Educação infantil e pandemia COVID- 19: o que dizem as pesquisas / Early childhood education and pandemic COVID- 19: what the research says

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana Antônia Fraga dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47335
Resumo: No ano de 2019 foi identificado na China o primeiro caso do novo Coronavírus (Covid-19), que se espalhou rapidamente no mundo todo, chegando ao Brasil em 2020. Desde então as escolas começaram a oferecer uma modalidade de ensino emergencial para todos os alunos da educação básica. Esse trabalho objetiva analisar por meio de pesquisas o cenário da pandemia COVID-19 na Educação Infantil pública brasileira, tentando analisar por meio de referência bibliográfica e documental quais os impactos causados aos alunos desse nível de ensino nas escolas públicas brasileiras, no que se refere as consequências dessa modalidade emergencial. A pesquisa foi realizada com base em pesquisa bibliográfica e documental, a metodologia aplicada foi por meio de análises de documentos referentes a pandemia. Conclui-se que por meio de pesquisas bibliográficas que o período pandêmico nos afeta e deixará marcas na trajetória da educação das crianças, pois o ensino emergencial foi realizado sem as condições materiais necessárias e tampouco sem considerar as desigualdades presentes no Brasil. Uma série de discussões poderá então surgir a partir desse cenário, questões sobre como ficará o ensino dessas crianças? Os professores prestaram assistências a todas as crianças? Teve qualidade no ensino? As crianças aprenderam alguma coisa? Nesse momento o que podemos de fato afirmar é que a desigualdade social ficou mais visível e que muitas escolas com seu corpo docente se esforçaram ao máximo para que todas essas indagações fossem positivas e que mesmo assim não foi o suficiente.
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