Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cicero Felix da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Osni Lázaro, Chagas, Eduardo Federighi Baisi, Júnior, Paulo Roberto Rocha, Tonhom, Sílvia Franco da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42542
Resumo: O objetivo desse estudo foi desenvolver e analisar um sistema de avaliação cognitiva com questões de múltipla escolha no formato de Teste de Progresso (TP), voltado para o curso de fisioterapia. O TP foi elaborado com 99 questões de múltipla escolha, com enunciados baseados em casos clínicos, contendo quatro alternativas de resposta e questões relacionadas às quatro áreas da graduação em fisioterapia: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos. Após a aplicação do TP foram verificados o grau de dificuldade e de discriminação das questões e, em seguida foi realizada a análise de progressão de conhecimentos dos estudantes entre as séries. Aproximadamente 61% das questões apresentaram nível de dificuldade mediana e 31,4% apresentaram um índice de discriminação adequado, diferenciando alunos com melhor rendimento, daqueles com pior rendimento. Foi observada progressão de conhecimentos a partir da 3a série, com manutenção do crescimento na 4a série e estabilização no último ano. Os estudantes apresentaram um ganho de conhecimentos de aproximadamente 19% durante o curso. No contexto em que foi realizado, o presente estudo trouxe parâmetros de progressão entre as diferentes séries do curso de fisioterapia, os quais, em conjunto com outros estudos, poderão auxiliar na identificação do grau de progressão de conhecimento desejável para os estudantes do referido curso. Esses resultados representam, portanto, o início de um percurso avaliativo na área de fisioterapia, com utilização de uma ferramenta avaliativa que além de fornecer feedback ao estudante, representa importante recurso para a gestão acadêmica.
id VERACRUZ-0_8fde9fce0f8bce9858ac881f5d451fdb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42542
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy courseAprendizagemAvaliação educacionalQuestões de provaDesempenho acadêmicoFisioterapiaOrganização e administração .O objetivo desse estudo foi desenvolver e analisar um sistema de avaliação cognitiva com questões de múltipla escolha no formato de Teste de Progresso (TP), voltado para o curso de fisioterapia. O TP foi elaborado com 99 questões de múltipla escolha, com enunciados baseados em casos clínicos, contendo quatro alternativas de resposta e questões relacionadas às quatro áreas da graduação em fisioterapia: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos. Após a aplicação do TP foram verificados o grau de dificuldade e de discriminação das questões e, em seguida foi realizada a análise de progressão de conhecimentos dos estudantes entre as séries. Aproximadamente 61% das questões apresentaram nível de dificuldade mediana e 31,4% apresentaram um índice de discriminação adequado, diferenciando alunos com melhor rendimento, daqueles com pior rendimento. Foi observada progressão de conhecimentos a partir da 3a série, com manutenção do crescimento na 4a série e estabilização no último ano. Os estudantes apresentaram um ganho de conhecimentos de aproximadamente 19% durante o curso. No contexto em que foi realizado, o presente estudo trouxe parâmetros de progressão entre as diferentes séries do curso de fisioterapia, os quais, em conjunto com outros estudos, poderão auxiliar na identificação do grau de progressão de conhecimento desejável para os estudantes do referido curso. Esses resultados representam, portanto, o início de um percurso avaliativo na área de fisioterapia, com utilização de uma ferramenta avaliativa que além de fornecer feedback ao estudante, representa importante recurso para a gestão acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4254210.34117/bjdv8n1-174Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 2668-2687Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 2668-2687Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 2668-26872525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42542/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cicero Felix daPinheiro, Osni LázaroChagas, Eduardo Federighi BaisiJúnior, Paulo Roberto RochaTonhom, Sílvia Franco da Rocha2022-06-10T17:17:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42542Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:58.765281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
title Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
spellingShingle Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
Silva, Cicero Felix da
Aprendizagem
Avaliação educacional
Questões de prova
Desempenho acadêmico
Fisioterapia
Organização e administração .
title_short Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
title_full Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
title_fullStr Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
title_full_unstemmed Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
title_sort Teste de progresso: um instrumento avaliativo para o curso de fisioterapia / Progress test: an evaluative instrument for the physiotherapy course
author Silva, Cicero Felix da
author_facet Silva, Cicero Felix da
Pinheiro, Osni Lázaro
Chagas, Eduardo Federighi Baisi
Júnior, Paulo Roberto Rocha
Tonhom, Sílvia Franco da Rocha
author_role author
author2 Pinheiro, Osni Lázaro
Chagas, Eduardo Federighi Baisi
Júnior, Paulo Roberto Rocha
Tonhom, Sílvia Franco da Rocha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cicero Felix da
Pinheiro, Osni Lázaro
Chagas, Eduardo Federighi Baisi
Júnior, Paulo Roberto Rocha
Tonhom, Sílvia Franco da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação educacional
Questões de prova
Desempenho acadêmico
Fisioterapia
Organização e administração .
topic Aprendizagem
Avaliação educacional
Questões de prova
Desempenho acadêmico
Fisioterapia
Organização e administração .
description O objetivo desse estudo foi desenvolver e analisar um sistema de avaliação cognitiva com questões de múltipla escolha no formato de Teste de Progresso (TP), voltado para o curso de fisioterapia. O TP foi elaborado com 99 questões de múltipla escolha, com enunciados baseados em casos clínicos, contendo quatro alternativas de resposta e questões relacionadas às quatro áreas da graduação em fisioterapia: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos. Após a aplicação do TP foram verificados o grau de dificuldade e de discriminação das questões e, em seguida foi realizada a análise de progressão de conhecimentos dos estudantes entre as séries. Aproximadamente 61% das questões apresentaram nível de dificuldade mediana e 31,4% apresentaram um índice de discriminação adequado, diferenciando alunos com melhor rendimento, daqueles com pior rendimento. Foi observada progressão de conhecimentos a partir da 3a série, com manutenção do crescimento na 4a série e estabilização no último ano. Os estudantes apresentaram um ganho de conhecimentos de aproximadamente 19% durante o curso. No contexto em que foi realizado, o presente estudo trouxe parâmetros de progressão entre as diferentes séries do curso de fisioterapia, os quais, em conjunto com outros estudos, poderão auxiliar na identificação do grau de progressão de conhecimento desejável para os estudantes do referido curso. Esses resultados representam, portanto, o início de um percurso avaliativo na área de fisioterapia, com utilização de uma ferramenta avaliativa que além de fornecer feedback ao estudante, representa importante recurso para a gestão acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42542
10.34117/bjdv8n1-174
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42542
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42542/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 2668-2687
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 2668-2687
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 2668-2687
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577874833408