Comparação entre o ensino tradicional e o problematizador na formação em Fonoaudiologia / Comparison between traditional and problematizing teaching in Speech, Language and Hearing Sciences training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Kelly, Santos, Nathália Monteiro, Cruz, Pablo Jordão Alcântara, Pellicani, Ariane Damasceno, Granzotti, Raphaela Barroso Guedes-, Carmo, Rodrigo Dornelas do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33801
Resumo: Os métodos tradicionais de ensino valorizam os conteúdos enquanto os ativos  priorização a construção do saber. Comparar o ensino tradicional e o problematizador na formação em Fonoaudiologia. A partir do site do Conselho Federal de Fonoaudiologia, páginas oficiais de 75 cursos de Fonoaudiologia foram visitadas e os planos de ensino foram comparados ao de um Curso que utiliza metodologia ativa. Os resultados foram analisados qualitativamente. Os cursos tradicionais apresentam maior ocorrência de conteúdos teóricos, sendo estes trabalhados prioritariamente em grandes grupos enquanto o problematizador trabalha em pequenos grupos e em comunidades. Cursos tradicionais priorizam aulas teóricas em grandes grupos em detrimento às teórico-práticas e do trabalho em comunidades, reduzindo a criticidade na formação profissional.
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