Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Joesmar Campelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ericeira, Thiago Brandão, Silva, Maria Cristina Pereira, Santos, Aline Vieira dos, Porto, Edu Celso Pereira, Reis, Glenda Moreira dos, Silva, Mirian Zima Oliveira, Soares, Maurício Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874
Resumo: O presente artigo apresenta uma fonte de energia renovável, a energia eólica, considerada um tipo de energia alternativa que atende as demandas da sociedade, garantindo uma produção de qualidade, assim como, uma redução aos impactos socioambientais decorrentes da geração e o consumo de eletricidade. A energia eólica aborda conceitos físicos relacionados à aplicação de energia cinética dos ventos no aproveitamento para geração de energia elétrica. As energias renováveis, em geral, vêm cada vez mais sendo utilizada pela sociedade em todo o mundo, deste modo, esta fonte de energia alternativa cresce constantemente devido a sua importância na contribuição de geração de energia limpa inesgotável. Assim, com o intuito de contribuir com o debate sobre esta temática, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de apresentar o uso da energia eólica e seu potencial energético, explicando todo processo de distribuição e geração de eletricidade através de uma maquete que foi dimensionada, construída e apresentada pelos alunos de uma disciplina eletiva em Centro Educa Mais, escola de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, acerca do projeto desenvolvido em uma disciplina eletiva, realizada com os alunos do ensino médio, mais precisamente com as 1ª e 2ª séries, trabalhando a abordagem e o universo de significados que busca explicar a dinâmica das relações sociais e as percepções dos sujeitos e da situação investigada. Considerando o maior número de informações, tornando explícito o assunto investigado, foi aplicado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Metodologia Ativa, com o aluno sendo o centro do objeto do processo de ensino-aprendizagem, aprendendo a fazer fazendo, protagonistas e autônomos com a consolidação do processo de conscientização de uma sociedade sustentável.
id VERACRUZ-0_8fa48243b9c3205ff821c33296c4b1c5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51874
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subjectfonte de energia renováveldisciplina eletivaaprendizagem significativaO presente artigo apresenta uma fonte de energia renovável, a energia eólica, considerada um tipo de energia alternativa que atende as demandas da sociedade, garantindo uma produção de qualidade, assim como, uma redução aos impactos socioambientais decorrentes da geração e o consumo de eletricidade. A energia eólica aborda conceitos físicos relacionados à aplicação de energia cinética dos ventos no aproveitamento para geração de energia elétrica. As energias renováveis, em geral, vêm cada vez mais sendo utilizada pela sociedade em todo o mundo, deste modo, esta fonte de energia alternativa cresce constantemente devido a sua importância na contribuição de geração de energia limpa inesgotável. Assim, com o intuito de contribuir com o debate sobre esta temática, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de apresentar o uso da energia eólica e seu potencial energético, explicando todo processo de distribuição e geração de eletricidade através de uma maquete que foi dimensionada, construída e apresentada pelos alunos de uma disciplina eletiva em Centro Educa Mais, escola de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, acerca do projeto desenvolvido em uma disciplina eletiva, realizada com os alunos do ensino médio, mais precisamente com as 1ª e 2ª séries, trabalhando a abordagem e o universo de significados que busca explicar a dinâmica das relações sociais e as percepções dos sujeitos e da situação investigada. Considerando o maior número de informações, tornando explícito o assunto investigado, foi aplicado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Metodologia Ativa, com o aluno sendo o centro do objeto do processo de ensino-aprendizagem, aprendendo a fazer fazendo, protagonistas e autônomos com a consolidação do processo de conscientização de uma sociedade sustentável.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5187410.34117/bjdv8n9-073Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61510-61525Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61510-61525Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61510-615252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874/38857Copyright (c) 2022 Joesmar Campelo Cruz, Thiago Brandão Ericeira, Maria Cristina Pereira Silva, Aline Vieira dos Santos, Edu Celso Pereira Porto, Glenda Moreira dos Reis, Mirian Zima Oliveira Silva, Maurício Souza Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Joesmar CampeloEriceira, Thiago BrandãoSilva, Maria Cristina PereiraSantos, Aline Vieira dosPorto, Edu Celso PereiraReis, Glenda Moreira dosSilva, Mirian Zima OliveiraSoares, Maurício Souza2022-09-08T16:58:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51874Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:37.387013Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
title Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
spellingShingle Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
Cruz, Joesmar Campelo
fonte de energia renovável
disciplina eletiva
aprendizagem significativa
title_short Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
title_full Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
title_fullStr Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
title_full_unstemmed Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
title_sort Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
author Cruz, Joesmar Campelo
author_facet Cruz, Joesmar Campelo
Ericeira, Thiago Brandão
Silva, Maria Cristina Pereira
Santos, Aline Vieira dos
Porto, Edu Celso Pereira
Reis, Glenda Moreira dos
Silva, Mirian Zima Oliveira
Soares, Maurício Souza
author_role author
author2 Ericeira, Thiago Brandão
Silva, Maria Cristina Pereira
Santos, Aline Vieira dos
Porto, Edu Celso Pereira
Reis, Glenda Moreira dos
Silva, Mirian Zima Oliveira
Soares, Maurício Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Joesmar Campelo
Ericeira, Thiago Brandão
Silva, Maria Cristina Pereira
Santos, Aline Vieira dos
Porto, Edu Celso Pereira
Reis, Glenda Moreira dos
Silva, Mirian Zima Oliveira
Soares, Maurício Souza
dc.subject.por.fl_str_mv fonte de energia renovável
disciplina eletiva
aprendizagem significativa
topic fonte de energia renovável
disciplina eletiva
aprendizagem significativa
description O presente artigo apresenta uma fonte de energia renovável, a energia eólica, considerada um tipo de energia alternativa que atende as demandas da sociedade, garantindo uma produção de qualidade, assim como, uma redução aos impactos socioambientais decorrentes da geração e o consumo de eletricidade. A energia eólica aborda conceitos físicos relacionados à aplicação de energia cinética dos ventos no aproveitamento para geração de energia elétrica. As energias renováveis, em geral, vêm cada vez mais sendo utilizada pela sociedade em todo o mundo, deste modo, esta fonte de energia alternativa cresce constantemente devido a sua importância na contribuição de geração de energia limpa inesgotável. Assim, com o intuito de contribuir com o debate sobre esta temática, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de apresentar o uso da energia eólica e seu potencial energético, explicando todo processo de distribuição e geração de eletricidade através de uma maquete que foi dimensionada, construída e apresentada pelos alunos de uma disciplina eletiva em Centro Educa Mais, escola de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, acerca do projeto desenvolvido em uma disciplina eletiva, realizada com os alunos do ensino médio, mais precisamente com as 1ª e 2ª séries, trabalhando a abordagem e o universo de significados que busca explicar a dinâmica das relações sociais e as percepções dos sujeitos e da situação investigada. Considerando o maior número de informações, tornando explícito o assunto investigado, foi aplicado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Metodologia Ativa, com o aluno sendo o centro do objeto do processo de ensino-aprendizagem, aprendendo a fazer fazendo, protagonistas e autônomos com a consolidação do processo de conscientização de uma sociedade sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874
10.34117/bjdv8n9-073
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874/38857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61510-61525
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61510-61525
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61510-61525
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645610448846848