Comparação entre o ensino tradicional e o problematizador na formação em Fonoaudiologia / Comparison between traditional and problematizing teaching in Speech, Language and Hearing Sciences training
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33801 |
Resumo: | Os métodos tradicionais de ensino valorizam os conteúdos enquanto os ativos priorização a construção do saber. Comparar o ensino tradicional e o problematizador na formação em Fonoaudiologia. A partir do site do Conselho Federal de Fonoaudiologia, páginas oficiais de 75 cursos de Fonoaudiologia foram visitadas e os planos de ensino foram comparados ao de um Curso que utiliza metodologia ativa. Os resultados foram analisados qualitativamente. Os cursos tradicionais apresentam maior ocorrência de conteúdos teóricos, sendo estes trabalhados prioritariamente em grandes grupos enquanto o problematizador trabalha em pequenos grupos e em comunidades. Cursos tradicionais priorizam aulas teóricas em grandes grupos em detrimento às teórico-práticas e do trabalho em comunidades, reduzindo a criticidade na formação profissional. |
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Comparação entre o ensino tradicional e o problematizador na formação em Fonoaudiologia / Comparison between traditional and problematizing teaching in Speech, Language and Hearing Sciences trainingAvaliação educacionalEnsinoAprendizagem baseada em problemas.Os métodos tradicionais de ensino valorizam os conteúdos enquanto os ativos priorização a construção do saber. Comparar o ensino tradicional e o problematizador na formação em Fonoaudiologia. A partir do site do Conselho Federal de Fonoaudiologia, páginas oficiais de 75 cursos de Fonoaudiologia foram visitadas e os planos de ensino foram comparados ao de um Curso que utiliza metodologia ativa. Os resultados foram analisados qualitativamente. Os cursos tradicionais apresentam maior ocorrência de conteúdos teóricos, sendo estes trabalhados prioritariamente em grandes grupos enquanto o problematizador trabalha em pequenos grupos e em comunidades. Cursos tradicionais priorizam aulas teóricas em grandes grupos em detrimento às teórico-práticas e do trabalho em comunidades, reduzindo a criticidade na formação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380110.34117/bjdv7n8-035Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76225-76236Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76225-76236Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76225-762362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33801/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiroda Silva, KellySantos, Nathália MonteiroCruz, Pablo Jordão AlcântaraPellicani, Ariane DamascenoGranzotti, Raphaela Barroso Guedes-Carmo, Rodrigo Dornelas do2022-04-01T18:10:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33801Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:44.644614Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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