PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951 |
Resumo: | Objetivou-se conhecer a percepção de discentes e docentes sobre a monitoria acadêmica na formação em Enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em uma universidade pública do estado do Ceará, com 17 monitores e seis docentes vinculados ao curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados a partir de grupo focal com discentes e entrevistas com docentes, balizados por um roteiro semiestruturado. Para a organização do material, foi feita análise de conteúdo, da qual emergiram duas categorias temáticas: a monitoria acadêmica na perspectiva discente e a monitoria acadêmica na perspectiva docente. Na perspectiva discente, essa prática de apoio pedagógico promove a consolidação de competências profissionais como aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da comunicação, postura, criatividade e fortalecimento das relações interpessoais, interação, responsabilidade e organização. Na perspectiva dos docentes, essa prática incentiva a docência, o desenvolvimento da comunicação, liderança, criatividade, postura e contribui na resolução de problemas. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma prática relevante durante a graduação e, dessa forma, deve receber maiores incentivos institucionais, visto contribuir no processo ensino-aprendizagem da tríade discentes apoiados pedagogicamente, docentes e monitores. |
id |
SOBENFE-1_13311600709420a942c6bacb354c793e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1951 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Monitoria acadêmicaProcesso ensino-aprendizagemEnfermagemObjetivou-se conhecer a percepção de discentes e docentes sobre a monitoria acadêmica na formação em Enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em uma universidade pública do estado do Ceará, com 17 monitores e seis docentes vinculados ao curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados a partir de grupo focal com discentes e entrevistas com docentes, balizados por um roteiro semiestruturado. Para a organização do material, foi feita análise de conteúdo, da qual emergiram duas categorias temáticas: a monitoria acadêmica na perspectiva discente e a monitoria acadêmica na perspectiva docente. Na perspectiva discente, essa prática de apoio pedagógico promove a consolidação de competências profissionais como aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da comunicação, postura, criatividade e fortalecimento das relações interpessoais, interação, responsabilidade e organização. Na perspectiva dos docentes, essa prática incentiva a docência, o desenvolvimento da comunicação, liderança, criatividade, postura e contribui na resolução de problemas. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma prática relevante durante a graduação e, dessa forma, deve receber maiores incentivos institucionais, visto contribuir no processo ensino-aprendizagem da tríade discentes apoiados pedagogicamente, docentes e monitores.SOBENFeE2023-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/195110.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1951Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 3 (2023): jul. ago. set.; e023155Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 3 (2023): jul. ago. set.; e0231552447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1982https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1983Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Dermehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Silva, Ana Karolinede Oliveira, Célida JulianaBezerra Gomes, EmilianaDias Soares Machado, Lucasde Freitas Lavor, SimonyLustoza Xavier, Samyra PaulaCosta Ferreira Soares, PalomaParente Garcia Alencar, Ana Maria2023-09-05T13:51:54Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1951Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-09-05T13:51:54Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Alves da Silva, Ana Karoline Monitoria acadêmica Processo ensino-aprendizagem Enfermagem |
title_short |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM |
author |
Alves da Silva, Ana Karoline |
author_facet |
Alves da Silva, Ana Karoline de Oliveira, Célida Juliana Bezerra Gomes, Emiliana Dias Soares Machado, Lucas de Freitas Lavor, Simony Lustoza Xavier, Samyra Paula Costa Ferreira Soares, Paloma Parente Garcia Alencar, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Célida Juliana Bezerra Gomes, Emiliana Dias Soares Machado, Lucas de Freitas Lavor, Simony Lustoza Xavier, Samyra Paula Costa Ferreira Soares, Paloma Parente Garcia Alencar, Ana Maria |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves da Silva, Ana Karoline de Oliveira, Célida Juliana Bezerra Gomes, Emiliana Dias Soares Machado, Lucas de Freitas Lavor, Simony Lustoza Xavier, Samyra Paula Costa Ferreira Soares, Paloma Parente Garcia Alencar, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria acadêmica Processo ensino-aprendizagem Enfermagem |
topic |
Monitoria acadêmica Processo ensino-aprendizagem Enfermagem |
description |
Objetivou-se conhecer a percepção de discentes e docentes sobre a monitoria acadêmica na formação em Enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em uma universidade pública do estado do Ceará, com 17 monitores e seis docentes vinculados ao curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados a partir de grupo focal com discentes e entrevistas com docentes, balizados por um roteiro semiestruturado. Para a organização do material, foi feita análise de conteúdo, da qual emergiram duas categorias temáticas: a monitoria acadêmica na perspectiva discente e a monitoria acadêmica na perspectiva docente. Na perspectiva discente, essa prática de apoio pedagógico promove a consolidação de competências profissionais como aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da comunicação, postura, criatividade e fortalecimento das relações interpessoais, interação, responsabilidade e organização. Na perspectiva dos docentes, essa prática incentiva a docência, o desenvolvimento da comunicação, liderança, criatividade, postura e contribui na resolução de problemas. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma prática relevante durante a graduação e, dessa forma, deve receber maiores incentivos institucionais, visto contribuir no processo ensino-aprendizagem da tríade discentes apoiados pedagogicamente, docentes e monitores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951 10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1951 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1982 https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1951/1983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 3 (2023): jul. ago. set.; e023155 Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 3 (2023): jul. ago. set.; e023155 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1796797521464393728 |