Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Paulino Hykavei
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fontana, Evelline Cristhine, El Tassa, Khaled Omar Mohamad, Cruz, Gilmar de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460
Resumo: O presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particular-singular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas na ideia de Programa Educacional Individualizado e de Desenho Universal para a Aprendizagem é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um Ambiente Particular de Aprendizagens que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular, que nos compõem como seres sociais. 
id VERACRUZ-0_844a33de8edd9435aee31ec7a07079e7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40460
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical educationEscola InclusivaEducação FísicaEscola EspecialAmbiente Particular de AprendizagensO presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particular-singular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas na ideia de Programa Educacional Individualizado e de Desenho Universal para a Aprendizagem é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um Ambiente Particular de Aprendizagens que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular, que nos compõem como seres sociais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4046010.34117/bjdv7n12-017Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 110292-110305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 110292-110305Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 110292-1103052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Paulino HykaveiFontana, Evelline CristhineEl Tassa, Khaled Omar MohamadCruz, Gilmar de Carvalho2022-04-12T00:05:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40460Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:03.816847Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
title Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
spellingShingle Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
Junior, Paulino Hykavei
Escola Inclusiva
Educação Física
Escola Especial
Ambiente Particular de Aprendizagens
title_short Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
title_full Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
title_fullStr Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
title_full_unstemmed Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
title_sort Entre a escola especial e a escola inclusiva: Produção de ambiente particular de aprendizagens na educação física / Between special school and inclusive school: Production of particular learning environment in physical education
author Junior, Paulino Hykavei
author_facet Junior, Paulino Hykavei
Fontana, Evelline Cristhine
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Cruz, Gilmar de Carvalho
author_role author
author2 Fontana, Evelline Cristhine
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Cruz, Gilmar de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Paulino Hykavei
Fontana, Evelline Cristhine
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Cruz, Gilmar de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Inclusiva
Educação Física
Escola Especial
Ambiente Particular de Aprendizagens
topic Escola Inclusiva
Educação Física
Escola Especial
Ambiente Particular de Aprendizagens
description O presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particular-singular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas na ideia de Programa Educacional Individualizado e de Desenho Universal para a Aprendizagem é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um Ambiente Particular de Aprendizagens que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular, que nos compõem como seres sociais. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460
10.34117/bjdv7n12-017
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40460/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 110292-110305
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 110292-110305
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 110292-110305
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645569216741376