana. Os alunos durante as atividades demonstraram interesse e aprendizado pelo tema abordado no projeto, do qual participaram de maneira ativa dos encontros. Dessa forma, evidenciou-se que trabalhar com práticas educativas que envolva o lúdico apresenta êxito, pois contribuíram para que os alunos tomassem conhecimento diante da importância de uma alimentação saudável, bem como a realização de atividades de ensino utilizando a ludicidade proporcionaram a disseminação a respeito dessa temática para a comunidade acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442010.34117/bjdv8n11-212Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73971-73982Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73971-73982Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73971-739822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420/40235Copyright (c) 2022 Janaina Cardoso Roque, Rogério Emerson Pereira Macedo , Fabiana Flayse da Silva Santos, Edvaldo Fernandes da Silva Júnior, Marisa de Oliveira Apolinárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoque, Janaina CardosoMacedo , Rogério Emerson PereiraSantos, Fabiana Flayse da SilvaJúnior, Edvaldo Fernandes da SilvaApolinário, Marisa de Oliveira2022-11-30T19:25:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54420Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:23.030252Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
title |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
spellingShingle |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices Roque, Janaina Cardoso ações educativas metodologias ativas COVID-19 atividades lúdicas |
title_short |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
title_full |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
title_fullStr |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
title_full_unstemmed |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
title_sort |
Formação docente na pandemia COVID-19: dialogando com saberes e práticas educativas: Teacher training in the COVID-19 pandemic: dialogue with educational knowledge and practices |
author |
Roque, Janaina Cardoso |
author_facet |
Roque, Janaina Cardoso Macedo , Rogério Emerson Pereira Santos, Fabiana Flayse da Silva Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva Apolinário, Marisa de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Macedo , Rogério Emerson Pereira Santos, Fabiana Flayse da Silva Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva Apolinário, Marisa de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Janaina Cardoso Macedo , Rogério Emerson Pereira Santos, Fabiana Flayse da Silva Júnior, Edvaldo Fernandes da Silva Apolinário, Marisa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ações educativas metodologias ativas COVID-19 atividades lúdicas |
topic |
ações educativas metodologias ativas COVID-19 atividades lúdicas |
description |
Considerada uma pandemia em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 causou um grande impacto no tocante à saúde pública mundial, devido ao estilo de vida sedentário e aos hábitos alimentares inadequados da população em meio ao isolamento social. A junção desses maus hábitos pode refletir no desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada e interferir na resposta do sistema imune, principalmente no tocante à COVID-19. A alimentação saudável é a base fundamental para manter o sistema imune em bom funcionamento e garantindo uma ótima barreira contra agentes invasores. Portanto, diante desse contexto, o trabalho objetivou a promoção da educação alimentar através de práticas educativas de ensino de forma lúdica. As atividades foram realizadas em uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em Picuí– PB, na modalidade de educação a distância (EAD), abordando a temática sobre educação alimentar como eixo estruturante de ensino-aprendizagem, através de palestras, aulas expositivas dialogadas, produção de webfólios, confecções de materiais didáticos e gincana. Os alunos durante as atividades demonstraram interesse e aprendizado pelo tema abordado no projeto, do qual participaram de maneira ativa dos encontros. Dessa forma, evidenciou-se que trabalhar com práticas educativas que envolva o lúdico apresenta êxito, pois contribuíram para que os alunos tomassem conhecimento diante da importância de uma alimentação saudável, bem como a realização de atividades de ensino utilizando a ludicidade proporcionaram a disseminação a respeito dessa temática para a comunidade acadêmica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420 10.34117/bjdv8n11-212 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54420/40235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73971-73982 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73971-73982 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73971-73982 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645618974818304 |