A prática dos jogos indígenas no ensino médio: A valorização destes povos nas aulas de Educação Física Escolar / The practice of indigenous games in high school: The valorization of these peoples in Physical Education classes
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4735 |
Resumo: | A Educação Física é um componente curricular obrigatório que versa sobre o corpo em movimento e as práticas corporais. Dentre os conteúdos da Educação Física escolar, podemos destacar os Jogos Indígenas, onde este tem pouco espaço dentro das escolas, mas é contemplado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial nas licenciaturas (BRASIL, 2015) que apontam como um dos princípios fundamentais na formação docente a questão da diversidade étnica. Compreendemos também a legitimidade do que nos sugere a Lei nº 11.645/2008 quando incluímos os Jogos Indígenas no currículo das escolas e nas aulas de Educação Física. Sobre a formação inicial em Educação Física é necessário que os cursos estabeleçam com a escola uma relação extremamente próxima para que se concretize com a prática docente uma formação mais adequada. Neste contexto, entram os programas formativos, dentre eles o Residência Pedagógica – RESPED. Programa este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo oportunizar a prática dos jogos indígenas na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do ensino médio de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Mossoró/RN. Para a coleta de dados foi realizado um questionário de treze perguntas fechadas em cento e trinta alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 18 anos, nas turmas em que foram oportunizadas as vivências sobre a temática. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados foi estabelecido duas categorias de análise, a título de informação: Práticas Indígenas nas aulas de Educação Física e Jogos Indígenas. Foi visto que as aulas sobre a cultura indígena eram realizadas em um ambiente amplo, onde trabalhava-se com uma metodologia seguindo uma sequência pedagógica, mas com materiais deixando um pouco a desejar. Partindo para os jogos indígenas, observou-se que os alunos desejavam a presença do conhecimento acerca dos jogos e a vivência destes, pois havia esta escassez em suas aulas. |
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A prática dos jogos indígenas no ensino médio: A valorização destes povos nas aulas de Educação Física Escolar / The practice of indigenous games in high school: The valorization of these peoples in Physical Education classesEducação Física EscolarInterdisciplinaridadeProgramas formativosJogos Indígenas.A Educação Física é um componente curricular obrigatório que versa sobre o corpo em movimento e as práticas corporais. Dentre os conteúdos da Educação Física escolar, podemos destacar os Jogos Indígenas, onde este tem pouco espaço dentro das escolas, mas é contemplado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial nas licenciaturas (BRASIL, 2015) que apontam como um dos princípios fundamentais na formação docente a questão da diversidade étnica. Compreendemos também a legitimidade do que nos sugere a Lei nº 11.645/2008 quando incluímos os Jogos Indígenas no currículo das escolas e nas aulas de Educação Física. Sobre a formação inicial em Educação Física é necessário que os cursos estabeleçam com a escola uma relação extremamente próxima para que se concretize com a prática docente uma formação mais adequada. Neste contexto, entram os programas formativos, dentre eles o Residência Pedagógica – RESPED. Programa este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo oportunizar a prática dos jogos indígenas na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do ensino médio de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Mossoró/RN. Para a coleta de dados foi realizado um questionário de treze perguntas fechadas em cento e trinta alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 18 anos, nas turmas em que foram oportunizadas as vivências sobre a temática. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados foi estabelecido duas categorias de análise, a título de informação: Práticas Indígenas nas aulas de Educação Física e Jogos Indígenas. Foi visto que as aulas sobre a cultura indígena eram realizadas em um ambiente amplo, onde trabalhava-se com uma metodologia seguindo uma sequência pedagógica, mas com materiais deixando um pouco a desejar. Partindo para os jogos indígenas, observou-se que os alunos desejavam a presença do conhecimento acerca dos jogos e a vivência destes, pois havia esta escassez em suas aulas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/473510.34117/bjdv5n11-232Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25766-25774Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25766-25774Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25766-257742525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4735/4367Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Antonio Daniel Neves deAraújo, João Carlos Leal dePereira, Rosevelt De MesquitaCarlos, Camila Ursulla Batista2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4735Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:57.851448Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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