Números racionais no contexto das medidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aloise de Assis, Alessandro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Arruda Camargo, Sylvia, Azeredo Noguchi, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389
Resumo: O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas.
id VERACRUZ-0_906fa07f11121124d363c8e34b0c6c49
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/389
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Números racionais no contexto das medidasSituações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu.O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas.Vera CruzAloise de Assis, Alessandrode Arruda Camargo, SylviaAzeredo Noguchi, Viviane2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/38910.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389Veras; v. 10, n. 1 (2020); 79 - 1042236-572910.14212/veras.vol10.n1.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389/pdfDireitos autorais 2020 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-30T21:50:21ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Números racionais no contexto das medidas
title Números racionais no contexto das medidas
spellingShingle Números racionais no contexto das medidas
Aloise de Assis, Alessandro
Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu.
title_short Números racionais no contexto das medidas
title_full Números racionais no contexto das medidas
title_fullStr Números racionais no contexto das medidas
title_full_unstemmed Números racionais no contexto das medidas
title_sort Números racionais no contexto das medidas
author Aloise de Assis, Alessandro
author_facet Aloise de Assis, Alessandro
de Arruda Camargo, Sylvia
Azeredo Noguchi, Viviane
author_role author
author2 de Arruda Camargo, Sylvia
Azeredo Noguchi, Viviane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aloise de Assis, Alessandro
de Arruda Camargo, Sylvia
Azeredo Noguchi, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu.
topic Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu.
description O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 10, n. 1 (2020); 79 - 104
2236-5729
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791746748416