Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Cristina Elyote Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopo, Alexandre Boleira, Santos, Paulo César Marques de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675
Resumo: O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado.  
id VERACRUZ-0_a5cd258fa6963e3681d8c091d7c83c5c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2675
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication ticmatemática superiorsoftware onlinecálculo derivativo e integralautoavaliação.O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/267510.34117/bjdv5n8-010Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11276-11287Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11276-11287Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11276-112872525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675/2685Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Cristina Elyote MarquesLopo, Alexandre BoleiraSantos, Paulo César Marques de Andrade2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2675Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:56.140802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
title Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
spellingShingle Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
Santos, Maria Cristina Elyote Marques
matemática superior
software online
cálculo derivativo e integral
autoavaliação.
title_short Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
title_full Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
title_fullStr Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
title_full_unstemmed Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
title_sort Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic
author Santos, Maria Cristina Elyote Marques
author_facet Santos, Maria Cristina Elyote Marques
Lopo, Alexandre Boleira
Santos, Paulo César Marques de Andrade
author_role author
author2 Lopo, Alexandre Boleira
Santos, Paulo César Marques de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Cristina Elyote Marques
Lopo, Alexandre Boleira
Santos, Paulo César Marques de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv matemática superior
software online
cálculo derivativo e integral
autoavaliação.
topic matemática superior
software online
cálculo derivativo e integral
autoavaliação.
description O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675
10.34117/bjdv5n8-010
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n8-010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675/2685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11276-11287
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11276-11287
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11276-11287
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645421800587264