Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rezende, João Nilton Alves, Silva, Agaone Donizete, Abrão, Maria Eugênia Garcia, Borges, Daniela Freitas, Jesus, Aurea Messias de, Brito, Perseu Aparecido Teixeira, Assunção, Ione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495
Resumo: Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação.  A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. 
id VERACRUZ-0_918cf50effef498c78f5757423bcfe61
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29495
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemicPrática DocenteEnsino RemotoEstágio Supervisionado RemotoEnsino e Aprendizagem.Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação.  A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2949510.34117/bjdv.v7i5.29495Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46228-46237Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46228-46237Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46228-462372525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495/23265Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Santos daRezende, João Nilton AlvesSilva, Agaone DonizeteAbrão, Maria Eugênia GarciaBorges, Daniela FreitasJesus, Aurea Messias deBrito, Perseu Aparecido TeixeiraAssunção, Ione2022-02-25T21:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29495Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:42.512159Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
title Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
spellingShingle Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
Silva, Ana Paula Santos da
Prática Docente
Ensino Remoto
Estágio Supervisionado Remoto
Ensino e Aprendizagem.
title_short Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
title_full Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
title_fullStr Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
title_full_unstemmed Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
title_sort Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic
author Silva, Ana Paula Santos da
author_facet Silva, Ana Paula Santos da
Rezende, João Nilton Alves
Silva, Agaone Donizete
Abrão, Maria Eugênia Garcia
Borges, Daniela Freitas
Jesus, Aurea Messias de
Brito, Perseu Aparecido Teixeira
Assunção, Ione
author_role author
author2 Rezende, João Nilton Alves
Silva, Agaone Donizete
Abrão, Maria Eugênia Garcia
Borges, Daniela Freitas
Jesus, Aurea Messias de
Brito, Perseu Aparecido Teixeira
Assunção, Ione
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Santos da
Rezende, João Nilton Alves
Silva, Agaone Donizete
Abrão, Maria Eugênia Garcia
Borges, Daniela Freitas
Jesus, Aurea Messias de
Brito, Perseu Aparecido Teixeira
Assunção, Ione
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Docente
Ensino Remoto
Estágio Supervisionado Remoto
Ensino e Aprendizagem.
topic Prática Docente
Ensino Remoto
Estágio Supervisionado Remoto
Ensino e Aprendizagem.
description Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação.  A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495
10.34117/bjdv.v7i5.29495
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29495/23265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46228-46237
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46228-46237
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46228-46237
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645530290454528