Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363 |
Resumo: | A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos em um contexto de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, surgindo assim a problemática do estudo: Como se desenvolveram as práticas pedagógicas com a utilização das TICs nas aulas remotas emergenciais? O objetivo do estudo foi analisar a prática docente e o uso dos recursos digitais no ensino remoto, e como objetivos específicos, verificar como os professores adaptaram sua prática presencial para o contexto remoto. Identificar ferramentas e estratégias utilizadas, assim como comparar os desafios e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos em ambas as áreas. Procurou-se responder a problemática do estudo à luz de teóricos contemporâneos como Bacich (2015), Santos (2014) e Moran (2015). A metodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os 119 docentes da área de humanidades e saúde de sete estados brasileiros, contatados via redes sociais, responderam a um questionário no Google Forms, com questões relacionadas a frequência e habilidades na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, de estratégias e metodologias utilizadas em ambiente remoto. Assim como a participação em cursos e encontros de capacitação para uso das TICs. Concluiu-se com o estudo que os docentes acreditam que o processo educacional está se modificando e a tecnologia vem se tornando aliada no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se a necessidade de formação e capacitação docente para o uso das TICs para novas estratégias e novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e metodologias ativas, como PBL e gamificação para condução do aluno ao centro do aprendizado. |
id |
VERACRUZ-0_a0f57a1d62a78b713f638ea90b752d02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43363 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and healthPráticas pedagógicasTecnologias de Informação e ComunicaçãoEstratégias PedagógicasEnsino Remoto.A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos em um contexto de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, surgindo assim a problemática do estudo: Como se desenvolveram as práticas pedagógicas com a utilização das TICs nas aulas remotas emergenciais? O objetivo do estudo foi analisar a prática docente e o uso dos recursos digitais no ensino remoto, e como objetivos específicos, verificar como os professores adaptaram sua prática presencial para o contexto remoto. Identificar ferramentas e estratégias utilizadas, assim como comparar os desafios e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos em ambas as áreas. Procurou-se responder a problemática do estudo à luz de teóricos contemporâneos como Bacich (2015), Santos (2014) e Moran (2015). A metodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os 119 docentes da área de humanidades e saúde de sete estados brasileiros, contatados via redes sociais, responderam a um questionário no Google Forms, com questões relacionadas a frequência e habilidades na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, de estratégias e metodologias utilizadas em ambiente remoto. Assim como a participação em cursos e encontros de capacitação para uso das TICs. Concluiu-se com o estudo que os docentes acreditam que o processo educacional está se modificando e a tecnologia vem se tornando aliada no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se a necessidade de formação e capacitação docente para o uso das TICs para novas estratégias e novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e metodologias ativas, como PBL e gamificação para condução do aluno ao centro do aprendizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4336310.34117/bjdv8n1-501Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 7442-7451Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 7442-7451Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 7442-74512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFleury, Patrícia FonsecaPossolli, Gabriela Eyng2022-04-28T19:36:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43363Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:18.401444Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
title |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
spellingShingle |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health Fleury, Patrícia Fonseca Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação Estratégias Pedagógicas Ensino Remoto. |
title_short |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
title_full |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
title_fullStr |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
title_full_unstemmed |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
title_sort |
Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health |
author |
Fleury, Patrícia Fonseca |
author_facet |
Fleury, Patrícia Fonseca Possolli, Gabriela Eyng |
author_role |
author |
author2 |
Possolli, Gabriela Eyng |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleury, Patrícia Fonseca Possolli, Gabriela Eyng |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação Estratégias Pedagógicas Ensino Remoto. |
topic |
Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação Estratégias Pedagógicas Ensino Remoto. |
description |
A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos em um contexto de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, surgindo assim a problemática do estudo: Como se desenvolveram as práticas pedagógicas com a utilização das TICs nas aulas remotas emergenciais? O objetivo do estudo foi analisar a prática docente e o uso dos recursos digitais no ensino remoto, e como objetivos específicos, verificar como os professores adaptaram sua prática presencial para o contexto remoto. Identificar ferramentas e estratégias utilizadas, assim como comparar os desafios e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos em ambas as áreas. Procurou-se responder a problemática do estudo à luz de teóricos contemporâneos como Bacich (2015), Santos (2014) e Moran (2015). A metodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os 119 docentes da área de humanidades e saúde de sete estados brasileiros, contatados via redes sociais, responderam a um questionário no Google Forms, com questões relacionadas a frequência e habilidades na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, de estratégias e metodologias utilizadas em ambiente remoto. Assim como a participação em cursos e encontros de capacitação para uso das TICs. Concluiu-se com o estudo que os docentes acreditam que o processo educacional está se modificando e a tecnologia vem se tornando aliada no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se a necessidade de formação e capacitação docente para o uso das TICs para novas estratégias e novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e metodologias ativas, como PBL e gamificação para condução do aluno ao centro do aprendizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363 10.34117/bjdv8n1-501 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 7442-7451 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 7442-7451 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 7442-7451 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645580817137664 |