O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luci dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Delizoicov, Nadir Castilhos, Cecco, Bruna Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868
Resumo: O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.
id UNOCHAPO-1_e1c37fd2041ae14ecbf0aa7b7cb95674
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4868
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa CatarinaO PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa CatarinaProfessorEscola indígenaProcessos formativosO presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.Unochapecó2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/486810.22196/rp.v22i0.4868Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868/3209Bernardi, Luci dos SantosDelizoicov, Nadir CastilhosCecco, Bruna Larissainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T20:52:38Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4868Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-29T20:52:38Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
title O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
spellingShingle O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
Bernardi, Luci dos Santos
Professor
Escola indígena
Processos formativos
title_short O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
title_full O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
title_fullStr O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
title_sort O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
author Bernardi, Luci dos Santos
author_facet Bernardi, Luci dos Santos
Delizoicov, Nadir Castilhos
Cecco, Bruna Larissa
author_role author
author2 Delizoicov, Nadir Castilhos
Cecco, Bruna Larissa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Luci dos Santos
Delizoicov, Nadir Castilhos
Cecco, Bruna Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Escola indígena
Processos formativos
topic Professor
Escola indígena
Processos formativos
description O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868
10.22196/rp.v22i0.4868
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868/3209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995534110720