Um Relato de Experiência do Uso de Metodologias Ativas para o Ensino Remoto de Estruturas de Dados em Tempos de Pandemia / An Experience Report of the Use of Active Methodologies for the Remote Teaching of Data Structures in Times of Pandemics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fátima Luana Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza Neto, Zacarias Pereira, de Holanda, Iorrane Nobre, de Sousa, Reudismam Rolim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32833
Resumo: Frequentemente, os estudantes da área de computação costumam apresentar problemas com disciplinas referentes à programação. Esses problemas podem ser explicados por alguns motivos, por exemplo, a falta de disciplinas relacionadas ao tema no ensino básico. Para ajudar os estudantes a sanarem essas dificuldades, várias ações para a melhoria dos cursos de graduação foram propostas. No entanto, essas ações geralmente estão relacionadas a disciplinas básicas, tal como Algoritmos. Outras disciplinas como Estruturas de Dados, geralmente, ficam desacompanhadas. Além das dificuldades inerentes à programação, a pandemia causada pelo novo coronavírus impôs novos desafios, tal como o distanciamento social. Diferente de uma disciplina da educação à distância em que há uma equipe de tutores, professores conteudistas e formadores, no ensino remoto, em decorrência da pandemia, o docente em geral precisa realizar todos esses papeis, que pode se tornar um desafio, principalmente, para aqueles que não estão acostumados com o ensino remoto. Dessa forma, novas formas de ensino precisaram ser buscadas. Neste trabalho foi apresentado um relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas para o ensino de programação. Foram aplicadas diferentes metodologias ativas, tais como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos para o ensino de uma disciplina de Estruturas de Dados. Como resultado, percebeu-se um aumento no número de sucessos e também nas notas finais dos discentes. Realizou-se também um survey com os participantes que, em geral, ofereceram feedback positivo sobre a abordagem utilizada.
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