Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma fonte de energia renovável, a energia eólica, considerada um tipo de energia alternativa que atende as demandas da sociedade, garantindo uma produção de qualidade, assim como, uma redução aos impactos socioambientais decorrentes da geração e o consumo de eletricidade. A energia eólica aborda conceitos físicos relacionados à aplicação de energia cinética dos ventos no aproveitamento para geração de energia elétrica. As energias renováveis, em geral, vêm cada vez mais sendo utilizada pela sociedade em todo o mundo, deste modo, esta fonte de energia alternativa cresce constantemente devido a sua importância na contribuição de geração de energia limpa inesgotável. Assim, com o intuito de contribuir com o debate sobre esta temática, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de apresentar o uso da energia eólica e seu potencial energético, explicando todo processo de distribuição e geração de eletricidade através de uma maquete que foi dimensionada, construída e apresentada pelos alunos de uma disciplina eletiva em Centro Educa Mais, escola de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, acerca do projeto desenvolvido em uma disciplina eletiva, realizada com os alunos do ensino médio, mais precisamente com as 1ª e 2ª séries, trabalhando a abordagem e o universo de significados que busca explicar a dinâmica das relações sociais e as percepções dos sujeitos e da situação investigada. Considerando o maior número de informações, tornando explícito o assunto investigado, foi aplicado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Metodologia Ativa, com o aluno sendo o centro do objeto do processo de ensino-aprendizagem, aprendendo a fazer fazendo, protagonistas e autônomos com a consolidação do processo de conscientização de uma sociedade sustentável. |
id |
VERACRUZ-0_8fa48243b9c3205ff821c33296c4b1c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51874 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subjectfonte de energia renováveldisciplina eletivaaprendizagem significativaO presente artigo apresenta uma fonte de energia renovável, a energia eólica, considerada um tipo de energia alternativa que atende as demandas da sociedade, garantindo uma produção de qualidade, assim como, uma redução aos impactos socioambientais decorrentes da geração e o consumo de eletricidade. A energia eólica aborda conceitos físicos relacionados à aplicação de energia cinética dos ventos no aproveitamento para geração de energia elétrica. As energias renováveis, em geral, vêm cada vez mais sendo utilizada pela sociedade em todo o mundo, deste modo, esta fonte de energia alternativa cresce constantemente devido a sua importância na contribuição de geração de energia limpa inesgotável. Assim, com o intuito de contribuir com o debate sobre esta temática, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de apresentar o uso da energia eólica e seu potencial energético, explicando todo processo de distribuição e geração de eletricidade através de uma maquete que foi dimensionada, construída e apresentada pelos alunos de uma disciplina eletiva em Centro Educa Mais, escola de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, acerca do projeto desenvolvido em uma disciplina eletiva, realizada com os alunos do ensino médio, mais precisamente com as 1ª e 2ª séries, trabalhando a abordagem e o universo de significados que busca explicar a dinâmica das relações sociais e as percepções dos sujeitos e da situação investigada. Considerando o maior número de informações, tornando explícito o assunto investigado, foi aplicado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Metodologia Ativa, com o aluno sendo o centro do objeto do processo de ensino-aprendizagem, aprendendo a fazer fazendo, protagonistas e autônomos com a consolidação do processo de conscientização de uma sociedade sustentável.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5187410.34117/bjdv8n9-073Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61510-61525Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61510-61525Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61510-615252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874/38857Copyright (c) 2022 Joesmar Campelo Cruz, Thiago Brandão Ericeira, Maria Cristina Pereira Silva, Aline Vieira dos Santos, Edu Celso Pereira Porto, Glenda Moreira dos Reis, Mirian Zima Oliveira Silva, Maurício Souza Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Joesmar CampeloEriceira, Thiago BrandãoSilva, Maria Cristina PereiraSantos, Aline Vieira dosPorto, Edu Celso PereiraReis, Glenda Moreira dosSilva, Mirian Zima OliveiraSoares, Maurício Souza2022-09-08T16:58:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51874Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:37.387013Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
title |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
spellingShingle |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject Cruz, Joesmar Campelo fonte de energia renovável disciplina eletiva aprendizagem significativa |
title_short |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
title_full |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
title_fullStr |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
title_full_unstemmed |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
title_sort |
Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva: Renewable energy and environmental impacts: building knowledge about wind energy with high School Students in an elective subject |
author |
Cruz, Joesmar Campelo |
author_facet |
Cruz, Joesmar Campelo Ericeira, Thiago Brandão Silva, Maria Cristina Pereira Santos, Aline Vieira dos Porto, Edu Celso Pereira Reis, Glenda Moreira dos Silva, Mirian Zima Oliveira Soares, Maurício Souza |
author_role |
author |
author2 |
Ericeira, Thiago Brandão Silva, Maria Cristina Pereira Santos, Aline Vieira dos Porto, Edu Celso Pereira Reis, Glenda Moreira dos Silva, Mirian Zima Oliveira Soares, Maurício Souza |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Joesmar Campelo Ericeira, Thiago Brandão Silva, Maria Cristina Pereira Santos, Aline Vieira dos Porto, Edu Celso Pereira Reis, Glenda Moreira dos Silva, Mirian Zima Oliveira Soares, Maurício Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fonte de energia renovável disciplina eletiva aprendizagem significativa |
topic |
fonte de energia renovável disciplina eletiva aprendizagem significativa |
description |
O presente artigo apresenta uma fonte de energia renovável, a energia eólica, considerada um tipo de energia alternativa que atende as demandas da sociedade, garantindo uma produção de qualidade, assim como, uma redução aos impactos socioambientais decorrentes da geração e o consumo de eletricidade. A energia eólica aborda conceitos físicos relacionados à aplicação de energia cinética dos ventos no aproveitamento para geração de energia elétrica. As energias renováveis, em geral, vêm cada vez mais sendo utilizada pela sociedade em todo o mundo, deste modo, esta fonte de energia alternativa cresce constantemente devido a sua importância na contribuição de geração de energia limpa inesgotável. Assim, com o intuito de contribuir com o debate sobre esta temática, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de apresentar o uso da energia eólica e seu potencial energético, explicando todo processo de distribuição e geração de eletricidade através de uma maquete que foi dimensionada, construída e apresentada pelos alunos de uma disciplina eletiva em Centro Educa Mais, escola de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, acerca do projeto desenvolvido em uma disciplina eletiva, realizada com os alunos do ensino médio, mais precisamente com as 1ª e 2ª séries, trabalhando a abordagem e o universo de significados que busca explicar a dinâmica das relações sociais e as percepções dos sujeitos e da situação investigada. Considerando o maior número de informações, tornando explícito o assunto investigado, foi aplicado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Metodologia Ativa, com o aluno sendo o centro do objeto do processo de ensino-aprendizagem, aprendendo a fazer fazendo, protagonistas e autônomos com a consolidação do processo de conscientização de uma sociedade sustentável. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874 10.34117/bjdv8n9-073 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874/38857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61510-61525 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61510-61525 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61510-61525 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645610448846848 |