A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno / The ecology of brands: organic metaphors of the hypersign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Bruno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Perez, Clotilde, Sato, Silvio Koiti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22442
Resumo: Não é novidade o uso de metáforas, analogias ou comparações com termos de outros campos do conhecimento com a finalidade de esclarecer conceitos complexos. O que este texto apresenta de novidade, entretanto, é a comparação ampla entre o sistema ecológico e o universo de sentido das marcas. A partir desse paralelismo, quer-se entender melhor como convivem as marcas hoje em dia e, mais especificamente, analisar criticamente as situações de relacionamento entre elas. A ecologia comparece, portanto, com seus conceitos de relações interespecíficas, ajudando a classificar as situações análogas no mundo das marcas. Trata-se de uma proposta ousada em certo aspecto, mas inegavelmente necessária, para se pensar as situações no mínimo inusitadas que acontecem atualmente no âmbito das marcas, engendrando relações inesperadas, mas que podem ser carregadas de sentidos positivos e ativadores de vínculos.
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