Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209
Resumo: O objetivo desse artigo é discutir sobre o papel da Educação Profissional e o Mercado de trabalho a partir de experiências realizadas por uma aluna de Educação Profissional de uma escola técnica situada no município de Rondonópolis. A primeira parte do texto traz diálogos sobre conceitos que ajudarão a refletir sobre as contribuições do processo de ensino-aprendizagem para além da relação de oferta e demanda de emprego. Para realizar tal tarefa estaremos ancorados na visão do pragmatismo sobre o conhecimento e sua relação com a educação; as proposições sobre conhecimento contextual, trabalhadas por John Dewey; e perspectivas sobre o mercado de trabalho. Lançamos mão também da contribuição de Pierre Bourdieu, que concebe o mercado como um ambiente em que há relações de poder de múltiplas óticas. As ideias dele são baseadas nas concepções de Marx, Durkleim e Weber. A segunda parte apresentamos uma entrevista realizada com a egressa em que ela avalia a grade curricular, as aulas práticas e o uso de objetos e instrumentos específicos do curso. A terceira parte promovemos uma análise dos caminhos que levaram a egressa a construir a lógica do seu discurso, baseada numa concessão, vimos surgir propriedades que desprenderam o significado do curso técnico de açúcar e álcool da esfera empregatícia. Ao final deste artigo trazemos considerações que perpassam sobre a educação como uma das áreas que fomentam uma relação de poder e também desejo dos indivíduos. O pensamento da egressa é um dos exemplos de que nem sempre a educação dará conta de alocar todos os egressos em uma empresa, porque isso depende de muitos outros fatores.
id VERACRUZ-0_90dba984d69c5935e3c763e81c9a06c2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15209
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcoholEducação ProfissionalExperiênciaMercado de Trabalho.O objetivo desse artigo é discutir sobre o papel da Educação Profissional e o Mercado de trabalho a partir de experiências realizadas por uma aluna de Educação Profissional de uma escola técnica situada no município de Rondonópolis. A primeira parte do texto traz diálogos sobre conceitos que ajudarão a refletir sobre as contribuições do processo de ensino-aprendizagem para além da relação de oferta e demanda de emprego. Para realizar tal tarefa estaremos ancorados na visão do pragmatismo sobre o conhecimento e sua relação com a educação; as proposições sobre conhecimento contextual, trabalhadas por John Dewey; e perspectivas sobre o mercado de trabalho. Lançamos mão também da contribuição de Pierre Bourdieu, que concebe o mercado como um ambiente em que há relações de poder de múltiplas óticas. As ideias dele são baseadas nas concepções de Marx, Durkleim e Weber. A segunda parte apresentamos uma entrevista realizada com a egressa em que ela avalia a grade curricular, as aulas práticas e o uso de objetos e instrumentos específicos do curso. A terceira parte promovemos uma análise dos caminhos que levaram a egressa a construir a lógica do seu discurso, baseada numa concessão, vimos surgir propriedades que desprenderam o significado do curso técnico de açúcar e álcool da esfera empregatícia. Ao final deste artigo trazemos considerações que perpassam sobre a educação como uma das áreas que fomentam uma relação de poder e também desejo dos indivíduos. O pensamento da egressa é um dos exemplos de que nem sempre a educação dará conta de alocar todos os egressos em uma empresa, porque isso depende de muitos outros fatores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1520910.34117/bjdv6n8-394Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59536-59650Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59536-59650Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59536-596502525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209/12548Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Paulo Cesar Fernandes da RosaMoraes, Julianne Caju de Oliveira Souza2021-02-18T19:52:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15209Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:00.404279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
title Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
spellingShingle Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa
Educação Profissional
Experiência
Mercado de Trabalho.
title_short Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
title_full Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
title_fullStr Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
title_full_unstemmed Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
title_sort Educação profissional, reflexão e mercado de trabalho: a experiência de uma egressa do curso técnico em açúcar e álcool / Professional education, reflection and the labour market: the experience of a technical course in sugar and alcohol
author Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa
author_facet Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa
Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza
author_role author
author2 Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Paulo Cesar Fernandes da Rosa
Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Experiência
Mercado de Trabalho.
topic Educação Profissional
Experiência
Mercado de Trabalho.
description O objetivo desse artigo é discutir sobre o papel da Educação Profissional e o Mercado de trabalho a partir de experiências realizadas por uma aluna de Educação Profissional de uma escola técnica situada no município de Rondonópolis. A primeira parte do texto traz diálogos sobre conceitos que ajudarão a refletir sobre as contribuições do processo de ensino-aprendizagem para além da relação de oferta e demanda de emprego. Para realizar tal tarefa estaremos ancorados na visão do pragmatismo sobre o conhecimento e sua relação com a educação; as proposições sobre conhecimento contextual, trabalhadas por John Dewey; e perspectivas sobre o mercado de trabalho. Lançamos mão também da contribuição de Pierre Bourdieu, que concebe o mercado como um ambiente em que há relações de poder de múltiplas óticas. As ideias dele são baseadas nas concepções de Marx, Durkleim e Weber. A segunda parte apresentamos uma entrevista realizada com a egressa em que ela avalia a grade curricular, as aulas práticas e o uso de objetos e instrumentos específicos do curso. A terceira parte promovemos uma análise dos caminhos que levaram a egressa a construir a lógica do seu discurso, baseada numa concessão, vimos surgir propriedades que desprenderam o significado do curso técnico de açúcar e álcool da esfera empregatícia. Ao final deste artigo trazemos considerações que perpassam sobre a educação como uma das áreas que fomentam uma relação de poder e também desejo dos indivíduos. O pensamento da egressa é um dos exemplos de que nem sempre a educação dará conta de alocar todos os egressos em uma empresa, porque isso depende de muitos outros fatores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209
10.34117/bjdv6n8-394
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15209/12548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59536-59650
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59536-59650
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59536-59650
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645472347193344