Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus Batista, Mikael Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues Rocha, Welmer Danilo, Bezerra de Almeida, Romulo, Soares Nunes, Tainá, Kelber Abrão Ferreira, Rhuena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educitec
Texto Completo: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes.
id IFAM-2_8b430789e56c93b33de4b0f39cab307a
oai_identifier_str oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/655
network_acronym_str IFAM-2
network_name_str Educitec
repository_id_str
spelling Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilitiesTecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiênciaEducaçãoInclusãoTecnologia AssistivaDeficiênciaEste trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/65510.31417/educitec.v4i09.655Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 09 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 09 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 09 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v4i09reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655/238https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus Batista, Mikael HenriqueRodrigues Rocha, Welmer DaniloBezerra de Almeida, RomuloSoares Nunes, TaináKelber Abrão Ferreira, Rhuena2022-10-25T17:20:44Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/655Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-10-25T17:20:44Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
Tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiência
title Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
spellingShingle Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
Jesus Batista, Mikael Henrique
Educação
Inclusão
Tecnologia Assistiva
Deficiência
title_short Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
title_full Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
title_fullStr Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
title_full_unstemmed Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
title_sort Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
author Jesus Batista, Mikael Henrique
author_facet Jesus Batista, Mikael Henrique
Rodrigues Rocha, Welmer Danilo
Bezerra de Almeida, Romulo
Soares Nunes, Tainá
Kelber Abrão Ferreira, Rhuena
author_role author
author2 Rodrigues Rocha, Welmer Danilo
Bezerra de Almeida, Romulo
Soares Nunes, Tainá
Kelber Abrão Ferreira, Rhuena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus Batista, Mikael Henrique
Rodrigues Rocha, Welmer Danilo
Bezerra de Almeida, Romulo
Soares Nunes, Tainá
Kelber Abrão Ferreira, Rhuena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão
Tecnologia Assistiva
Deficiência
topic Educação
Inclusão
Tecnologia Assistiva
Deficiência
description Este trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655
10.31417/educitec.v4i09.655
url https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655
identifier_str_mv 10.31417/educitec.v4i09.655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655/238
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 09 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 09 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 09 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC
2446-774X
10.31417/educitec.v4i09
reponame:Educitec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Educitec
collection Educitec
repository.name.fl_str_mv Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv educitec.revista@ifam.edu.br
_version_ 1797048000216825856