Números racionais no contexto das medidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas. |
id |
VERACRUZ-0_906fa07f11121124d363c8e34b0c6c49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/389 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Números racionais no contexto das medidasSituações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu.O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas.Vera CruzAloise de Assis, Alessandrode Arruda Camargo, SylviaAzeredo Noguchi, Viviane2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/38910.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389Veras; v. 10, n. 1 (2020); 79 - 1042236-572910.14212/veras.vol10.n1.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389/pdfDireitos autorais 2020 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-30T21:50:21ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números racionais no contexto das medidas |
title |
Números racionais no contexto das medidas |
spellingShingle |
Números racionais no contexto das medidas Aloise de Assis, Alessandro Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu. |
title_short |
Números racionais no contexto das medidas |
title_full |
Números racionais no contexto das medidas |
title_fullStr |
Números racionais no contexto das medidas |
title_full_unstemmed |
Números racionais no contexto das medidas |
title_sort |
Números racionais no contexto das medidas |
author |
Aloise de Assis, Alessandro |
author_facet |
Aloise de Assis, Alessandro de Arruda Camargo, Sylvia Azeredo Noguchi, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
de Arruda Camargo, Sylvia Azeredo Noguchi, Viviane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aloise de Assis, Alessandro de Arruda Camargo, Sylvia Azeredo Noguchi, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu. |
topic |
Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu. |
description |
O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/389/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 10, n. 1 (2020); 79 - 104 2236-5729 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734791746748416 |