Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chenek, Kamila Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zimmermann, Marlene Harger, Skupien, Suellen Vienscoski, Sousa, Jacy Aurelia Vieira de, Madruga, Bruna Pereira, Campos, Caroline Gonçalves Pustiglione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5534
Resumo: A educação passou por transformações desenvolvendo estratégias para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado, neste contexto a Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) constitui-se como uma modalidade de ensino-aprendizagem voltada ao treinamento de acadêmicos com aproximação da teoria e a prática. Objetivou-se neste estudo descrever as percepções do monitor quanto às suas práticas na avaliação das habilidades clínicas. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, pesquisa participante, baseado nas atividades desenvolvidas pelo monitor frente à Avaliação de Habilidades Clínicas. No total 10 (dez) acadêmicos monitores de diversas séries do curso de Enfermagem passaram pelo feedback após o término das atividades exercidas, onde foram questionados sobre a atuação do OSCE e sua contribuição para seu aprendizado, e instigados quanto à avaliação do OSCE no curso de Enfermagem e sugestões para melhorias, sendo possível descrever as percepções do aprendizado do monitor, direcionando-os ao um pensamento reflexivo, ressaltando a importância do ensino e aprendizado por meio da avaliação das habilidades clínicas em sua formação profissional.
id VERACRUZ-0_9a1cbb51f526b8e4dc9072af4191c4c2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5534
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's lookMonitorAprendizagemEnfermagem.A educação passou por transformações desenvolvendo estratégias para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado, neste contexto a Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) constitui-se como uma modalidade de ensino-aprendizagem voltada ao treinamento de acadêmicos com aproximação da teoria e a prática. Objetivou-se neste estudo descrever as percepções do monitor quanto às suas práticas na avaliação das habilidades clínicas. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, pesquisa participante, baseado nas atividades desenvolvidas pelo monitor frente à Avaliação de Habilidades Clínicas. No total 10 (dez) acadêmicos monitores de diversas séries do curso de Enfermagem passaram pelo feedback após o término das atividades exercidas, onde foram questionados sobre a atuação do OSCE e sua contribuição para seu aprendizado, e instigados quanto à avaliação do OSCE no curso de Enfermagem e sugestões para melhorias, sendo possível descrever as percepções do aprendizado do monitor, direcionando-os ao um pensamento reflexivo, ressaltando a importância do ensino e aprendizado por meio da avaliação das habilidades clínicas em sua formação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/553410.34117/bjdv5n12-252Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31637-31641Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31637-31641Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31637-316412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5534/5024Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessChenek, Kamila SilvaZimmermann, Marlene HargerSkupien, Suellen VienscoskiSousa, Jacy Aurelia Vieira deMadruga, Bruna PereiraCampos, Caroline Gonçalves Pustiglione2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5534Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:22.926304Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
title Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
spellingShingle Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
Chenek, Kamila Silva
Monitor
Aprendizagem
Enfermagem.
title_short Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
title_full Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
title_fullStr Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
title_full_unstemmed Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
title_sort Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look
author Chenek, Kamila Silva
author_facet Chenek, Kamila Silva
Zimmermann, Marlene Harger
Skupien, Suellen Vienscoski
Sousa, Jacy Aurelia Vieira de
Madruga, Bruna Pereira
Campos, Caroline Gonçalves Pustiglione
author_role author
author2 Zimmermann, Marlene Harger
Skupien, Suellen Vienscoski
Sousa, Jacy Aurelia Vieira de
Madruga, Bruna Pereira
Campos, Caroline Gonçalves Pustiglione
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chenek, Kamila Silva
Zimmermann, Marlene Harger
Skupien, Suellen Vienscoski
Sousa, Jacy Aurelia Vieira de
Madruga, Bruna Pereira
Campos, Caroline Gonçalves Pustiglione
dc.subject.por.fl_str_mv Monitor
Aprendizagem
Enfermagem.
topic Monitor
Aprendizagem
Enfermagem.
description A educação passou por transformações desenvolvendo estratégias para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado, neste contexto a Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) constitui-se como uma modalidade de ensino-aprendizagem voltada ao treinamento de acadêmicos com aproximação da teoria e a prática. Objetivou-se neste estudo descrever as percepções do monitor quanto às suas práticas na avaliação das habilidades clínicas. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, pesquisa participante, baseado nas atividades desenvolvidas pelo monitor frente à Avaliação de Habilidades Clínicas. No total 10 (dez) acadêmicos monitores de diversas séries do curso de Enfermagem passaram pelo feedback após o término das atividades exercidas, onde foram questionados sobre a atuação do OSCE e sua contribuição para seu aprendizado, e instigados quanto à avaliação do OSCE no curso de Enfermagem e sugestões para melhorias, sendo possível descrever as percepções do aprendizado do monitor, direcionando-os ao um pensamento reflexivo, ressaltando a importância do ensino e aprendizado por meio da avaliação das habilidades clínicas em sua formação profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5534
10.34117/bjdv5n12-252
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5534
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5534/5024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31637-31641
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31637-31641
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31637-31641
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645434284933120