Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, José Henrique Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002
Resumo: Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão.
id VERACRUZ-0_8ec89156259cad726b0b1601c72b044a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32002
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'SHistórias em Quadrinhosletramentoaprendizagemalunos surdos.Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3200210.34117/bjdv7n6-653Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63745-63759Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63745-63759Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63745-637592525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Carmen Lúcia Freitas deMachado, José Henrique Rodrigues2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32002Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:56.235053Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
title Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
spellingShingle Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
Histórias em Quadrinhos
letramento
aprendizagem
alunos surdos.
title_short Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
title_full Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
title_fullStr Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
title_full_unstemmed Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
title_sort Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
author Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
author_facet Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
Machado, José Henrique Rodrigues
author_role author
author2 Machado, José Henrique Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
Machado, José Henrique Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos
letramento
aprendizagem
alunos surdos.
topic Histórias em Quadrinhos
letramento
aprendizagem
alunos surdos.
description Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002
10.34117/bjdv7n6-653
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63745-63759
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63745-63759
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63745-63759
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645542211715072