Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n11-020 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender quais orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista, entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de investigação de fundo histórico, documental e bibliográfica a ser desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Serão enfatizadas as orientações metodológicas, advindos da Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto “matrizes” teóricas de formação. Buscaremos refletir em que medida o curso de formação da FFCL, da USP contribuiu para promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia. |
id |
VERACRUZ-0_a093236ab3973a958cc1fec0bdf1b8b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19271 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960)formação de professores de Geografiaensino de Geografiametodologias de ensino em GeografiaA pesquisa tem como objetivo identificar e compreender quais orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista, entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de investigação de fundo histórico, documental e bibliográfica a ser desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Serão enfatizadas as orientações metodológicas, advindos da Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto “matrizes” teóricas de formação. Buscaremos refletir em que medida o curso de formação da FFCL, da USP contribuiu para promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1927110.34117/bjdv6n11-020Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84469-84477Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84469-84477Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84469-844772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271/15467Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Márcia Cristina de Oliveira2020-12-16T11:07:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19271Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:56.746591Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
title |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
spellingShingle |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) Mello, Márcia Cristina de Oliveira formação de professores de Geografia ensino de Geografia metodologias de ensino em Geografia Mello, Márcia Cristina de Oliveira formação de professores de Geografia ensino de Geografia metodologias de ensino em Geografia |
title_short |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
title_full |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
title_fullStr |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
title_sort |
Formação de professores de geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / Geography teacher training at USP for secondary education of the paulista school (1934-1960) |
author |
Mello, Márcia Cristina de Oliveira |
author_facet |
Mello, Márcia Cristina de Oliveira Mello, Márcia Cristina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Márcia Cristina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores de Geografia ensino de Geografia metodologias de ensino em Geografia |
topic |
formação de professores de Geografia ensino de Geografia metodologias de ensino em Geografia |
description |
A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender quais orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista, entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de investigação de fundo histórico, documental e bibliográfica a ser desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Serão enfatizadas as orientações metodológicas, advindos da Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto “matrizes” teóricas de formação. Buscaremos refletir em que medida o curso de formação da FFCL, da USP contribuiu para promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271 10.34117/bjdv6n11-020 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19271/15467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84469-84477 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84469-84477 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84469-84477 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183608118411264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-020 |