O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777 |
Resumo: | O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de fazer algumas reflexões sobre o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ações pedagógicas a partir das competências e habilidades a serem desenvolvidas, baseadas nas diretrizes do letramento Matemático, do raciocínio lógico e desenvolvimento do senso crítico dos discentes para atuação transformadora de sua realidade. De acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Trata – se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, cujo arcabouço de análise foi a BNCC. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, o documento valoriza também os pressupostos pedagógicos de aprendizagem a partir da sistematização das unidades temáticas, objetos de conhecimento e estratégias de ensino articuladas com experiências vividas no convívio na sociedade. Garantindo níveis de aprendizagens seriadas ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e abstração. |
id |
VERACRUZ-0_a67dbf33509977467189f3980865a228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47777 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practicesensino de matemáticaletramento matemáticoensino fundamentalbnccações pedagógicas.O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de fazer algumas reflexões sobre o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ações pedagógicas a partir das competências e habilidades a serem desenvolvidas, baseadas nas diretrizes do letramento Matemático, do raciocínio lógico e desenvolvimento do senso crítico dos discentes para atuação transformadora de sua realidade. De acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Trata – se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, cujo arcabouço de análise foi a BNCC. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, o documento valoriza também os pressupostos pedagógicos de aprendizagem a partir da sistematização das unidades temáticas, objetos de conhecimento e estratégias de ensino articuladas com experiências vividas no convívio na sociedade. Garantindo níveis de aprendizagens seriadas ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e abstração.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4777710.34117/bjdv8n5-193Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35651-35660Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35651-35660Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35651-356602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessEriceira, Thiago BrandãoAmorim, Marcos Paulo FerreiraNunes, Leidiane FerreiraRibeiro, Polianna PinheiroSoares, Maurício SouzaBraga, André Gustavo SilvaSantos, Aline Vieira dosPorto, Edu Celso Pereira2022-06-01T11:49:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47777Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:03.066699Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
title |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
spellingShingle |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices Ericeira, Thiago Brandão ensino de matemática letramento matemático ensino fundamental bncc ações pedagógicas. |
title_short |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
title_full |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
title_fullStr |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
title_sort |
O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices |
author |
Ericeira, Thiago Brandão |
author_facet |
Ericeira, Thiago Brandão Amorim, Marcos Paulo Ferreira Nunes, Leidiane Ferreira Ribeiro, Polianna Pinheiro Soares, Maurício Souza Braga, André Gustavo Silva Santos, Aline Vieira dos Porto, Edu Celso Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Marcos Paulo Ferreira Nunes, Leidiane Ferreira Ribeiro, Polianna Pinheiro Soares, Maurício Souza Braga, André Gustavo Silva Santos, Aline Vieira dos Porto, Edu Celso Pereira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ericeira, Thiago Brandão Amorim, Marcos Paulo Ferreira Nunes, Leidiane Ferreira Ribeiro, Polianna Pinheiro Soares, Maurício Souza Braga, André Gustavo Silva Santos, Aline Vieira dos Porto, Edu Celso Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de matemática letramento matemático ensino fundamental bncc ações pedagógicas. |
topic |
ensino de matemática letramento matemático ensino fundamental bncc ações pedagógicas. |
description |
O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de fazer algumas reflexões sobre o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ações pedagógicas a partir das competências e habilidades a serem desenvolvidas, baseadas nas diretrizes do letramento Matemático, do raciocínio lógico e desenvolvimento do senso crítico dos discentes para atuação transformadora de sua realidade. De acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Trata – se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, cujo arcabouço de análise foi a BNCC. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, o documento valoriza também os pressupostos pedagógicos de aprendizagem a partir da sistematização das unidades temáticas, objetos de conhecimento e estratégias de ensino articuladas com experiências vividas no convívio na sociedade. Garantindo níveis de aprendizagens seriadas ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e abstração. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777 10.34117/bjdv8n5-193 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35651-35660 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35651-35660 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35651-35660 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645596314042368 |