Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857 |
Resumo: | Este artigo retrata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo, em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, contando com uma equipe de pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Centra-se na formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da USP e da UNESP? O trabalho objetiva investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior oferecida nos cursos de pós-graduação da USP e da UNESP e sua problemática justifica-se face aos atuais desafios para a Educação Superior no que concerne às influências da queda das fronteiras do conhecimento, da democratização e ampliação desse nível de ensino e ênfase dos cursos de pós-graduação na formação do pesquisador. Os dados apontam, mesmo em nível inicial, para a potencialidade formativa dos Programas Institucionais da USP e da UNESP tendo em vista que estes se constituem instrumentos de formação docente e de melhoria do ensino de graduação, na medida em que os estagiários experienciam demandas docentes no espaço da sala de aula e no ambiente universitário, possibilitadas pela interação, convivência, colaboração e discussões das diferentes realidades, nos âmbitos individual, social e profissional, aliadas à reflexões fundamentadas teoricamente. |
id |
VERACRUZ-0_9444a588228bcca04fb817d687032c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44857 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são pauloeducação superiordocência universitáriacurrículoformação pedagógica.Este artigo retrata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo, em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, contando com uma equipe de pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Centra-se na formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da USP e da UNESP? O trabalho objetiva investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior oferecida nos cursos de pós-graduação da USP e da UNESP e sua problemática justifica-se face aos atuais desafios para a Educação Superior no que concerne às influências da queda das fronteiras do conhecimento, da democratização e ampliação desse nível de ensino e ênfase dos cursos de pós-graduação na formação do pesquisador. Os dados apontam, mesmo em nível inicial, para a potencialidade formativa dos Programas Institucionais da USP e da UNESP tendo em vista que estes se constituem instrumentos de formação docente e de melhoria do ensino de graduação, na medida em que os estagiários experienciam demandas docentes no espaço da sala de aula e no ambiente universitário, possibilitadas pela interação, convivência, colaboração e discussões das diferentes realidades, nos âmbitos individual, social e profissional, aliadas à reflexões fundamentadas teoricamente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4485710.34117/bjdv8n3-063Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16466-16487Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16466-16487Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16466-164872525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Glaucia MariaRivas, Noeli Prestes PadilhaCantano, Márcia Mendes Ruiz2022-05-12T18:26:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44857Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:52.825905Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
title |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
spellingShingle |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo da Silva, Glaucia Maria educação superior docência universitária currículo formação pedagógica. |
title_short |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
title_full |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
title_fullStr |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
title_full_unstemmed |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
title_sort |
Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo |
author |
da Silva, Glaucia Maria |
author_facet |
da Silva, Glaucia Maria Rivas, Noeli Prestes Padilha Cantano, Márcia Mendes Ruiz |
author_role |
author |
author2 |
Rivas, Noeli Prestes Padilha Cantano, Márcia Mendes Ruiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Glaucia Maria Rivas, Noeli Prestes Padilha Cantano, Márcia Mendes Ruiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior docência universitária currículo formação pedagógica. |
topic |
educação superior docência universitária currículo formação pedagógica. |
description |
Este artigo retrata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo, em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, contando com uma equipe de pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Centra-se na formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da USP e da UNESP? O trabalho objetiva investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior oferecida nos cursos de pós-graduação da USP e da UNESP e sua problemática justifica-se face aos atuais desafios para a Educação Superior no que concerne às influências da queda das fronteiras do conhecimento, da democratização e ampliação desse nível de ensino e ênfase dos cursos de pós-graduação na formação do pesquisador. Os dados apontam, mesmo em nível inicial, para a potencialidade formativa dos Programas Institucionais da USP e da UNESP tendo em vista que estes se constituem instrumentos de formação docente e de melhoria do ensino de graduação, na medida em que os estagiários experienciam demandas docentes no espaço da sala de aula e no ambiente universitário, possibilitadas pela interação, convivência, colaboração e discussões das diferentes realidades, nos âmbitos individual, social e profissional, aliadas à reflexões fundamentadas teoricamente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857 10.34117/bjdv8n3-063 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16466-16487 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16466-16487 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16466-16487 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645586009686016 |