Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Valéria Campos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira, da Silva, Manoel Santos, Gomes, Claudia Campos Cavalcante, Lima, Cléia da Silva, Santos, Anderson Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34763
Resumo: Este texto é o recorte de uma pesquisa interventiva desenvolvida em uma escola pública, situada no município de Penedo/Alagoas. Trazemos desdobramentos de momentos de escrita de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Como objetivo buscou-se analisar o processo de autorrepresentação de estudantes, através dos desenhos e seus desdobramentos, nos diálogos implementados em sala de aula. Esta investigação foi construída através de uma pesquisa interventiva colaborativa, nos anos de 2018 e 2019. Sendo assim, a pesquisa aqui apresentada nos possibilitou criar condições objetivas para (re)configurar o currículo da escola, numa perspectiva antirracista. 
id VERACRUZ-0_8908cde5658f330c6b1abbac446f6c41
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34763
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan schoolAutorrepresentaçãoEducação AntirracistaEscola Pública.Este texto é o recorte de uma pesquisa interventiva desenvolvida em uma escola pública, situada no município de Penedo/Alagoas. Trazemos desdobramentos de momentos de escrita de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Como objetivo buscou-se analisar o processo de autorrepresentação de estudantes, através dos desenhos e seus desdobramentos, nos diálogos implementados em sala de aula. Esta investigação foi construída através de uma pesquisa interventiva colaborativa, nos anos de 2018 e 2019. Sendo assim, a pesquisa aqui apresentada nos possibilitou criar condições objetivas para (re)configurar o currículo da escola, numa perspectiva antirracista. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3476310.34117/bjdv7n8-477Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82877-82893Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82877-82893Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82877-828932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34763/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Valéria CamposSobral, Marcos Paulo de Oliveirada Silva, Manoel SantosGomes, Claudia Campos CavalcanteLima, Cléia da SilvaSantos, Anderson Silva2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34763Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:12.370498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
title Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
spellingShingle Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
Cavalcante, Valéria Campos
Autorrepresentação
Educação Antirracista
Escola Pública.
title_short Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
title_full Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
title_fullStr Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
title_full_unstemmed Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
title_sort Educação antirracista: autorrepresentação de estudantes negros em uma escola alagoana / Anti-racist education: self-representation of black students in a alagoan school
author Cavalcante, Valéria Campos
author_facet Cavalcante, Valéria Campos
Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
da Silva, Manoel Santos
Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Lima, Cléia da Silva
Santos, Anderson Silva
author_role author
author2 Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
da Silva, Manoel Santos
Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Lima, Cléia da Silva
Santos, Anderson Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Valéria Campos
Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
da Silva, Manoel Santos
Gomes, Claudia Campos Cavalcante
Lima, Cléia da Silva
Santos, Anderson Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autorrepresentação
Educação Antirracista
Escola Pública.
topic Autorrepresentação
Educação Antirracista
Escola Pública.
description Este texto é o recorte de uma pesquisa interventiva desenvolvida em uma escola pública, situada no município de Penedo/Alagoas. Trazemos desdobramentos de momentos de escrita de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Como objetivo buscou-se analisar o processo de autorrepresentação de estudantes, através dos desenhos e seus desdobramentos, nos diálogos implementados em sala de aula. Esta investigação foi construída através de uma pesquisa interventiva colaborativa, nos anos de 2018 e 2019. Sendo assim, a pesquisa aqui apresentada nos possibilitou criar condições objetivas para (re)configurar o currículo da escola, numa perspectiva antirracista. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34763
10.34117/bjdv7n8-477
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34763
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34763/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82877-82893
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82877-82893
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82877-82893
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645553269997568