Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Cláudia Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paula, Brena Samyly Sampaio de, Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa, Bezerra, Renata Faustino dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043
Resumo: O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária.
id VERACRUZ-0_a4858b7c4d36ad19a85184695afbf0ec
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15043
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education systemCidadania PlanetáriaEducação ProfissionalProjeto de VidaSaúde EcológicaSaúde Comunitária.O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1504310.34117/bjdv6n8-304Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58404-58411Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58404-58411Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58404-584112525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043/12417Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Cláudia FariasPaula, Brena Samyly Sampaio deVeras, Nery Lourdes Braz de SousaBezerra, Renata Faustino dos Santos2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15043Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:54.762506Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
title Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
spellingShingle Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
Gomes, Ana Cláudia Farias
Cidadania Planetária
Educação Profissional
Projeto de Vida
Saúde Ecológica
Saúde Comunitária.
title_short Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
title_full Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
title_fullStr Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
title_full_unstemmed Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
title_sort Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
author Gomes, Ana Cláudia Farias
author_facet Gomes, Ana Cláudia Farias
Paula, Brena Samyly Sampaio de
Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa
Bezerra, Renata Faustino dos Santos
author_role author
author2 Paula, Brena Samyly Sampaio de
Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa
Bezerra, Renata Faustino dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Cláudia Farias
Paula, Brena Samyly Sampaio de
Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa
Bezerra, Renata Faustino dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania Planetária
Educação Profissional
Projeto de Vida
Saúde Ecológica
Saúde Comunitária.
topic Cidadania Planetária
Educação Profissional
Projeto de Vida
Saúde Ecológica
Saúde Comunitária.
description O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043
10.34117/bjdv6n8-304
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043/12417
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58404-58411
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58404-58411
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58404-58411
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645471506235392