A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Soares Rama, Bárbara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Deptula Pereira, Larissa Helena, Sumadossi Cunha, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388
Resumo: Este trabalho apresenta, à luz da Teoria das Situações Didáticas e por meio da pesquisa-ação, o registro e a análise de situações-problema propostas a alunos do 4o ano do Ensino Fundamental com o intuito de investigar se a divisão sucessiva do resto se mostra potente na compreensão da ideia de números racionais. Visando contribuir com a Didática da Matemática, discutem-se potenciais estratégias para que a compreensão da ideia dos números racionais seja mais naturalizada, e não contraposta aos conhecimentos sobre os números naturais.
id VERACRUZ-0_a278034a8aa3da18a459f1278e01862b
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/388
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do restoDidática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão.Este trabalho apresenta, à luz da Teoria das Situações Didáticas e por meio da pesquisa-ação, o registro e a análise de situações-problema propostas a alunos do 4o ano do Ensino Fundamental com o intuito de investigar se a divisão sucessiva do resto se mostra potente na compreensão da ideia de números racionais. Visando contribuir com a Didática da Matemática, discutem-se potenciais estratégias para que a compreensão da ideia dos números racionais seja mais naturalizada, e não contraposta aos conhecimentos sobre os números naturais.Vera CruzRibeiro Soares Rama, BárbaraDeptula Pereira, Larissa HelenaSumadossi Cunha, Alexandra2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/38810.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art388Veras; v. 10, n. 1 (2020); 60 - 782236-572910.14212/veras.vol10.n1.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388/pdfDireitos autorais 2020 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-30T21:50:21ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
title A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
spellingShingle A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
Ribeiro Soares Rama, Bárbara
Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão.
title_short A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
title_full A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
title_fullStr A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
title_full_unstemmed A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
title_sort A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
author Ribeiro Soares Rama, Bárbara
author_facet Ribeiro Soares Rama, Bárbara
Deptula Pereira, Larissa Helena
Sumadossi Cunha, Alexandra
author_role author
author2 Deptula Pereira, Larissa Helena
Sumadossi Cunha, Alexandra
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Soares Rama, Bárbara
Deptula Pereira, Larissa Helena
Sumadossi Cunha, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão.
topic Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão.
description Este trabalho apresenta, à luz da Teoria das Situações Didáticas e por meio da pesquisa-ação, o registro e a análise de situações-problema propostas a alunos do 4o ano do Ensino Fundamental com o intuito de investigar se a divisão sucessiva do resto se mostra potente na compreensão da ideia de números racionais. Visando contribuir com a Didática da Matemática, discutem-se potenciais estratégias para que a compreensão da ideia dos números racionais seja mais naturalizada, e não contraposta aos conhecimentos sobre os números naturais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art388
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 10, n. 1 (2020); 60 - 78
2236-5729
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792169324544