Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Glaucia Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rivas, Noeli Prestes Padilha, Cantano, Márcia Mendes Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857
Resumo: Este artigo retrata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo, em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, contando com uma equipe de pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Centra-se na formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da USP e da UNESP? O trabalho objetiva investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior oferecida nos cursos de pós-graduação da USP e da UNESP e sua problemática justifica-se face aos atuais desafios para a Educação Superior no que concerne às influências da queda das fronteiras do conhecimento, da democratização e ampliação desse nível de ensino e ênfase dos cursos de pós-graduação na formação do pesquisador. Os dados apontam, mesmo em nível inicial, para a potencialidade formativa dos Programas Institucionais da USP e da UNESP tendo em vista que estes se constituem instrumentos de formação docente e de melhoria do ensino de graduação, na medida em que os estagiários experienciam demandas docentes no espaço da sala de aula e no ambiente universitário, possibilitadas pela interação, convivência, colaboração e discussões das diferentes realidades, nos âmbitos individual, social e profissional, aliadas à reflexões fundamentadas teoricamente.
id VERACRUZ-0_9444a588228bcca04fb817d687032c8c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44857
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são pauloeducação superiordocência universitáriacurrículoformação pedagógica.Este artigo retrata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo, em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, contando com uma equipe de pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Centra-se na formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da USP e da UNESP? O trabalho objetiva investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior oferecida nos cursos de pós-graduação da USP e da UNESP e sua problemática justifica-se face aos atuais desafios para a Educação Superior no que concerne às influências da queda das fronteiras do conhecimento, da democratização e ampliação desse nível de ensino e ênfase dos cursos de pós-graduação na formação do pesquisador. Os dados apontam, mesmo em nível inicial, para a potencialidade formativa dos Programas Institucionais da USP e da UNESP tendo em vista que estes se constituem instrumentos de formação docente e de melhoria do ensino de graduação, na medida em que os estagiários experienciam demandas docentes no espaço da sala de aula e no ambiente universitário, possibilitadas pela interação, convivência, colaboração e discussões das diferentes realidades, nos âmbitos individual, social e profissional, aliadas à reflexões fundamentadas teoricamente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4485710.34117/bjdv8n3-063Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16466-16487Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16466-16487Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16466-164872525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Glaucia MariaRivas, Noeli Prestes PadilhaCantano, Márcia Mendes Ruiz2022-05-12T18:26:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44857Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:52.825905Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
title Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
spellingShingle Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
da Silva, Glaucia Maria
educação superior
docência universitária
currículo
formação pedagógica.
title_short Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
title_full Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
title_fullStr Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
title_full_unstemmed Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
title_sort Espaços formativos na pós-graduação para a docência no ensino superior: cenários e experiências em universidades públicas paulistas / Graduate training spaces for teaching in higher education: scenarios and experiences in public universities in são paulo
author da Silva, Glaucia Maria
author_facet da Silva, Glaucia Maria
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Cantano, Márcia Mendes Ruiz
author_role author
author2 Rivas, Noeli Prestes Padilha
Cantano, Márcia Mendes Ruiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Glaucia Maria
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Cantano, Márcia Mendes Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior
docência universitária
currículo
formação pedagógica.
topic educação superior
docência universitária
currículo
formação pedagógica.
description Este artigo retrata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo, em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, contando com uma equipe de pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Centra-se na formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da USP e da UNESP? O trabalho objetiva investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior oferecida nos cursos de pós-graduação da USP e da UNESP e sua problemática justifica-se face aos atuais desafios para a Educação Superior no que concerne às influências da queda das fronteiras do conhecimento, da democratização e ampliação desse nível de ensino e ênfase dos cursos de pós-graduação na formação do pesquisador. Os dados apontam, mesmo em nível inicial, para a potencialidade formativa dos Programas Institucionais da USP e da UNESP tendo em vista que estes se constituem instrumentos de formação docente e de melhoria do ensino de graduação, na medida em que os estagiários experienciam demandas docentes no espaço da sala de aula e no ambiente universitário, possibilitadas pela interação, convivência, colaboração e discussões das diferentes realidades, nos âmbitos individual, social e profissional, aliadas à reflexões fundamentadas teoricamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857
10.34117/bjdv8n3-063
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44857/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16466-16487
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16466-16487
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16466-16487
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645586009686016