Educação infantil: a multiculturalidade na organização curricular com os campos de experiencias da base nacional comum curricular (BNCC)/ Child education: multiculturality in the cur-ricular organization with the common national curricular basis (BNCC) experience fields

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cleide da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Diogenes Jose Gusmao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5133
Resumo: O presente artigo traz uma abordagem reflexiva sobre um assunto muito recorrente no último ano: a Base Nacional Comum Curricular a (BNCC) e suas implicações positivas na Educação Infantil, onde o referido documento reforça a organização curricular e normatiza as atividades nesta etapa com pilares firmados em Direitos de Aprendizagens com premissas em seis bases que são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, a serem desenvolvidos no contexto concreto de experimentos que propicie a criança aprendente a desenvolver-se por meio do qual a BNCC sabiamente apresenta como “campos de experiências” estratégia didática que sempre fora defendida  por precursores da pedagogia ativa e por vários pensadores dentre eles o suíço Jean Piaget (1896-1980) que sendo psicólogo não mediu esforços em contribuir para educação no que cerne o desenvolvimento cognitivo da criança e as brasileiras Santa Marli Pires dos Santos mestre em educação(2006), Dulce Regina Mesquita da Cruz especialista em educação(2006) ambas defendem a importância da ludicidade prática na Educação Infantil. Tudo voltado para um olhar que reflita na importância da elaboração de atividades e estratégias didáticas para o trabalho com o multiculturalismo na educação infantil por todos envolvidos neste processo, por se acreditar que nesta etapa da educação há uma predisposição para formação de caráter que perdure por toda existência do ser humano
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