Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675 |
Resumo: | O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado. |
id |
VERACRUZ-0_a5cd258fa6963e3681d8c091d7c83c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2675 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication ticmatemática superiorsoftware onlinecálculo derivativo e integralautoavaliação.O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/267510.34117/bjdv5n8-010Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11276-11287Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11276-11287Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11276-112872525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675/2685Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Cristina Elyote MarquesLopo, Alexandre BoleiraSantos, Paulo César Marques de Andrade2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2675Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:56.140802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
title |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
spellingShingle |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic Santos, Maria Cristina Elyote Marques matemática superior software online cálculo derivativo e integral autoavaliação. |
title_short |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
title_full |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
title_fullStr |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
title_full_unstemmed |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
title_sort |
Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic |
author |
Santos, Maria Cristina Elyote Marques |
author_facet |
Santos, Maria Cristina Elyote Marques Lopo, Alexandre Boleira Santos, Paulo César Marques de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Lopo, Alexandre Boleira Santos, Paulo César Marques de Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Cristina Elyote Marques Lopo, Alexandre Boleira Santos, Paulo César Marques de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática superior software online cálculo derivativo e integral autoavaliação. |
topic |
matemática superior software online cálculo derivativo e integral autoavaliação. |
description |
O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675 10.34117/bjdv5n8-010 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n8-010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675/2685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11276-11287 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11276-11287 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11276-11287 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645421800587264 |