Didática da Geografia a partir das orientações metodológicas presentes no curso de formação de professores da FFCL da USP (1934-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Márcia Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200442
Resumo: Resumo: Na pesquisa concluída anteriormente ‘‘Orientações metodológicas destinadas aos professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960)” destacamos as primeiras impressões sobre o papel fundamental que o curso da USP desempenhou para promover o que hoje entendemos sobre a prática do ensino de Geografia, especialmente por meio da participação na organização interna da Didática da Geografia em nosso país. Do seleto grupo de professores formados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, entre as décadas de 1930 e 1960, surgiu uma geração de brilhantes geógrafos docentes, dentre eles destacaremos, na continuidade da pesquisa, a figura da professora Amélia Americano Domingues de Castro. A professora Amélia foi pioneira nesta área e se destacou por introduzir as ideias de Jean Piaget no curso de formação inicial docente em Geografia. Certamente a matriz caracterizada pela orientação escolanovista da época teve inúmeras variáveis, cujas versões é preciso ainda investigar para compreendermos o presente e as múltiplas angústias do pensar o como “fazer” o ensino de Geografia nas escolas. Neste sentido, temos como objetivos identificar e compreender aspectos da Didática da Geografia constituída no contexto da Escola Nova, a partir das orientações contidas no Curso de formação de professores de Geografia da FFCL da USP, ampliando conhecimentos sobre a contribuição da professora Amélia à Didática da Geografia, no que se refere a sua matriz escolanovista e piagetiana, por meio da análise das orientações metodológicas que estruturaram o seu pensamento, articuladamente aos elementos da prática pedagógica: o aluno (que aprende); o professor; e o conhecimento geográfico.
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