Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Ruth Lisboa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, João Batista do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41270
Resumo: O presente artigo busca socializar experiências realizadas no Projeto de Extensão “Formação de Conselheiros Escolares das Escolas Públicas de Ensino Médio da Região do Baixo Tocantins”, constitui uma proposta de parceria entre a 2ª Unidade Regional de Educação e a Universidade Federal do Pará, através da FAED (Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA). O projeto tem como objetivo fortalecer no âmbito regional e local a participação e autonomia da comunidade escolar no processo de construção e implementação de uma gestão democrática da educação por meio dos mecanismos de controle social, capacitando conselheiros escolares e outras categorias de profissionais para atuarem no controle, monitoramento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Metodologicamente esse projeto realizou um levantamento do número de Conselhos Escolares existentes no Município de Cametá, destacando suas funções, perfil dos conselheiros, escolarização, atribuições, condições de atuação e dificuldades vivenciadas até cursos de capacitação sobre a legislação em vigor e oficinas sobre a organização de documentos. Resultados alcançados explicitam a criação de um banco de dados; realização de palestra e oficinas, a realização de encontro regional; e, a criação do site/blog. Conclui-se que o projeto demonstra a importância dos Conselhos para as escolas de Ensino Médio como um meio de democratizar a educação e aproximar os segmentos escolares em prol da melhoria do ensino.
id VERACRUZ-0_954629945cc7fb994507e8ae3f4ea86f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41270
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of ParáO presente artigo busca socializar experiências realizadas no Projeto de Extensão “Formação de Conselheiros Escolares das Escolas Públicas de Ensino Médio da Região do Baixo Tocantins”, constitui uma proposta de parceria entre a 2ª Unidade Regional de Educação e a Universidade Federal do Pará, através da FAED (Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA). O projeto tem como objetivo fortalecer no âmbito regional e local a participação e autonomia da comunidade escolar no processo de construção e implementação de uma gestão democrática da educação por meio dos mecanismos de controle social, capacitando conselheiros escolares e outras categorias de profissionais para atuarem no controle, monitoramento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Metodologicamente esse projeto realizou um levantamento do número de Conselhos Escolares existentes no Município de Cametá, destacando suas funções, perfil dos conselheiros, escolarização, atribuições, condições de atuação e dificuldades vivenciadas até cursos de capacitação sobre a legislação em vigor e oficinas sobre a organização de documentos. Resultados alcançados explicitam a criação de um banco de dados; realização de palestra e oficinas, a realização de encontro regional; e, a criação do site/blog. Conclui-se que o projeto demonstra a importância dos Conselhos para as escolas de Ensino Médio como um meio de democratizar a educação e aproximar os segmentos escolares em prol da melhoria do ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4127010.34117/bjdv7n12-442Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116862-116879Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116862-116879Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116862-1168792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41270/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPantoja, Ruth LisboaSilva, João Batista do Carmo2022-04-12T00:07:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41270Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:28.761802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
title Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
spellingShingle Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
Pantoja, Ruth Lisboa
title_short Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
title_full Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
title_fullStr Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
title_full_unstemmed Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
title_sort Formação de conselheiros escolares das escolas públicas de educação básica: reflexões sobre políticas públicas educacionais no estado do Pará / School advisors of public schools of basic education: reflections on public educational policies in the state of Pará
author Pantoja, Ruth Lisboa
author_facet Pantoja, Ruth Lisboa
Silva, João Batista do Carmo
author_role author
author2 Silva, João Batista do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Ruth Lisboa
Silva, João Batista do Carmo
description O presente artigo busca socializar experiências realizadas no Projeto de Extensão “Formação de Conselheiros Escolares das Escolas Públicas de Ensino Médio da Região do Baixo Tocantins”, constitui uma proposta de parceria entre a 2ª Unidade Regional de Educação e a Universidade Federal do Pará, através da FAED (Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA). O projeto tem como objetivo fortalecer no âmbito regional e local a participação e autonomia da comunidade escolar no processo de construção e implementação de uma gestão democrática da educação por meio dos mecanismos de controle social, capacitando conselheiros escolares e outras categorias de profissionais para atuarem no controle, monitoramento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Metodologicamente esse projeto realizou um levantamento do número de Conselhos Escolares existentes no Município de Cametá, destacando suas funções, perfil dos conselheiros, escolarização, atribuições, condições de atuação e dificuldades vivenciadas até cursos de capacitação sobre a legislação em vigor e oficinas sobre a organização de documentos. Resultados alcançados explicitam a criação de um banco de dados; realização de palestra e oficinas, a realização de encontro regional; e, a criação do site/blog. Conclui-se que o projeto demonstra a importância dos Conselhos para as escolas de Ensino Médio como um meio de democratizar a educação e aproximar os segmentos escolares em prol da melhoria do ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41270
10.34117/bjdv7n12-442
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41270
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41270/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116862-116879
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116862-116879
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116862-116879
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645573842010112