Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maiusa Ferraz Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Arlete Ramos dos, Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis, Sousa, Gilvan dos Santos, Santos, Karine Barbosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971
Resumo: Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo.  
id VERACRUZ-0_9053ee856911aec20af27bc95c26b6d8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12971
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusionDeficiênciaeducação profissionaltrabalho.Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1297110.34117/bjdv6n7-229Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45278-45290Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45278-45290Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45278-452902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971/10905Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maiusa Ferraz PereiraSantos, Arlete Ramos dosRamos, Rosenaide Pereira dos ReisSousa, Gilvan dos SantosSantos, Karine Barbosa dos2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:53.496736Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
title Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
spellingShingle Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
Santos, Maiusa Ferraz Pereira
Deficiência
educação profissional
trabalho.
title_short Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
title_full Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
title_fullStr Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
title_full_unstemmed Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
title_sort Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
author Santos, Maiusa Ferraz Pereira
author_facet Santos, Maiusa Ferraz Pereira
Santos, Arlete Ramos dos
Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
Sousa, Gilvan dos Santos
Santos, Karine Barbosa dos
author_role author
author2 Santos, Arlete Ramos dos
Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
Sousa, Gilvan dos Santos
Santos, Karine Barbosa dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maiusa Ferraz Pereira
Santos, Arlete Ramos dos
Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
Sousa, Gilvan dos Santos
Santos, Karine Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
educação profissional
trabalho.
topic Deficiência
educação profissional
trabalho.
description Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971
10.34117/bjdv6n7-229
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971/10905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45278-45290
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45278-45290
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45278-45290
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645463221436416