A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WhattsApp pode ser utilizada como dispositivo pedagógico para o letramento, em Língua Portuguesa, de alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando sua produção textual. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de textos, áudios e vídeos. O recurso oferece potencialidade de uso, funcionando como dispositivo pedagógico (LEMOS&MATOS, 2016), inclusive no letramento do surdo, que, no Brasil, está baseado na Lei 10.436/02, que estabelece a LIBRAS como L1 no currículo do surdo e a Língua Portuguesa, como L2, na modalidade escrita. A prática segue a concepção sociocultural do desenvolvimento humano e admite a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e a fundamentação teórica segue postulados de Quadros e Schimiedt (2006), Lacerda (1998), que norteiam seus trabalhos acerca do letramento do surdo, além de estudiosos como Coscarelli (2010), que utilizam estratégias para integrar tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A partir de sequência didática, aplicamos oficina que utilizou da ferramenta WhatsApp com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o recurso visual em questão favorece o processo de letramento do sujeito surdo e os textos multimodais oferecem grandes contribuições, promovendo novos caminhos para a construção de conhecimentos, estabelecendo a construção de práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa para os mesmos. Um dos resultados mais relevantes repousa no fato de que o educador é beneficiado em sua prática pedagógica, que se apresenta com maior eficácia e de maneira lúdica. Em relação aos alunos surdos, a metodologia favorece a interação com a atividade e com os demais alunos. |
id |
UERJ-7_4a91c94e094a4ccce1263709624d2915 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42302 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOSLetramentoAluno SurdoWhatsApp.O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WhattsApp pode ser utilizada como dispositivo pedagógico para o letramento, em Língua Portuguesa, de alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando sua produção textual. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de textos, áudios e vídeos. O recurso oferece potencialidade de uso, funcionando como dispositivo pedagógico (LEMOS&MATOS, 2016), inclusive no letramento do surdo, que, no Brasil, está baseado na Lei 10.436/02, que estabelece a LIBRAS como L1 no currículo do surdo e a Língua Portuguesa, como L2, na modalidade escrita. A prática segue a concepção sociocultural do desenvolvimento humano e admite a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e a fundamentação teórica segue postulados de Quadros e Schimiedt (2006), Lacerda (1998), que norteiam seus trabalhos acerca do letramento do surdo, além de estudiosos como Coscarelli (2010), que utilizam estratégias para integrar tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A partir de sequência didática, aplicamos oficina que utilizou da ferramenta WhatsApp com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o recurso visual em questão favorece o processo de letramento do sujeito surdo e os textos multimodais oferecem grandes contribuições, promovendo novos caminhos para a construção de conhecimentos, estabelecendo a construção de práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa para os mesmos. Um dos resultados mais relevantes repousa no fato de que o educador é beneficiado em sua prática pedagógica, que se apresenta com maior eficácia e de maneira lúdica. Em relação aos alunos surdos, a metodologia favorece a interação com a atividade e com os demais alunos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4230210.12957/cadsem.2019.42302Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302/31019Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSena, Fábia SousaMatos, Denilson PereiraCavalcante, Marianne Carvalho Bezerra2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42302Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
title |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS Sena, Fábia Sousa Letramento Aluno Surdo WhatsApp. |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS |
author |
Sena, Fábia Sousa |
author_facet |
Sena, Fábia Sousa Matos, Denilson Pereira Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Denilson Pereira Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Fábia Sousa Matos, Denilson Pereira Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Aluno Surdo WhatsApp. |
topic |
Letramento Aluno Surdo WhatsApp. |
description |
O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WhattsApp pode ser utilizada como dispositivo pedagógico para o letramento, em Língua Portuguesa, de alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando sua produção textual. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de textos, áudios e vídeos. O recurso oferece potencialidade de uso, funcionando como dispositivo pedagógico (LEMOS&MATOS, 2016), inclusive no letramento do surdo, que, no Brasil, está baseado na Lei 10.436/02, que estabelece a LIBRAS como L1 no currículo do surdo e a Língua Portuguesa, como L2, na modalidade escrita. A prática segue a concepção sociocultural do desenvolvimento humano e admite a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e a fundamentação teórica segue postulados de Quadros e Schimiedt (2006), Lacerda (1998), que norteiam seus trabalhos acerca do letramento do surdo, além de estudiosos como Coscarelli (2010), que utilizam estratégias para integrar tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A partir de sequência didática, aplicamos oficina que utilizou da ferramenta WhatsApp com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o recurso visual em questão favorece o processo de letramento do sujeito surdo e os textos multimodais oferecem grandes contribuições, promovendo novos caminhos para a construção de conhecimentos, estabelecendo a construção de práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa para os mesmos. Um dos resultados mais relevantes repousa no fato de que o educador é beneficiado em sua prática pedagógica, que se apresenta com maior eficácia e de maneira lúdica. Em relação aos alunos surdos, a metodologia favorece a interação com a atividade e com os demais alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302 10.12957/cadsem.2019.42302 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2019.42302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302/31019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409054257152 |