DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jéssica Oliveira Andrade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos.
id IFMT_961ab4d2fc14a0831eb7db0656f57d67
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/555
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MTEnsino de CiênciasMetodologia AtivaDisciplina Eletiva.Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/55510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-7272526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555/245Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Jéssica Oliveira AndradeSantos, Edinaldo Trindade Gonçalves2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/555Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
title DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
spellingShingle DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
Borges, Jéssica Oliveira Andrade
Ensino de Ciências
Metodologia Ativa
Disciplina Eletiva.
title_short DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
title_full DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
title_fullStr DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
title_full_unstemmed DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
title_sort DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
author Borges, Jéssica Oliveira Andrade
author_facet Borges, Jéssica Oliveira Andrade
Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves
author_role author
author2 Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jéssica Oliveira Andrade
Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Metodologia Ativa
Disciplina Eletiva.
topic Ensino de Ciências
Metodologia Ativa
Disciplina Eletiva.
description Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555/245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724081717248