Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educitec |
Texto Completo: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes. |
id |
IFAM-2_8b430789e56c93b33de4b0f39cab307a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/655 |
network_acronym_str |
IFAM-2 |
network_name_str |
Educitec |
repository_id_str |
|
spelling |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilitiesTecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiênciaEducaçãoInclusãoTecnologia AssistivaDeficiênciaEste trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/65510.31417/educitec.v4i09.655Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 09 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 09 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 09 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v4i09reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655/238https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus Batista, Mikael HenriqueRodrigues Rocha, Welmer DaniloBezerra de Almeida, RomuloSoares Nunes, TaináKelber Abrão Ferreira, Rhuena2022-10-25T17:20:44Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/655Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-10-25T17:20:44Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities Tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiência |
title |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities |
spellingShingle |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities Jesus Batista, Mikael Henrique Educação Inclusão Tecnologia Assistiva Deficiência |
title_short |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities |
title_full |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities |
title_fullStr |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities |
title_full_unstemmed |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities |
title_sort |
Assistive technology as a tool for school inclusion of people with disabilities |
author |
Jesus Batista, Mikael Henrique |
author_facet |
Jesus Batista, Mikael Henrique Rodrigues Rocha, Welmer Danilo Bezerra de Almeida, Romulo Soares Nunes, Tainá Kelber Abrão Ferreira, Rhuena |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Rocha, Welmer Danilo Bezerra de Almeida, Romulo Soares Nunes, Tainá Kelber Abrão Ferreira, Rhuena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus Batista, Mikael Henrique Rodrigues Rocha, Welmer Danilo Bezerra de Almeida, Romulo Soares Nunes, Tainá Kelber Abrão Ferreira, Rhuena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão Tecnologia Assistiva Deficiência |
topic |
Educação Inclusão Tecnologia Assistiva Deficiência |
description |
Este trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655 10.31417/educitec.v4i09.655 |
url |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655 |
identifier_str_mv |
10.31417/educitec.v4i09.655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655/238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 09 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 09 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 09 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC 2446-774X 10.31417/educitec.v4i09 reponame:Educitec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Educitec |
collection |
Educitec |
repository.name.fl_str_mv |
Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educitec.revista@ifam.edu.br |
_version_ |
1797048000216825856 |