Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Claudio Afonso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Silvana de Alencar, Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-134
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198
Resumo: Neste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos.
id VERACRUZ-0_fe6cdd487fcccb4bfbab531e200cc167
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11198
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attemptsIdentidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográficaNeste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1119810.34117/bjdv6n6-134Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34754-34769Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34754-34769Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34754-347692525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198/9377Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Claudio AfonsoSilva, Silvana de AlencarMonteiro, Filomena Maria de Arruda2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11198Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:05.569757Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
title Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
spellingShingle Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
Peres, Claudio Afonso
Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica
Peres, Claudio Afonso
Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica
title_short Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
title_full Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
title_fullStr Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
title_full_unstemmed Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
title_sort Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
author Peres, Claudio Afonso
author_facet Peres, Claudio Afonso
Peres, Claudio Afonso
Silva, Silvana de Alencar
Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Silva, Silvana de Alencar
Monteiro, Filomena Maria de Arruda
author_role author
author2 Silva, Silvana de Alencar
Monteiro, Filomena Maria de Arruda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Claudio Afonso
Silva, Silvana de Alencar
Monteiro, Filomena Maria de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica
topic Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica
description Neste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198
10.34117/bjdv6n6-134
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198/9377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34754-34769
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34754-34769
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34754-34769
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183726377861120
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-134