Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubric, Simone
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51
Resumo: A transmissão de tradições simbólicas perdeu importânciae espaço no cenário educativo desde o início do séculoXX. Inspirado em apontamentos da filósofa e teóricapolítica Hannah Arendt, este artigo tem primeiramentea intenção de ponderar as razões para tal inflexão noideário pedagógico, discutindo em que medida o legadocultural acumulado pela humanidade pode impulsionar asnovas gerações na construção de um futuro interessante.Na segunda parte, apresentamos uma vinheta sobre umadolescente atendido pelo Grupo de Apoio à EscolarizaçãoTrapézio. Relatamos alguns dos efeitos que a transmissãode um determinado conteúdo literário herdado daAntiguidade teve para esse menino que se encontravaparalisado, no lugar daquele que não pode aprender.
id VERACRUZ-0_9d1ead31ae190e2f25f4964c6c0ba345
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/51
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educarA transmissão de tradições simbólicas perdeu importânciae espaço no cenário educativo desde o início do séculoXX. Inspirado em apontamentos da filósofa e teóricapolítica Hannah Arendt, este artigo tem primeiramentea intenção de ponderar as razões para tal inflexão noideário pedagógico, discutindo em que medida o legadocultural acumulado pela humanidade pode impulsionar asnovas gerações na construção de um futuro interessante.Na segunda parte, apresentamos uma vinheta sobre umadolescente atendido pelo Grupo de Apoio à EscolarizaçãoTrapézio. Relatamos alguns dos efeitos que a transmissãode um determinado conteúdo literário herdado daAntiguidade teve para esse menino que se encontravaparalisado, no lugar daquele que não pode aprender.Vera CruzKubric, Simone2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/5110.14212/veras.vol1.n2.ano2011.art51Veras; v. 1, n. 2 (2011); 111-1242236-572910.14212/veras.vol1.n2.ano2011reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51/32info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:41:08ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
title Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
spellingShingle Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
Kubric, Simone
title_short Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
title_full Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
title_fullStr Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
title_full_unstemmed Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
title_sort Trilhas entre o passado e o futuro: considerações sobre a tarefa de educar
author Kubric, Simone
author_facet Kubric, Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubric, Simone
description A transmissão de tradições simbólicas perdeu importânciae espaço no cenário educativo desde o início do séculoXX. Inspirado em apontamentos da filósofa e teóricapolítica Hannah Arendt, este artigo tem primeiramentea intenção de ponderar as razões para tal inflexão noideário pedagógico, discutindo em que medida o legadocultural acumulado pela humanidade pode impulsionar asnovas gerações na construção de um futuro interessante.Na segunda parte, apresentamos uma vinheta sobre umadolescente atendido pelo Grupo de Apoio à EscolarizaçãoTrapézio. Relatamos alguns dos efeitos que a transmissãode um determinado conteúdo literário herdado daAntiguidade teve para esse menino que se encontravaparalisado, no lugar daquele que não pode aprender.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51
10.14212/veras.vol1.n2.ano2011.art51
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol1.n2.ano2011.art51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/51/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 1, n. 2 (2011); 111-124
2236-5729
10.14212/veras.vol1.n2.ano2011
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792182956032