PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves da Silva, Ana Karoline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Oliveira, Célida Juliana, Bezerra Gomes, Emiliana, Dias Soares Machado, Lucas, de Freitas Lavor, Simony, Lustoza Xavier, Samyra Paula, Costa Ferreira Soares, Paloma, Parente Garcia Alencar, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951
Resumo: Objetivou-se conhecer a percepção de discentes e docentes sobre a monitoria acadêmica na formação em Enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em uma universidade pública do estado do Ceará, com 17 monitores e seis docentes vinculados ao curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados a partir de grupo focal com discentes e entrevistas com docentes, balizados por um roteiro semiestruturado. Para a organização do material, foi feita análise de conteúdo, da qual emergiram duas categorias temáticas: a monitoria acadêmica na perspectiva discente e a monitoria acadêmica na perspectiva docente. Na perspectiva discente, essa prática de apoio pedagógico promove a consolidação de competências profissionais como aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da comunicação, postura, criatividade e fortalecimento das relações interpessoais, interação, responsabilidade e organização. Na perspectiva dos docentes, essa prática incentiva a docência, o desenvolvimento da comunicação, liderança, criatividade, postura e contribui na resolução de problemas. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma prática relevante durante a graduação e, dessa forma, deve receber maiores incentivos institucionais, visto contribuir no processo ensino-aprendizagem da tríade discentes apoiados pedagogicamente, docentes e monitores.
id SOBENFE-1_13311600709420a942c6bacb354c793e
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1951
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Monitoria acadêmicaProcesso ensino-aprendizagemEnfermagemObjetivou-se conhecer a percepção de discentes e docentes sobre a monitoria acadêmica na formação em Enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em uma universidade pública do estado do Ceará, com 17 monitores e seis docentes vinculados ao curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados a partir de grupo focal com discentes e entrevistas com docentes, balizados por um roteiro semiestruturado. Para a organização do material, foi feita análise de conteúdo, da qual emergiram duas categorias temáticas: a monitoria acadêmica na perspectiva discente e a monitoria acadêmica na perspectiva docente. Na perspectiva discente, essa prática de apoio pedagógico promove a consolidação de competências profissionais como aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da comunicação, postura, criatividade e fortalecimento das relações interpessoais, interação, responsabilidade e organização. Na perspectiva dos docentes, essa prática incentiva a docência, o desenvolvimento da comunicação, liderança, criatividade, postura e contribui na resolução de problemas. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma prática relevante durante a graduação e, dessa forma, deve receber maiores incentivos institucionais, visto contribuir no processo ensino-aprendizagem da tríade discentes apoiados pedagogicamente, docentes e monitores.SOBENFeE2023-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/195110.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1951Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 3 (2023): jul. ago. set.; e023155Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 3 (2023): jul. ago. set.; e0231552447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1982https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1983Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Dermehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Silva, Ana Karolinede Oliveira, Célida JulianaBezerra Gomes, EmilianaDias Soares Machado, Lucasde Freitas Lavor, SimonyLustoza Xavier, Samyra PaulaCosta Ferreira Soares, PalomaParente Garcia Alencar, Ana Maria2023-09-05T13:51:54Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1951Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-09-05T13:51:54Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
spellingShingle PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Alves da Silva, Ana Karoline
Monitoria acadêmica
Processo ensino-aprendizagem
Enfermagem
title_short PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_fullStr PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_sort PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
author Alves da Silva, Ana Karoline
author_facet Alves da Silva, Ana Karoline
de Oliveira, Célida Juliana
Bezerra Gomes, Emiliana
Dias Soares Machado, Lucas
de Freitas Lavor, Simony
Lustoza Xavier, Samyra Paula
Costa Ferreira Soares, Paloma
Parente Garcia Alencar, Ana Maria
author_role author
author2 de Oliveira, Célida Juliana
Bezerra Gomes, Emiliana
Dias Soares Machado, Lucas
de Freitas Lavor, Simony
Lustoza Xavier, Samyra Paula
Costa Ferreira Soares, Paloma
Parente Garcia Alencar, Ana Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves da Silva, Ana Karoline
de Oliveira, Célida Juliana
Bezerra Gomes, Emiliana
Dias Soares Machado, Lucas
de Freitas Lavor, Simony
Lustoza Xavier, Samyra Paula
Costa Ferreira Soares, Paloma
Parente Garcia Alencar, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria acadêmica
Processo ensino-aprendizagem
Enfermagem
topic Monitoria acadêmica
Processo ensino-aprendizagem
Enfermagem
description Objetivou-se conhecer a percepção de discentes e docentes sobre a monitoria acadêmica na formação em Enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em uma universidade pública do estado do Ceará, com 17 monitores e seis docentes vinculados ao curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados a partir de grupo focal com discentes e entrevistas com docentes, balizados por um roteiro semiestruturado. Para a organização do material, foi feita análise de conteúdo, da qual emergiram duas categorias temáticas: a monitoria acadêmica na perspectiva discente e a monitoria acadêmica na perspectiva docente. Na perspectiva discente, essa prática de apoio pedagógico promove a consolidação de competências profissionais como aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da comunicação, postura, criatividade e fortalecimento das relações interpessoais, interação, responsabilidade e organização. Na perspectiva dos docentes, essa prática incentiva a docência, o desenvolvimento da comunicação, liderança, criatividade, postura e contribui na resolução de problemas. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma prática relevante durante a graduação e, dessa forma, deve receber maiores incentivos institucionais, visto contribuir no processo ensino-aprendizagem da tríade discentes apoiados pedagogicamente, docentes e monitores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951
10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1951
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1982
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 3 (2023): jul. ago. set.; e023155
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 3 (2023): jul. ago. set.; e023155
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797521464393728