A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID, Capes 01/2011) tem se mostrado como uma das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial do licenciando, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. Com intuito de refletir e avaliar sobre esta experiência de inserção dos bolsistas no espaço escolar e a repercussão dessa prática, este trabalho buscou discutir e analisar os impactos desse programa para a formação profissional docente dos alunos-bolsistas deste programa. Como metodologia foi construído um questionário e disponibilizado aos alunos através do Google-drive. Para sustentar teórica e metodologicamente a presente pesquisa, tomou-se como aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (Martin & White, 2005). Os resultados apontaram que os alunos consideram o programa essencial para a formação docente e acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que esta política nacional de formação tem contribuído para a qualificação dos discentes-bolsistas, tornando-os mais críticos a atuantes. |
id |
VERACRUZ-0_8bcab76cdd6450ec654a94f2ff28a8ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3793 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMGFormação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID, Capes 01/2011) tem se mostrado como uma das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial do licenciando, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. Com intuito de refletir e avaliar sobre esta experiência de inserção dos bolsistas no espaço escolar e a repercussão dessa prática, este trabalho buscou discutir e analisar os impactos desse programa para a formação profissional docente dos alunos-bolsistas deste programa. Como metodologia foi construído um questionário e disponibilizado aos alunos através do Google-drive. Para sustentar teórica e metodologicamente a presente pesquisa, tomou-se como aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (Martin & White, 2005). Os resultados apontaram que os alunos consideram o programa essencial para a formação docente e acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que esta política nacional de formação tem contribuído para a qualificação dos discentes-bolsistas, tornando-os mais críticos a atuantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/379310.34117/bjdv5n10-161Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19348-19360Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19348-19360Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19348-193602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793/3585Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Ana Paula MartinsMorais, Alessandra Fonseca deFernandes, Ana Cristina Franco RochaSilva, Elaine Kendall Santana eFerreira, Geralda PintoAmaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3793Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:29.659306Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
title |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
spellingShingle |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG Fonseca, Ana Paula Martins Formação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade. |
title_short |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
title_full |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
title_fullStr |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
title_full_unstemmed |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
title_sort |
A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/The teacher education in question: analysis of the contribution of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) to the professional training of graduates of the State University of Minas Gerais – UEMG |
author |
Fonseca, Ana Paula Martins |
author_facet |
Fonseca, Ana Paula Martins Morais, Alessandra Fonseca de Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha Silva, Elaine Kendall Santana e Ferreira, Geralda Pinto Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Alessandra Fonseca de Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha Silva, Elaine Kendall Santana e Ferreira, Geralda Pinto Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Paula Martins Morais, Alessandra Fonseca de Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha Silva, Elaine Kendall Santana e Ferreira, Geralda Pinto Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade. |
topic |
Formação de licenciandos. PIBID. Sistema de Avaliatividade. |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID, Capes 01/2011) tem se mostrado como uma das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial do licenciando, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. Com intuito de refletir e avaliar sobre esta experiência de inserção dos bolsistas no espaço escolar e a repercussão dessa prática, este trabalho buscou discutir e analisar os impactos desse programa para a formação profissional docente dos alunos-bolsistas deste programa. Como metodologia foi construído um questionário e disponibilizado aos alunos através do Google-drive. Para sustentar teórica e metodologicamente a presente pesquisa, tomou-se como aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (Martin & White, 2005). Os resultados apontaram que os alunos consideram o programa essencial para a formação docente e acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que esta política nacional de formação tem contribuído para a qualificação dos discentes-bolsistas, tornando-os mais críticos a atuantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793 10.34117/bjdv5n10-161 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3793/3585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19348-19360 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19348-19360 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19348-19360 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645426264375296 |