Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-134 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198 |
Resumo: | Neste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos. |
id |
VERACRUZ-0_fe6cdd487fcccb4bfbab531e200cc167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11198 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attemptsIdentidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográficaNeste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1119810.34117/bjdv6n6-134Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34754-34769Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34754-34769Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34754-347692525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198/9377Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Claudio AfonsoSilva, Silvana de AlencarMonteiro, Filomena Maria de Arruda2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11198Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:05.569757Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
title |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
spellingShingle |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts Peres, Claudio Afonso Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica Peres, Claudio Afonso Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica |
title_short |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
title_full |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
title_fullStr |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
title_full_unstemmed |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
title_sort |
Problematizando identidades docentes: tentativas de construção/ Problematizing teaching identities: construction attempts |
author |
Peres, Claudio Afonso |
author_facet |
Peres, Claudio Afonso Peres, Claudio Afonso Silva, Silvana de Alencar Monteiro, Filomena Maria de Arruda Silva, Silvana de Alencar Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Silvana de Alencar Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Claudio Afonso Silva, Silvana de Alencar Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica |
topic |
Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica |
description |
Neste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198 10.34117/bjdv6n6-134 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11198/9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34754-34769 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34754-34769 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34754-34769 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726377861120 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-134 |