Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleury, Patrícia Fonseca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Possolli, Gabriela Eyng
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363
Resumo: A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos em um contexto de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, surgindo assim a problemática do estudo: Como se desenvolveram as práticas pedagógicas com a utilização das TICs nas aulas remotas emergenciais? O objetivo do estudo foi analisar a prática docente e o uso dos recursos digitais no ensino remoto, e como objetivos específicos, verificar como os professores adaptaram sua prática presencial para o contexto remoto. Identificar ferramentas e estratégias utilizadas, assim como comparar os desafios e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos em ambas as áreas. Procurou-se responder a problemática do estudo à luz de teóricos contemporâneos como Bacich (2015), Santos (2014) e Moran (2015). A metodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.  Os 119 docentes da área de humanidades e saúde de sete estados brasileiros, contatados via redes sociais, responderam a um questionário no Google Forms, com questões relacionadas a frequência e habilidades na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, de estratégias e metodologias utilizadas em ambiente remoto. Assim como a participação em cursos e encontros de capacitação para uso das TICs. Concluiu-se com o estudo que os docentes acreditam que o processo educacional está se modificando e a tecnologia vem se tornando aliada no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se a necessidade de formação e capacitação docente para o uso das TICs para novas estratégias e novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e metodologias ativas, como PBL e gamificação para condução do aluno ao centro do aprendizado.
id VERACRUZ-0_a0f57a1d62a78b713f638ea90b752d02
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43363
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and healthPráticas pedagógicasTecnologias de Informação e ComunicaçãoEstratégias PedagógicasEnsino Remoto.A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos em um contexto de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, surgindo assim a problemática do estudo: Como se desenvolveram as práticas pedagógicas com a utilização das TICs nas aulas remotas emergenciais? O objetivo do estudo foi analisar a prática docente e o uso dos recursos digitais no ensino remoto, e como objetivos específicos, verificar como os professores adaptaram sua prática presencial para o contexto remoto. Identificar ferramentas e estratégias utilizadas, assim como comparar os desafios e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos em ambas as áreas. Procurou-se responder a problemática do estudo à luz de teóricos contemporâneos como Bacich (2015), Santos (2014) e Moran (2015). A metodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.  Os 119 docentes da área de humanidades e saúde de sete estados brasileiros, contatados via redes sociais, responderam a um questionário no Google Forms, com questões relacionadas a frequência e habilidades na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, de estratégias e metodologias utilizadas em ambiente remoto. Assim como a participação em cursos e encontros de capacitação para uso das TICs. Concluiu-se com o estudo que os docentes acreditam que o processo educacional está se modificando e a tecnologia vem se tornando aliada no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se a necessidade de formação e capacitação docente para o uso das TICs para novas estratégias e novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e metodologias ativas, como PBL e gamificação para condução do aluno ao centro do aprendizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4336310.34117/bjdv8n1-501Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 7442-7451Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 7442-7451Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 7442-74512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFleury, Patrícia FonsecaPossolli, Gabriela Eyng2022-04-28T19:36:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43363Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:18.401444Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
title Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
spellingShingle Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
Fleury, Patrícia Fonseca
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Estratégias Pedagógicas
Ensino Remoto.
title_short Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
title_full Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
title_fullStr Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
title_full_unstemmed Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
title_sort Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health
author Fleury, Patrícia Fonseca
author_facet Fleury, Patrícia Fonseca
Possolli, Gabriela Eyng
author_role author
author2 Possolli, Gabriela Eyng
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleury, Patrícia Fonseca
Possolli, Gabriela Eyng
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Estratégias Pedagógicas
Ensino Remoto.
topic Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Estratégias Pedagógicas
Ensino Remoto.
description A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos em um contexto de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, surgindo assim a problemática do estudo: Como se desenvolveram as práticas pedagógicas com a utilização das TICs nas aulas remotas emergenciais? O objetivo do estudo foi analisar a prática docente e o uso dos recursos digitais no ensino remoto, e como objetivos específicos, verificar como os professores adaptaram sua prática presencial para o contexto remoto. Identificar ferramentas e estratégias utilizadas, assim como comparar os desafios e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos em ambas as áreas. Procurou-se responder a problemática do estudo à luz de teóricos contemporâneos como Bacich (2015), Santos (2014) e Moran (2015). A metodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.  Os 119 docentes da área de humanidades e saúde de sete estados brasileiros, contatados via redes sociais, responderam a um questionário no Google Forms, com questões relacionadas a frequência e habilidades na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, de estratégias e metodologias utilizadas em ambiente remoto. Assim como a participação em cursos e encontros de capacitação para uso das TICs. Concluiu-se com o estudo que os docentes acreditam que o processo educacional está se modificando e a tecnologia vem se tornando aliada no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se a necessidade de formação e capacitação docente para o uso das TICs para novas estratégias e novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e metodologias ativas, como PBL e gamificação para condução do aluno ao centro do aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363
10.34117/bjdv8n1-501
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43363/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 7442-7451
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 7442-7451
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 7442-7451
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645580817137664