A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Alessandra Fonseca de, Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha, Silva, Elaine Kendall Santana e, Ferreira, Geralda Pinto, Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID, Capes 01/2011) tem se mostrado como uma das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial do licenciando, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. Com intuito de refletir e avaliar sobre esta experiência de inserção dos bolsistas no espaço escolar e a repercussão dessa prática, este trabalho buscou discutir e analisar os impactos desse programa para a formação profissional docente dos alunos-bolsistas deste programa. Como metodologia foi construído um questionário e disponibilizado aos alunos através do Google-drive. Para sustentar teórica e metodologicamente a presente pesquisa, tomou-se como aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (Martin & White, 2005). Os resultados apontaram que os alunos consideram o programa essencial para a formação docente e acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que esta política nacional de formação tem contribuído para a qualificação dos discentes-bolsistas, tornando-os mais críticos a atuantes.
id VERACRUZ-0_8bcab76cdd6450ec654a94f2ff28a8ba
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3793
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMGFormação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID, Capes 01/2011) tem se mostrado como uma das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial do licenciando, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. Com intuito de refletir e avaliar sobre esta experiência de inserção dos bolsistas no espaço escolar e a repercussão dessa prática, este trabalho buscou discutir e analisar os impactos desse programa para a formação profissional docente dos alunos-bolsistas deste programa. Como metodologia foi construído um questionário e disponibilizado aos alunos através do Google-drive. Para sustentar teórica e metodologicamente a presente pesquisa, tomou-se como aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (Martin & White, 2005). Os resultados apontaram que os alunos consideram o programa essencial para a formação docente e acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que esta política nacional de formação tem contribuído para a qualificação dos discentes-bolsistas, tornando-os mais críticos a atuantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/379310.34117/bjdv5n10-161Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19348-19360Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19348-19360Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19348-193602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793/3585Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Ana Paula MartinsMorais, Alessandra Fonseca deFernandes, Ana Cristina Franco RochaSilva, Elaine Kendall Santana eFerreira, Geralda PintoAmaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3793Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:29.659306Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
title A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
spellingShingle A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
Fonseca, Ana Paula Martins
Formação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade.
title_short A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
title_full A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
title_fullStr A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
title_full_unstemmed A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
title_sort A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
author Fonseca, Ana Paula Martins
author_facet Fonseca, Ana Paula Martins
Morais, Alessandra Fonseca de
Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha
Silva, Elaine Kendall Santana e
Ferreira, Geralda Pinto
Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha
author_role author
author2 Morais, Alessandra Fonseca de
Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha
Silva, Elaine Kendall Santana e
Ferreira, Geralda Pinto
Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Paula Martins
Morais, Alessandra Fonseca de
Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha
Silva, Elaine Kendall Santana e
Ferreira, Geralda Pinto
Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade.
topic Formação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade.
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID, Capes 01/2011) tem se mostrado como uma das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial do licenciando, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. Com intuito de refletir e avaliar sobre esta experiência de inserção dos bolsistas no espaço escolar e a repercussão dessa prática, este trabalho buscou discutir e analisar os impactos desse programa para a formação profissional docente dos alunos-bolsistas deste programa. Como metodologia foi construído um questionário e disponibilizado aos alunos através do Google-drive. Para sustentar teórica e metodologicamente a presente pesquisa, tomou-se como aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (Martin & White, 2005). Os resultados apontaram que os alunos consideram o programa essencial para a formação docente e acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que esta política nacional de formação tem contribuído para a qualificação dos discentes-bolsistas, tornando-os mais críticos a atuantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793
10.34117/bjdv5n10-161
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793/3585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19348-19360
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19348-19360
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19348-19360
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645426264375296