Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Márcia Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n11-020
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271
Resumo: A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender quais orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista, entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de investigação de fundo histórico, documental e bibliográfica a ser desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião,  organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Serão enfatizadas as orientações metodológicas, advindos da Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto “matrizes” teóricas de formação. Buscaremos refletir em que medida o curso de formação da FFCL, da USP contribuiu para promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia.
id VERACRUZ-0_a093236ab3973a958cc1fec0bdf1b8b1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19271
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)formação de professores de Geografiaensino de Geografiametodologias de ensino em GeografiaA pesquisa tem como objetivo identificar e compreender quais orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista, entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de investigação de fundo histórico, documental e bibliográfica a ser desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião,  organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Serão enfatizadas as orientações metodológicas, advindos da Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto “matrizes” teóricas de formação. Buscaremos refletir em que medida o curso de formação da FFCL, da USP contribuiu para promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1927110.34117/bjdv6n11-020Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84469-84477Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84469-84477Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84469-844772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271/15467Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Márcia Cristina de Oliveira2020-12-16T11:07:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19271Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:56.746591Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
title Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
spellingShingle Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
Mello, Márcia Cristina de Oliveira
formação de professores de Geografia
ensino de Geografia
metodologias de ensino em Geografia
Mello, Márcia Cristina de Oliveira
formação de professores de Geografia
ensino de Geografia
metodologias de ensino em Geografia
title_short Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
title_full Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
title_fullStr Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
title_full_unstemmed Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
title_sort Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
author Mello, Márcia Cristina de Oliveira
author_facet Mello, Márcia Cristina de Oliveira
Mello, Márcia Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Márcia Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores de Geografia
ensino de Geografia
metodologias de ensino em Geografia
topic formação de professores de Geografia
ensino de Geografia
metodologias de ensino em Geografia
description A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender quais orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista, entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de investigação de fundo histórico, documental e bibliográfica a ser desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião,  organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Serão enfatizadas as orientações metodológicas, advindos da Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto “matrizes” teóricas de formação. Buscaremos refletir em que medida o curso de formação da FFCL, da USP contribuiu para promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271
10.34117/bjdv6n11-020
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271/15467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84469-84477
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84469-84477
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84469-84477
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183608118411264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n11-020