Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de professores de Educação Física, vivenciadas no exercício de suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Esta pesquisa qualitativa e descritiva assenta-se em relatos de experiências, através de narrativas de três professores de Educação Física, os quais exerceram suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, em três (3) municípios e escolas distintas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, sendo duas (2) Escolas de Educação Básica na modalidade da Educação Especial e uma (1) Escola Municipal de Educação Básica. Os dados foram registrados através das narrativas de experiências e práticas pedagógicas, advindas de autorreflexão e reflexões coletivas. Os resultados do estudo evidenciam que com essa nova realidade do sistema de ensino brasileiro, muitas configurações foram sendo realizadas diante do processo de ensino, e como consequência, os desafios foram diários para se adaptar as novas alternativas em um reduzido espaço de tempo; foram efetivadas novas formas de repensar e agir dos professores de Educação Física em tempos de pandemia, frente as reinterpretações das políticas educacionais públicas presentes no setor educacional brasileiro e também procuramos transpor exemplos concretos de intervenções pedagógicas dos respectivos professores de Educação Física no Ensino a Distância, a fim de possibilitar parâmetros educacionais para os profissionais da área que também estão convivendo com os desafios e incertezas das aulas remotas. |
id |
VERACRUZ-0_8097e69f853e1c83ddf654e920eb7637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50267 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemiceducação físicaensino remotoensino e aprendizagemeducação especialeducação inclusiva.O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de professores de Educação Física, vivenciadas no exercício de suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Esta pesquisa qualitativa e descritiva assenta-se em relatos de experiências, através de narrativas de três professores de Educação Física, os quais exerceram suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, em três (3) municípios e escolas distintas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, sendo duas (2) Escolas de Educação Básica na modalidade da Educação Especial e uma (1) Escola Municipal de Educação Básica. Os dados foram registrados através das narrativas de experiências e práticas pedagógicas, advindas de autorreflexão e reflexões coletivas. Os resultados do estudo evidenciam que com essa nova realidade do sistema de ensino brasileiro, muitas configurações foram sendo realizadas diante do processo de ensino, e como consequência, os desafios foram diários para se adaptar as novas alternativas em um reduzido espaço de tempo; foram efetivadas novas formas de repensar e agir dos professores de Educação Física em tempos de pandemia, frente as reinterpretações das políticas educacionais públicas presentes no setor educacional brasileiro e também procuramos transpor exemplos concretos de intervenções pedagógicas dos respectivos professores de Educação Física no Ensino a Distância, a fim de possibilitar parâmetros educacionais para os profissionais da área que também estão convivendo com os desafios e incertezas das aulas remotas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5026710.34117/bjdv8n7-164Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51145-51166Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51145-51166Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51145-511662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Benedita LurdesCruz, Gilmar de CarvalhoFrancos, Ivana Carla Cordeiro da SilvaTassa, Khaled Omar Mohamad ElWszolek, Leandro2022-07-27T18:36:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50267Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:59.147435Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
title |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
spellingShingle |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic da Silva, Benedita Lurdes educação física ensino remoto ensino e aprendizagem educação especial educação inclusiva. |
title_short |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
title_full |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
title_fullStr |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
title_sort |
Educação inclusiva: reflexões pertinentes acerca da educação física em tempos de pandemia / Inclusive education: pertinent reflections on physical education in times of pandemic |
author |
da Silva, Benedita Lurdes |
author_facet |
da Silva, Benedita Lurdes Cruz, Gilmar de Carvalho Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva Tassa, Khaled Omar Mohamad El Wszolek, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Gilmar de Carvalho Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva Tassa, Khaled Omar Mohamad El Wszolek, Leandro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Benedita Lurdes Cruz, Gilmar de Carvalho Francos, Ivana Carla Cordeiro da Silva Tassa, Khaled Omar Mohamad El Wszolek, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física ensino remoto ensino e aprendizagem educação especial educação inclusiva. |
topic |
educação física ensino remoto ensino e aprendizagem educação especial educação inclusiva. |
description |
O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de professores de Educação Física, vivenciadas no exercício de suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Esta pesquisa qualitativa e descritiva assenta-se em relatos de experiências, através de narrativas de três professores de Educação Física, os quais exerceram suas funções no contexto escolar em tempos de pandemia, causada pelo COVID-19, em três (3) municípios e escolas distintas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, sendo duas (2) Escolas de Educação Básica na modalidade da Educação Especial e uma (1) Escola Municipal de Educação Básica. Os dados foram registrados através das narrativas de experiências e práticas pedagógicas, advindas de autorreflexão e reflexões coletivas. Os resultados do estudo evidenciam que com essa nova realidade do sistema de ensino brasileiro, muitas configurações foram sendo realizadas diante do processo de ensino, e como consequência, os desafios foram diários para se adaptar as novas alternativas em um reduzido espaço de tempo; foram efetivadas novas formas de repensar e agir dos professores de Educação Física em tempos de pandemia, frente as reinterpretações das políticas educacionais públicas presentes no setor educacional brasileiro e também procuramos transpor exemplos concretos de intervenções pedagógicas dos respectivos professores de Educação Física no Ensino a Distância, a fim de possibilitar parâmetros educacionais para os profissionais da área que também estão convivendo com os desafios e incertezas das aulas remotas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267 10.34117/bjdv8n7-164 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50267/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51145-51166 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51145-51166 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51145-51166 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645604867276800 |