Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melgueiro, Priscilla Mendonça de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Quaresma, Sil Franciley dos Santos, Oliveira, Kleber Bittencourt, Magalhães, Edílson Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22116
Resumo: Este trabalho visou analisar a eficácia do Processo Comercial para Captação e Retenção de alunos, a partir da aplicação do Ciclo PDCA em uma faculdade particular de Manaus (modalidade presencial), bem como descobrir os principais motivos para o alto índice de evasão entre os anos de 2018 e 2019. A metodologia desta pesquisa foi baseada no desenvolvimento do ciclo PDCA o qual é constituído de quatro fases distintas: Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação, além da ferramenta de qualidade GUT e Ishikawa, e possui caráter qualitativo. Para conhecer a fundo as insatisfações dos alunos, foi aplicado um questionário direcionado a 150 discentes desta unidade, bem como um questionário para a gerente comercial da instituição. As práticas de captação e retenção utilizadas pela instituição foram atualizadas e a partir disso foi lançado uma nova proposta de trabalho para a solução da problemática em questão. Com a presente pesquisa foi possível perceber que, apesar da elevada qualificação dos profissionais, o que de fato levam 42% dos alunos a não renovarem com a faculdade são oriundos de problemas financeiros; 19% alterações nos boletos bancários de um mês para outro; 12% mudanças para outros estados; 18% afirmaram falta de vocação/identificação com o curso, e 9% falta de praticidade e esclarecimento no momento da matricula.
id VERACRUZ-0_805f2c6e17640d2de0aac3bd477a1945
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22116
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of ManausCaptaçãoRenovaçãoGestão da qualidade.Este trabalho visou analisar a eficácia do Processo Comercial para Captação e Retenção de alunos, a partir da aplicação do Ciclo PDCA em uma faculdade particular de Manaus (modalidade presencial), bem como descobrir os principais motivos para o alto índice de evasão entre os anos de 2018 e 2019. A metodologia desta pesquisa foi baseada no desenvolvimento do ciclo PDCA o qual é constituído de quatro fases distintas: Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação, além da ferramenta de qualidade GUT e Ishikawa, e possui caráter qualitativo. Para conhecer a fundo as insatisfações dos alunos, foi aplicado um questionário direcionado a 150 discentes desta unidade, bem como um questionário para a gerente comercial da instituição. As práticas de captação e retenção utilizadas pela instituição foram atualizadas e a partir disso foi lançado uma nova proposta de trabalho para a solução da problemática em questão. Com a presente pesquisa foi possível perceber que, apesar da elevada qualificação dos profissionais, o que de fato levam 42% dos alunos a não renovarem com a faculdade são oriundos de problemas financeiros; 19% alterações nos boletos bancários de um mês para outro; 12% mudanças para outros estados; 18% afirmaram falta de vocação/identificação com o curso, e 9% falta de praticidade e esclarecimento no momento da matricula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2211610.34117/bjdv6n12-610Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 101799-101812Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 101799-101812Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 101799-1018122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22116/17661Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelgueiro, Priscilla Mendonça de LimaQuaresma, Sil Franciley dos SantosOliveira, Kleber BittencourtMagalhães, Edílson Marques2021-06-07T20:46:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:14.959749Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
title Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
spellingShingle Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
Melgueiro, Priscilla Mendonça de Lima
Captação
Renovação
Gestão da qualidade.
title_short Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
title_full Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
title_fullStr Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
title_full_unstemmed Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
title_sort Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/ Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus
author Melgueiro, Priscilla Mendonça de Lima
author_facet Melgueiro, Priscilla Mendonça de Lima
Quaresma, Sil Franciley dos Santos
Oliveira, Kleber Bittencourt
Magalhães, Edílson Marques
author_role author
author2 Quaresma, Sil Franciley dos Santos
Oliveira, Kleber Bittencourt
Magalhães, Edílson Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melgueiro, Priscilla Mendonça de Lima
Quaresma, Sil Franciley dos Santos
Oliveira, Kleber Bittencourt
Magalhães, Edílson Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Captação
Renovação
Gestão da qualidade.
topic Captação
Renovação
Gestão da qualidade.
description Este trabalho visou analisar a eficácia do Processo Comercial para Captação e Retenção de alunos, a partir da aplicação do Ciclo PDCA em uma faculdade particular de Manaus (modalidade presencial), bem como descobrir os principais motivos para o alto índice de evasão entre os anos de 2018 e 2019. A metodologia desta pesquisa foi baseada no desenvolvimento do ciclo PDCA o qual é constituído de quatro fases distintas: Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação, além da ferramenta de qualidade GUT e Ishikawa, e possui caráter qualitativo. Para conhecer a fundo as insatisfações dos alunos, foi aplicado um questionário direcionado a 150 discentes desta unidade, bem como um questionário para a gerente comercial da instituição. As práticas de captação e retenção utilizadas pela instituição foram atualizadas e a partir disso foi lançado uma nova proposta de trabalho para a solução da problemática em questão. Com a presente pesquisa foi possível perceber que, apesar da elevada qualificação dos profissionais, o que de fato levam 42% dos alunos a não renovarem com a faculdade são oriundos de problemas financeiros; 19% alterações nos boletos bancários de um mês para outro; 12% mudanças para outros estados; 18% afirmaram falta de vocação/identificação com o curso, e 9% falta de praticidade e esclarecimento no momento da matricula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22116
10.34117/bjdv6n12-610
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22116
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22116/17661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 101799-101812
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 101799-101812
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 101799-101812
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645500911452160