Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é discutir sobre o papel da Educação Profissional e o Mercado de trabalho a partir de experiências realizadas por uma aluna de Educação Profissional de uma escola técnica situada no município de Rondonópolis. A primeira parte do texto traz diálogos sobre conceitos que ajudarão a refletir sobre as contribuições do processo de ensino-aprendizagem para além da relação de oferta e demanda de emprego. Para realizar tal tarefa estaremos ancorados na visão do pragmatismo sobre o conhecimento e sua relação com a educação; as proposições sobre conhecimento contextual, trabalhadas por John Dewey; e perspectivas sobre o mercado de trabalho. Lançamos mão também da contribuição de Pierre Bourdieu, que concebe o mercado como um ambiente em que há relações de poder de múltiplas óticas. As ideias dele são baseadas nas concepções de Marx, Durkleim e Weber. A segunda parte apresentamos uma entrevista realizada com a egressa em que ela avalia a grade curricular, as aulas práticas e o uso de objetos e instrumentos específicos do curso. A terceira parte promovemos uma análise dos caminhos que levaram a egressa a construir a lógica do seu discurso, baseada numa concessão, vimos surgir propriedades que desprenderam o significado do curso técnico de açúcar e álcool da esfera empregatícia. Ao final deste artigo trazemos considerações que perpassam sobre a educação como uma das áreas que fomentam uma relação de poder e também desejo dos indivíduos. O pensamento da egressa é um dos exemplos de que nem sempre a educação dará conta de alocar todos os egressos em uma empresa, porque isso depende de muitos outros fatores. |
id |
VERACRUZ-0_90dba984d69c5935e3c763e81c9a06c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15209 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcoholEducação ProfissionalExperiênciaMercado de Trabalho.O objetivo desse artigo é discutir sobre o papel da Educação Profissional e o Mercado de trabalho a partir de experiências realizadas por uma aluna de Educação Profissional de uma escola técnica situada no município de Rondonópolis. A primeira parte do texto traz diálogos sobre conceitos que ajudarão a refletir sobre as contribuições do processo de ensino-aprendizagem para além da relação de oferta e demanda de emprego. Para realizar tal tarefa estaremos ancorados na visão do pragmatismo sobre o conhecimento e sua relação com a educação; as proposições sobre conhecimento contextual, trabalhadas por John Dewey; e perspectivas sobre o mercado de trabalho. Lançamos mão também da contribuição de Pierre Bourdieu, que concebe o mercado como um ambiente em que há relações de poder de múltiplas óticas. As ideias dele são baseadas nas concepções de Marx, Durkleim e Weber. A segunda parte apresentamos uma entrevista realizada com a egressa em que ela avalia a grade curricular, as aulas práticas e o uso de objetos e instrumentos específicos do curso. A terceira parte promovemos uma análise dos caminhos que levaram a egressa a construir a lógica do seu discurso, baseada numa concessão, vimos surgir propriedades que desprenderam o significado do curso técnico de açúcar e álcool da esfera empregatícia. Ao final deste artigo trazemos considerações que perpassam sobre a educação como uma das áreas que fomentam uma relação de poder e também desejo dos indivíduos. O pensamento da egressa é um dos exemplos de que nem sempre a educação dará conta de alocar todos os egressos em uma empresa, porque isso depende de muitos outros fatores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1520910.34117/bjdv6n8-394Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59536-59650Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59536-59650Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59536-596502525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209/12548Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Paulo Cesar Fernandes da RosaMoraes, Julianne Caju de Oliveira Souza2021-02-18T19:52:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15209Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:00.404279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
title |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
spellingShingle |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa Educação Profissional Experiência Mercado de Trabalho. |
title_short |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
title_full |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
title_fullStr |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
title_full_unstemmed |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
title_sort |
Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol |
author |
Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa |
author_facet |
Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Experiência Mercado de Trabalho. |
topic |
Educação Profissional Experiência Mercado de Trabalho. |
description |
O objetivo desse artigo é discutir sobre o papel da Educação Profissional e o Mercado de trabalho a partir de experiências realizadas por uma aluna de Educação Profissional de uma escola técnica situada no município de Rondonópolis. A primeira parte do texto traz diálogos sobre conceitos que ajudarão a refletir sobre as contribuições do processo de ensino-aprendizagem para além da relação de oferta e demanda de emprego. Para realizar tal tarefa estaremos ancorados na visão do pragmatismo sobre o conhecimento e sua relação com a educação; as proposições sobre conhecimento contextual, trabalhadas por John Dewey; e perspectivas sobre o mercado de trabalho. Lançamos mão também da contribuição de Pierre Bourdieu, que concebe o mercado como um ambiente em que há relações de poder de múltiplas óticas. As ideias dele são baseadas nas concepções de Marx, Durkleim e Weber. A segunda parte apresentamos uma entrevista realizada com a egressa em que ela avalia a grade curricular, as aulas práticas e o uso de objetos e instrumentos específicos do curso. A terceira parte promovemos uma análise dos caminhos que levaram a egressa a construir a lógica do seu discurso, baseada numa concessão, vimos surgir propriedades que desprenderam o significado do curso técnico de açúcar e álcool da esfera empregatícia. Ao final deste artigo trazemos considerações que perpassam sobre a educação como uma das áreas que fomentam uma relação de poder e também desejo dos indivíduos. O pensamento da egressa é um dos exemplos de que nem sempre a educação dará conta de alocar todos os egressos em uma empresa, porque isso depende de muitos outros fatores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209 10.34117/bjdv6n8-394 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209/12548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59536-59650 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59536-59650 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59536-59650 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645472347193344 |