Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002 |
Resumo: | Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão. |
id |
VERACRUZ-0_8ec89156259cad726b0b1601c72b044a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32002 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'SHistórias em Quadrinhosletramentoaprendizagemalunos surdos.Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3200210.34117/bjdv7n6-653Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63745-63759Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63745-63759Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63745-637592525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Carmen Lúcia Freitas deMachado, José Henrique Rodrigues2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32002Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:56.235053Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
title |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
spellingShingle |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de Histórias em Quadrinhos letramento aprendizagem alunos surdos. |
title_short |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
title_full |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
title_fullStr |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
title_full_unstemmed |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
title_sort |
Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S |
author |
Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de |
author_facet |
Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de Machado, José Henrique Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Machado, José Henrique Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de Machado, José Henrique Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em Quadrinhos letramento aprendizagem alunos surdos. |
topic |
Histórias em Quadrinhos letramento aprendizagem alunos surdos. |
description |
Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002 10.34117/bjdv7n6-653 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32002/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63745-63759 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63745-63759 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63745-63759 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645542211715072 |