Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971 |
Resumo: | Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo. |
id |
VERACRUZ-0_9053ee856911aec20af27bc95c26b6d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12971 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusionDeficiênciaeducação profissionaltrabalho.Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1297110.34117/bjdv6n7-229Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45278-45290Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45278-45290Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45278-452902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971/10905Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maiusa Ferraz PereiraSantos, Arlete Ramos dosRamos, Rosenaide Pereira dos ReisSousa, Gilvan dos SantosSantos, Karine Barbosa dos2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:53.496736Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
title |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
spellingShingle |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion Santos, Maiusa Ferraz Pereira Deficiência educação profissional trabalho. |
title_short |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
title_full |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
title_fullStr |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
title_full_unstemmed |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
title_sort |
Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion |
author |
Santos, Maiusa Ferraz Pereira |
author_facet |
Santos, Maiusa Ferraz Pereira Santos, Arlete Ramos dos Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis Sousa, Gilvan dos Santos Santos, Karine Barbosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Arlete Ramos dos Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis Sousa, Gilvan dos Santos Santos, Karine Barbosa dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maiusa Ferraz Pereira Santos, Arlete Ramos dos Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis Sousa, Gilvan dos Santos Santos, Karine Barbosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência educação profissional trabalho. |
topic |
Deficiência educação profissional trabalho. |
description |
Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971 10.34117/bjdv6n7-229 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12971/10905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45278-45290 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45278-45290 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45278-45290 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645463221436416 |