Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495 |
Resumo: | Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação. A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. |
id |
VERACRUZ-0_918cf50effef498c78f5757423bcfe61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29495 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemicPrática DocenteEnsino RemotoEstágio Supervisionado RemotoEnsino e Aprendizagem.Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação. A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2949510.34117/bjdv.v7i5.29495Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46228-46237Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46228-46237Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46228-462372525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495/23265Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Santos daRezende, João Nilton AlvesSilva, Agaone DonizeteAbrão, Maria Eugênia GarciaBorges, Daniela FreitasJesus, Aurea Messias deBrito, Perseu Aparecido TeixeiraAssunção, Ione2022-02-25T21:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29495Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:42.512159Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
title |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
spellingShingle |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic Silva, Ana Paula Santos da Prática Docente Ensino Remoto Estágio Supervisionado Remoto Ensino e Aprendizagem. |
title_short |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
title_full |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
title_fullStr |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
title_full_unstemmed |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
title_sort |
Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic |
author |
Silva, Ana Paula Santos da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Santos da Rezende, João Nilton Alves Silva, Agaone Donizete Abrão, Maria Eugênia Garcia Borges, Daniela Freitas Jesus, Aurea Messias de Brito, Perseu Aparecido Teixeira Assunção, Ione |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, João Nilton Alves Silva, Agaone Donizete Abrão, Maria Eugênia Garcia Borges, Daniela Freitas Jesus, Aurea Messias de Brito, Perseu Aparecido Teixeira Assunção, Ione |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Santos da Rezende, João Nilton Alves Silva, Agaone Donizete Abrão, Maria Eugênia Garcia Borges, Daniela Freitas Jesus, Aurea Messias de Brito, Perseu Aparecido Teixeira Assunção, Ione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Docente Ensino Remoto Estágio Supervisionado Remoto Ensino e Aprendizagem. |
topic |
Prática Docente Ensino Remoto Estágio Supervisionado Remoto Ensino e Aprendizagem. |
description |
Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação. A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495 10.34117/bjdv.v7i5.29495 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495/23265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46228-46237 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46228-46237 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46228-46237 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645530290454528 |