Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Benedita Lurdes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Gilmar de Carvalho, Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva, Tassa, Khaled Omar Mohamad El, Wszolek, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267
Resumo: O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de professores de Educação Física, vivenciadas no exercício de suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Esta pesquisa qualitativa e descritiva assenta-se em relatos de experiências, através de narrativas de três professores de Educação Física, os quais exerceram suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, em três (3) municípios e escolas distintas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, sendo duas (2) Escolas de Educação Básica na modalidade da Educação Especial e uma (1) Escola Municipal de Educação Básica. Os dados foram registrados através das narrativas de experiências e práticas pedagógicas, advindas de autorreflexão e reflexões coletivas. Os resultados do estudo evidenciam que com essa nova realidade do sistema de ensino brasileiro, muitas configurações foram sendo realizadas diante do processo de ensino, e como consequência, os desafios foram diários para se adaptar as novas alternativas em um reduzido espaço de tempo; foram efetivadas novas formas de repensar e agir dos professores de Educação Física em tempos de pandemia, frente as reinterpretações das políticas educacionais públicas presentes no setor educacional brasileiro e também procuramos transpor exemplos concretos de intervenções pedagógicas dos respectivos professores de Educação Física no Ensino a Distância, a fim de possibilitar parâmetros educacionais para os profissionais da área que também estão convivendo com os desafios e incertezas das aulas remotas.
id VERACRUZ-0_8097e69f853e1c83ddf654e920eb7637
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50267
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemiceducação físicaensino remotoensino e aprendizagemeducação especialeducação inclusiva.O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de professores de Educação Física, vivenciadas no exercício de suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Esta pesquisa qualitativa e descritiva assenta-se em relatos de experiências, através de narrativas de três professores de Educação Física, os quais exerceram suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, em três (3) municípios e escolas distintas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, sendo duas (2) Escolas de Educação Básica na modalidade da Educação Especial e uma (1) Escola Municipal de Educação Básica. Os dados foram registrados através das narrativas de experiências e práticas pedagógicas, advindas de autorreflexão e reflexões coletivas. Os resultados do estudo evidenciam que com essa nova realidade do sistema de ensino brasileiro, muitas configurações foram sendo realizadas diante do processo de ensino, e como consequência, os desafios foram diários para se adaptar as novas alternativas em um reduzido espaço de tempo; foram efetivadas novas formas de repensar e agir dos professores de Educação Física em tempos de pandemia, frente as reinterpretações das políticas educacionais públicas presentes no setor educacional brasileiro e também procuramos transpor exemplos concretos de intervenções pedagógicas dos respectivos professores de Educação Física no Ensino a Distância, a fim de possibilitar parâmetros educacionais para os profissionais da área que também estão convivendo com os desafios e incertezas das aulas remotas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5026710.34117/bjdv8n7-164Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51145-51166Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51145-51166Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51145-511662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Benedita LurdesCruz, Gilmar de CarvalhoFrancos, Ivana Carla Cordeiro da SilvaTassa, Khaled Omar Mohamad ElWszolek, Leandro2022-07-27T18:36:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50267Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:59.147435Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
title Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
spellingShingle Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
da Silva, Benedita Lurdes
educação física
ensino remoto
ensino e aprendizagem
educação especial
educação inclusiva.
title_short Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
title_full Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
title_fullStr Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
title_full_unstemmed Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
title_sort Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
author da Silva, Benedita Lurdes
author_facet da Silva, Benedita Lurdes
Cruz, Gilmar de Carvalho
Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva
Tassa, Khaled Omar Mohamad El
Wszolek, Leandro
author_role author
author2 Cruz, Gilmar de Carvalho
Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva
Tassa, Khaled Omar Mohamad El
Wszolek, Leandro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Benedita Lurdes
Cruz, Gilmar de Carvalho
Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva
Tassa, Khaled Omar Mohamad El
Wszolek, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
ensino remoto
ensino e aprendizagem
educação especial
educação inclusiva.
topic educação física
ensino remoto
ensino e aprendizagem
educação especial
educação inclusiva.
description O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de professores de Educação Física, vivenciadas no exercício de suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Esta pesquisa qualitativa e descritiva assenta-se em relatos de experiências, através de narrativas de três professores de Educação Física, os quais exerceram suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, em três (3) municípios e escolas distintas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, sendo duas (2) Escolas de Educação Básica na modalidade da Educação Especial e uma (1) Escola Municipal de Educação Básica. Os dados foram registrados através das narrativas de experiências e práticas pedagógicas, advindas de autorreflexão e reflexões coletivas. Os resultados do estudo evidenciam que com essa nova realidade do sistema de ensino brasileiro, muitas configurações foram sendo realizadas diante do processo de ensino, e como consequência, os desafios foram diários para se adaptar as novas alternativas em um reduzido espaço de tempo; foram efetivadas novas formas de repensar e agir dos professores de Educação Física em tempos de pandemia, frente as reinterpretações das políticas educacionais públicas presentes no setor educacional brasileiro e também procuramos transpor exemplos concretos de intervenções pedagógicas dos respectivos professores de Educação Física no Ensino a Distância, a fim de possibilitar parâmetros educacionais para os profissionais da área que também estão convivendo com os desafios e incertezas das aulas remotas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267
10.34117/bjdv8n7-164
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51145-51166
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51145-51166
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51145-51166
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645604867276800