Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária. |
id |
VERACRUZ-0_a4858b7c4d36ad19a85184695afbf0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15043 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education systemCidadania PlanetáriaEducação ProfissionalProjeto de VidaSaúde EcológicaSaúde Comunitária.O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1504310.34117/bjdv6n8-304Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58404-58411Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58404-58411Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58404-584112525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043/12417Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Cláudia FariasPaula, Brena Samyly Sampaio deVeras, Nery Lourdes Braz de SousaBezerra, Renata Faustino dos Santos2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15043Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:54.762506Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
title |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
spellingShingle |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system Gomes, Ana Cláudia Farias Cidadania Planetária Educação Profissional Projeto de Vida Saúde Ecológica Saúde Comunitária. |
title_short |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
title_full |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
title_fullStr |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
title_full_unstemmed |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
title_sort |
Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system |
author |
Gomes, Ana Cláudia Farias |
author_facet |
Gomes, Ana Cláudia Farias Paula, Brena Samyly Sampaio de Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa Bezerra, Renata Faustino dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Paula, Brena Samyly Sampaio de Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa Bezerra, Renata Faustino dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Cláudia Farias Paula, Brena Samyly Sampaio de Veras, Nery Lourdes Braz de Sousa Bezerra, Renata Faustino dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Planetária Educação Profissional Projeto de Vida Saúde Ecológica Saúde Comunitária. |
topic |
Cidadania Planetária Educação Profissional Projeto de Vida Saúde Ecológica Saúde Comunitária. |
description |
O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043 10.34117/bjdv6n8-304 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15043/12417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58404-58411 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58404-58411 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58404-58411 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645471506235392 |