Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460 |
Resumo: | O presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particular-singular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas na ideia de Programa Educacional Individualizado e de Desenho Universal para a Aprendizagem é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um Ambiente Particular de Aprendizagens que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular, que nos compõem como seres sociais. |
id |
VERACRUZ-0_844a33de8edd9435aee31ec7a07079e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40460 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical educationEscola InclusivaEducação FísicaEscola EspecialAmbiente Particular de AprendizagensO presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particular-singular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas na ideia de Programa Educacional Individualizado e de Desenho Universal para a Aprendizagem é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um Ambiente Particular de Aprendizagens que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular, que nos compõem como seres sociais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4046010.34117/bjdv7n12-017Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 110292-110305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 110292-110305Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 110292-1103052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Paulino HykaveiFontana, Evelline CristhineEl Tassa, Khaled Omar MohamadCruz, Gilmar de Carvalho2022-04-12T00:05:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40460Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:03.816847Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
title |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
spellingShingle |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education Junior, Paulino Hykavei Escola Inclusiva Educação Física Escola Especial Ambiente Particular de Aprendizagens |
title_short |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
title_full |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
title_fullStr |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
title_full_unstemmed |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
title_sort |
Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education |
author |
Junior, Paulino Hykavei |
author_facet |
Junior, Paulino Hykavei Fontana, Evelline Cristhine El Tassa, Khaled Omar Mohamad Cruz, Gilmar de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Fontana, Evelline Cristhine El Tassa, Khaled Omar Mohamad Cruz, Gilmar de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Paulino Hykavei Fontana, Evelline Cristhine El Tassa, Khaled Omar Mohamad Cruz, Gilmar de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Inclusiva Educação Física Escola Especial Ambiente Particular de Aprendizagens |
topic |
Escola Inclusiva Educação Física Escola Especial Ambiente Particular de Aprendizagens |
description |
O presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particular-singular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas na ideia de Programa Educacional Individualizado e de Desenho Universal para a Aprendizagem é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um Ambiente Particular de Aprendizagens que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular, que nos compõem como seres sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460 10.34117/bjdv7n12-017 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 110292-110305 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 110292-110305 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 110292-110305 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645569216741376 |