Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Tiago Clarimundo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Amanda Grotto, Vilalba, Gisele da Silva Almeida, Ferreira, Henrique Carvalho, Mota, Jefferson Paulo Borges, Silva, Lara Louise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n2-012
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612
Resumo: É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos.
id VERACRUZ-0_9bd3574aaec410a74357f9debbc13991
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6612
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualizationEnsino de FísicaEducação Científica para a CidadaniaENEM.É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/661210.34117/bjdv6n2-012Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 5513-5519Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 5513-5519Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 5513-55192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612/5828Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Tiago ClarimundoCarvalho, Amanda GrottoVilalba, Gisele da Silva AlmeidaFerreira, Henrique CarvalhoMota, Jefferson Paulo BorgesSilva, Lara Louise2020-03-18T16:24:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6612Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:57.598855Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
title Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
spellingShingle Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
Ramos, Tiago Clarimundo
Ensino de Física
Educação Científica para a Cidadania
ENEM.
Ramos, Tiago Clarimundo
Ensino de Física
Educação Científica para a Cidadania
ENEM.
title_short Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
title_full Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
title_fullStr Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
title_full_unstemmed Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
title_sort Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
author Ramos, Tiago Clarimundo
author_facet Ramos, Tiago Clarimundo
Ramos, Tiago Clarimundo
Carvalho, Amanda Grotto
Vilalba, Gisele da Silva Almeida
Ferreira, Henrique Carvalho
Mota, Jefferson Paulo Borges
Silva, Lara Louise
Carvalho, Amanda Grotto
Vilalba, Gisele da Silva Almeida
Ferreira, Henrique Carvalho
Mota, Jefferson Paulo Borges
Silva, Lara Louise
author_role author
author2 Carvalho, Amanda Grotto
Vilalba, Gisele da Silva Almeida
Ferreira, Henrique Carvalho
Mota, Jefferson Paulo Borges
Silva, Lara Louise
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Tiago Clarimundo
Carvalho, Amanda Grotto
Vilalba, Gisele da Silva Almeida
Ferreira, Henrique Carvalho
Mota, Jefferson Paulo Borges
Silva, Lara Louise
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Educação Científica para a Cidadania
ENEM.
topic Ensino de Física
Educação Científica para a Cidadania
ENEM.
description É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612
10.34117/bjdv6n2-012
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612/5828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 5513-5519
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 5513-5519
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 5513-5519
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183807705415680
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n2-012