A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388 |
Resumo: | Este trabalho apresenta, à luz da Teoria das Situações Didáticas e por meio da pesquisa-ação, o registro e a análise de situações-problema propostas a alunos do 4o ano do Ensino Fundamental com o intuito de investigar se a divisão sucessiva do resto se mostra potente na compreensão da ideia de números racionais. Visando contribuir com a Didática da Matemática, discutem-se potenciais estratégias para que a compreensão da ideia dos números racionais seja mais naturalizada, e não contraposta aos conhecimentos sobre os números naturais. |
id |
VERACRUZ-0_a278034a8aa3da18a459f1278e01862b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/388 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do restoDidática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão.Este trabalho apresenta, à luz da Teoria das Situações Didáticas e por meio da pesquisa-ação, o registro e a análise de situações-problema propostas a alunos do 4o ano do Ensino Fundamental com o intuito de investigar se a divisão sucessiva do resto se mostra potente na compreensão da ideia de números racionais. Visando contribuir com a Didática da Matemática, discutem-se potenciais estratégias para que a compreensão da ideia dos números racionais seja mais naturalizada, e não contraposta aos conhecimentos sobre os números naturais.Vera CruzRibeiro Soares Rama, BárbaraDeptula Pereira, Larissa HelenaSumadossi Cunha, Alexandra2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/38810.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art388Veras; v. 10, n. 1 (2020); 60 - 782236-572910.14212/veras.vol10.n1.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388/pdfDireitos autorais 2020 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-30T21:50:21ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
title |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
spellingShingle |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto Ribeiro Soares Rama, Bárbara Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão. |
title_short |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
title_full |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
title_fullStr |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
title_full_unstemmed |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
title_sort |
A construção da ideia de números racionais a partir da divisão contínua do resto |
author |
Ribeiro Soares Rama, Bárbara |
author_facet |
Ribeiro Soares Rama, Bárbara Deptula Pereira, Larissa Helena Sumadossi Cunha, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Deptula Pereira, Larissa Helena Sumadossi Cunha, Alexandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Soares Rama, Bárbara Deptula Pereira, Larissa Helena Sumadossi Cunha, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão. |
topic |
Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Pesquisa-ação. Números racionais. Divisão. |
description |
Este trabalho apresenta, à luz da Teoria das Situações Didáticas e por meio da pesquisa-ação, o registro e a análise de situações-problema propostas a alunos do 4o ano do Ensino Fundamental com o intuito de investigar se a divisão sucessiva do resto se mostra potente na compreensão da ideia de números racionais. Visando contribuir com a Didática da Matemática, discutem-se potenciais estratégias para que a compreensão da ideia dos números racionais seja mais naturalizada, e não contraposta aos conhecimentos sobre os números naturais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art388 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/388/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 10, n. 1 (2020); 60 - 78 2236-5729 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792169324544 |