A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22442 |
Resumo: | Não é novidade o uso de metáforas, analogias ou comparações com termos de outros campos do conhecimento com a finalidade de esclarecer conceitos complexos. O que este texto apresenta de novidade, entretanto, é a comparação ampla entre o sistema ecológico e o universo de sentido das marcas. A partir desse paralelismo, quer-se entender melhor como convivem as marcas hoje em dia e, mais especificamente, analisar criticamente as situações de relacionamento entre elas. A ecologia comparece, portanto, com seus conceitos de relações interespecíficas, ajudando a classificar as situações análogas no mundo das marcas. Trata-se de uma proposta ousada em certo aspecto, mas inegavelmente necessária, para se pensar as situações no mínimo inusitadas que acontecem atualmente no âmbito das marcas, engendrando relações inesperadas, mas que podem ser carregadas de sentidos positivos e ativadores de vínculos. |
id |
VERACRUZ-0_87a280b30b1beda4b1c15fe5cda95664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22442 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersignEcologia Das MarcasMarcaBrandingCo-BrandingMetáfora.Não é novidade o uso de metáforas, analogias ou comparações com termos de outros campos do conhecimento com a finalidade de esclarecer conceitos complexos. O que este texto apresenta de novidade, entretanto, é a comparação ampla entre o sistema ecológico e o universo de sentido das marcas. A partir desse paralelismo, quer-se entender melhor como convivem as marcas hoje em dia e, mais especificamente, analisar criticamente as situações de relacionamento entre elas. A ecologia comparece, portanto, com seus conceitos de relações interespecíficas, ajudando a classificar as situações análogas no mundo das marcas. Trata-se de uma proposta ousada em certo aspecto, mas inegavelmente necessária, para se pensar as situações no mínimo inusitadas que acontecem atualmente no âmbito das marcas, engendrando relações inesperadas, mas que podem ser carregadas de sentidos positivos e ativadores de vínculos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2244210.34117/bjdv6n12-772Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103968-103982Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103968-103982Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103968-1039822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22442/17959Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, BrunoPerez, ClotildeSato, Silvio Koiti2021-06-07T20:46:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22442Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:25.385703Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
title |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
spellingShingle |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign Pompeu, Bruno Ecologia Das Marcas Marca Branding Co-Branding Metáfora. |
title_short |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
title_full |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
title_fullStr |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
title_full_unstemmed |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
title_sort |
A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign |
author |
Pompeu, Bruno |
author_facet |
Pompeu, Bruno Perez, Clotilde Sato, Silvio Koiti |
author_role |
author |
author2 |
Perez, Clotilde Sato, Silvio Koiti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompeu, Bruno Perez, Clotilde Sato, Silvio Koiti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia Das Marcas Marca Branding Co-Branding Metáfora. |
topic |
Ecologia Das Marcas Marca Branding Co-Branding Metáfora. |
description |
Não é novidade o uso de metáforas, analogias ou comparações com termos de outros campos do conhecimento com a finalidade de esclarecer conceitos complexos. O que este texto apresenta de novidade, entretanto, é a comparação ampla entre o sistema ecológico e o universo de sentido das marcas. A partir desse paralelismo, quer-se entender melhor como convivem as marcas hoje em dia e, mais especificamente, analisar criticamente as situações de relacionamento entre elas. A ecologia comparece, portanto, com seus conceitos de relações interespecíficas, ajudando a classificar as situações análogas no mundo das marcas. Trata-se de uma proposta ousada em certo aspecto, mas inegavelmente necessária, para se pensar as situações no mínimo inusitadas que acontecem atualmente no âmbito das marcas, engendrando relações inesperadas, mas que podem ser carregadas de sentidos positivos e ativadores de vínculos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22442 10.34117/bjdv6n12-772 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22442 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22442/17959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103968-103982 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103968-103982 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103968-103982 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645502433984512 |