Projeto Alvorada: Inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional / Alvorada Projetc: Productive inclusion of prison system egress
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32686 |
Resumo: | A reincidência de pessoas egressas do sistema prisional é assunto de grande importância e a falta de políticas públicas específicas para os egressos piora ainda mais esse quadro. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência da construção e implementação de um modelo educacional para inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. O projeto articulou instituições nas áreas da educação, trabalho e políticas penais, com a participação da Secretaria de Administração Prisional de São Paulo e o Departamento Penitenciário Nacional. O projeto pedagógico foi construído em duas etapas principais: capacitação e incubação. Na etapa de capacitação foram desenvolvidas aulas presenciais com disciplinas técnicas, empreendedoras e de cunho social. Na etapa de incubação os tutores acompanharam os estudantes em estágios ou autogestão. Foram construídos métodos de seleção dos estudantes e indicadores dos resultados. O projeto foi implantado no Campus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Utilizou-se de três instrumentos para seleção dos estudantes: Teste Palográfico, Escala Fatorial de Socialização e entrevista. Foram selecionados 20 estudantes de 55 participantes do processo. A capacitação técnica teve duração de 5 meses com formação de eletricista instalador predial de baixa tensão com aulas em tempo integral. A incubação teve duração de 7 meses com 42% dos estudantes em estágio, 42% em autogestão e 10,5% sem atividade. Houve dificuldades na obtenção de estágios para os estudantes e até junho de 2021 nenhum participante reincidiu no sistema prisional. |
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