Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n2-012 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612 |
Resumo: | É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos. |
id |
VERACRUZ-0_9bd3574aaec410a74357f9debbc13991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6612 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualizationEnsino de FísicaEducação Científica para a CidadaniaENEM.É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/661210.34117/bjdv6n2-012Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 5513-5519Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 5513-5519Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 5513-55192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612/5828Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Tiago ClarimundoCarvalho, Amanda GrottoVilalba, Gisele da Silva AlmeidaFerreira, Henrique CarvalhoMota, Jefferson Paulo BorgesSilva, Lara Louise2020-03-18T16:24:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6612Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:57.598855Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
title |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
spellingShingle |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization Ramos, Tiago Clarimundo Ensino de Física Educação Científica para a Cidadania ENEM. Ramos, Tiago Clarimundo Ensino de Física Educação Científica para a Cidadania ENEM. |
title_short |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
title_full |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
title_fullStr |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
title_full_unstemmed |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
title_sort |
Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization |
author |
Ramos, Tiago Clarimundo |
author_facet |
Ramos, Tiago Clarimundo Ramos, Tiago Clarimundo Carvalho, Amanda Grotto Vilalba, Gisele da Silva Almeida Ferreira, Henrique Carvalho Mota, Jefferson Paulo Borges Silva, Lara Louise Carvalho, Amanda Grotto Vilalba, Gisele da Silva Almeida Ferreira, Henrique Carvalho Mota, Jefferson Paulo Borges Silva, Lara Louise |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Amanda Grotto Vilalba, Gisele da Silva Almeida Ferreira, Henrique Carvalho Mota, Jefferson Paulo Borges Silva, Lara Louise |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Tiago Clarimundo Carvalho, Amanda Grotto Vilalba, Gisele da Silva Almeida Ferreira, Henrique Carvalho Mota, Jefferson Paulo Borges Silva, Lara Louise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Educação Científica para a Cidadania ENEM. |
topic |
Ensino de Física Educação Científica para a Cidadania ENEM. |
description |
É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612 10.34117/bjdv6n2-012 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6612/5828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 5513-5519 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 5513-5519 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 5513-5519 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183807705415680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-012 |