Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51 |
Resumo: | A transmissão de tradições simbólicas perdeu importânciae espaço no cenário educativo desde o início do séculoXX. Inspirado em apontamentos da filósofa e teóricapolítica Hannah Arendt, este artigo tem primeiramentea intenção de ponderar as razões para tal inflexão noideário pedagógico, discutindo em que medida o legadocultural acumulado pela humanidade pode impulsionar asnovas gerações na construção de um futuro interessante.Na segunda parte, apresentamos uma vinheta sobre umadolescente atendido pelo Grupo de Apoio à EscolarizaçãoTrapézio. Relatamos alguns dos efeitos que a transmissãode um determinado conteúdo literário herdado daAntiguidade teve para esse menino que se encontravaparalisado, no lugar daquele que não pode aprender. |
id |
VERACRUZ-0_9d1ead31ae190e2f25f4964c6c0ba345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/51 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educarA transmissão de tradições simbólicas perdeu importânciae espaço no cenário educativo desde o início do séculoXX. Inspirado em apontamentos da filósofa e teóricapolítica Hannah Arendt, este artigo tem primeiramentea intenção de ponderar as razões para tal inflexão noideário pedagógico, discutindo em que medida o legadocultural acumulado pela humanidade pode impulsionar asnovas gerações na construção de um futuro interessante.Na segunda parte, apresentamos uma vinheta sobre umadolescente atendido pelo Grupo de Apoio à EscolarizaçãoTrapézio. Relatamos alguns dos efeitos que a transmissãode um determinado conteúdo literário herdado daAntiguidade teve para esse menino que se encontravaparalisado, no lugar daquele que não pode aprender.Vera CruzKubric, Simone2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/5110.14212/veras.vol1.n2.ano2011.art51Veras; v. 1, n. 2 (2011); 111-1242236-572910.14212/veras.vol1.n2.ano2011reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51/32info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:41:08ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
title |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
spellingShingle |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar Kubric, Simone |
title_short |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
title_full |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
title_fullStr |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
title_full_unstemmed |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
title_sort |
Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar |
author |
Kubric, Simone |
author_facet |
Kubric, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kubric, Simone |
description |
A transmissão de tradições simbólicas perdeu importânciae espaço no cenário educativo desde o início do séculoXX. Inspirado em apontamentos da filósofa e teóricapolítica Hannah Arendt, este artigo tem primeiramentea intenção de ponderar as razões para tal inflexão noideário pedagógico, discutindo em que medida o legadocultural acumulado pela humanidade pode impulsionar asnovas gerações na construção de um futuro interessante.Na segunda parte, apresentamos uma vinheta sobre umadolescente atendido pelo Grupo de Apoio à EscolarizaçãoTrapézio. Relatamos alguns dos efeitos que a transmissãode um determinado conteúdo literário herdado daAntiguidade teve para esse menino que se encontravaparalisado, no lugar daquele que não pode aprender. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51 10.14212/veras.vol1.n2.ano2011.art51 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol1.n2.ano2011.art51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 1, n. 2 (2011); 111-124 2236-5729 10.14212/veras.vol1.n2.ano2011 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792182956032 |