Para tempos neoliberais, uma base curricular para o mercado / For neoliberal times, a curricular basis for the market
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41086 |
Resumo: | O trabalho tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular - BNCC como elemento central da política educacional neoliberal para a atual conjuntura brasileira. Trata-se de orientar a educação básica dentro dos limites traçados pelos reformadores empresariais e suas instituições, reforçando o vínculo cada vez mais estreito com o mercado de trabalho. Todas as ações devem gravitar em torno de uma proposição de currículo fechada em todos os seus detalhes, muito próxima das primeiras formulações curriculares que surgiram nos Estados Unidos no início do século XX, alicerçadas nas prescrições do taylorismo-fordismo que invadiram as escolas. Agora é o momento de formatar a educação e as escolas em torno dos métodos de trabalho flexíveis e, para tanto, é fundamental padronizar os conteúdos e as competências de alunos e de professores, determinando precisamente como deve transcorrer o processo de ensino e aprendizagem. Para vigiar, controlar e punir, as avaliações censitárias de larga escala executarão o papel de cercear a autonomia dos professores e alunos nas suas salas de aula, mostrando para a sociedade quem cumpriu o papel de ensinar ou não os estudantes, como também, promover o alinhamento de todos para que cumpram os descritores e objetivos da Base. À disposição das escolas, de notas baixas ou altas nas avaliações, estarão disponíveis pacotes de materiais didáticos, e até de gestão das escolas, ofertados pelas grandes empresas ou organizações educacionais do grande capital. Tudo isso em consonância com a lógica da contemporaneidade neoliberal da flexibilidade, da insegurança, do individualismo, da precariedade, do consumismo e do individualismo. |
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