Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Silvana Souza Peres, Bretanha, Milena Rodrigues Rocha, Neumann, Carolina Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas pedagógicas realizadas no âmbito da Educação Infantil na perspectiva do letramento a partir de ações pensadas e organizadas dentro do PIBID em escolas infantis municipais de Jaguarão. A metodologia utilizada baseia-se na construção de um plano de trabalho, anual, organizado e construído, coletivamente, pelo grupo de bolsistas e supervisora com a intenção de subsidiar os planejamentos diários. Buscamos, assim, propiciar às crianças situações de contato com diferentes gêneros textuais apresentando seus autores, utilizando entonações, pausas, ênfases nas colocações, trabalho com rótulos, releitura do livro, construção de textos coletivos. Como resultado foi possível observar que as situações de leitura podem causar e despertar diferentes emoções nas crianças fazendo-as se manifestarem distintamente em suas ações, pois a partir de um mesmo texto lido, nos fazendo acreditar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, juntamente com as professoras de turma e supervisoras de área com os alunos da Educação Infantil tem papel primordial na construção de leitores. 
id VERACRUZ-0_9dd75c905045b1d82070857578363ca1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33847
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantilEducação InfantilIniciação à DocênciaLetramentoPIBID.Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas pedagógicas realizadas no âmbito da Educação Infantil na perspectiva do letramento a partir de ações pensadas e organizadas dentro do PIBID em escolas infantis municipais de Jaguarão. A metodologia utilizada baseia-se na construção de um plano de trabalho, anual, organizado e construído, coletivamente, pelo grupo de bolsistas e supervisora com a intenção de subsidiar os planejamentos diários. Buscamos, assim, propiciar às crianças situações de contato com diferentes gêneros textuais apresentando seus autores, utilizando entonações, pausas, ênfases nas colocações, trabalho com rótulos, releitura do livro, construção de textos coletivos. Como resultado foi possível observar que as situações de leitura podem causar e despertar diferentes emoções nas crianças fazendo-as se manifestarem distintamente em suas ações, pois a partir de um mesmo texto lido, nos fazendo acreditar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, juntamente com as professoras de turma e supervisoras de área com os alunos da Educação Infantil tem papel primordial na construção de leitores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3384710.34117/bjdv7n8-062Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76613-76619Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76613-76619Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76613-766192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Patrícia dos Santosde Oliveira, Silvana Souza PeresBretanha, Milena Rodrigues RochaNeumann, Carolina Pinheiro2021-09-16T20:49:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:46.150733Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
title Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
spellingShingle Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
Moura, Patrícia dos Santos
Educação Infantil
Iniciação à Docência
Letramento
PIBID.
title_short Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
title_full Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
title_fullStr Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
title_full_unstemmed Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
title_sort Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
author Moura, Patrícia dos Santos
author_facet Moura, Patrícia dos Santos
de Oliveira, Silvana Souza Peres
Bretanha, Milena Rodrigues Rocha
Neumann, Carolina Pinheiro
author_role author
author2 de Oliveira, Silvana Souza Peres
Bretanha, Milena Rodrigues Rocha
Neumann, Carolina Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Patrícia dos Santos
de Oliveira, Silvana Souza Peres
Bretanha, Milena Rodrigues Rocha
Neumann, Carolina Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Iniciação à Docência
Letramento
PIBID.
topic Educação Infantil
Iniciação à Docência
Letramento
PIBID.
description Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas pedagógicas realizadas no âmbito da Educação Infantil na perspectiva do letramento a partir de ações pensadas e organizadas dentro do PIBID em escolas infantis municipais de Jaguarão. A metodologia utilizada baseia-se na construção de um plano de trabalho, anual, organizado e construído, coletivamente, pelo grupo de bolsistas e supervisora com a intenção de subsidiar os planejamentos diários. Buscamos, assim, propiciar às crianças situações de contato com diferentes gêneros textuais apresentando seus autores, utilizando entonações, pausas, ênfases nas colocações, trabalho com rótulos, releitura do livro, construção de textos coletivos. Como resultado foi possível observar que as situações de leitura podem causar e despertar diferentes emoções nas crianças fazendo-as se manifestarem distintamente em suas ações, pois a partir de um mesmo texto lido, nos fazendo acreditar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, juntamente com as professoras de turma e supervisoras de área com os alunos da Educação Infantil tem papel primordial na construção de leitores. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847
10.34117/bjdv7n8-062
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76613-76619
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76613-76619
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76613-76619
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549767753728