O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ericeira, Thiago Brandão
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amorim, Marcos Paulo Ferreira, Nunes, Leidiane Ferreira, Ribeiro, Polianna Pinheiro, Soares, Maurício Souza, Braga, André Gustavo Silva, Santos, Aline Vieira dos, Porto, Edu Celso Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777
Resumo: O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de fazer algumas reflexões sobre o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ações pedagógicas a partir das competências e habilidades a serem desenvolvidas, baseadas nas diretrizes do letramento Matemático, do raciocínio lógico e desenvolvimento do senso crítico dos discentes para atuação transformadora de sua realidade. De acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Trata – se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, cujo arcabouço de análise foi a BNCC. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, o documento valoriza também os pressupostos pedagógicos de aprendizagem a partir da sistematização das unidades temáticas, objetos de conhecimento e estratégias de ensino articuladas com experiências vividas no convívio na sociedade. Garantindo níveis de aprendizagens seriadas ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e abstração.
id VERACRUZ-0_a67dbf33509977467189f3980865a228
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47777
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practicesensino de matemáticaletramento matemáticoensino fundamentalbnccações pedagógicas.O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de fazer algumas reflexões sobre o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ações pedagógicas a partir das competências e habilidades a serem desenvolvidas, baseadas nas diretrizes do letramento Matemático, do raciocínio lógico e desenvolvimento do senso crítico dos discentes para atuação transformadora de sua realidade. De acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Trata – se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, cujo arcabouço de análise foi a BNCC. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, o documento valoriza também os pressupostos pedagógicos de aprendizagem a partir da sistematização das unidades temáticas, objetos de conhecimento e estratégias de ensino articuladas com experiências vividas no convívio na sociedade. Garantindo níveis de aprendizagens seriadas ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e abstração.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4777710.34117/bjdv8n5-193Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35651-35660Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35651-35660Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35651-356602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessEriceira, Thiago BrandãoAmorim, Marcos Paulo FerreiraNunes, Leidiane FerreiraRibeiro, Polianna PinheiroSoares, Maurício SouzaBraga, André Gustavo SilvaSantos, Aline Vieira dosPorto, Edu Celso Pereira2022-06-01T11:49:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47777Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:03.066699Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
title O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
spellingShingle O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
Ericeira, Thiago Brandão
ensino de matemática
letramento matemático
ensino fundamental
bncc
ações pedagógicas.
title_short O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
title_full O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
title_fullStr O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
title_full_unstemmed O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
title_sort O ensino de matemática no ensino fundamental anos finais sob a luz da BNCC: métodos e práticas pedagógicas / Teaching mathematics in the final years of elementary school in light of the BNCC: methods and pedagogical practices
author Ericeira, Thiago Brandão
author_facet Ericeira, Thiago Brandão
Amorim, Marcos Paulo Ferreira
Nunes, Leidiane Ferreira
Ribeiro, Polianna Pinheiro
Soares, Maurício Souza
Braga, André Gustavo Silva
Santos, Aline Vieira dos
Porto, Edu Celso Pereira
author_role author
author2 Amorim, Marcos Paulo Ferreira
Nunes, Leidiane Ferreira
Ribeiro, Polianna Pinheiro
Soares, Maurício Souza
Braga, André Gustavo Silva
Santos, Aline Vieira dos
Porto, Edu Celso Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ericeira, Thiago Brandão
Amorim, Marcos Paulo Ferreira
Nunes, Leidiane Ferreira
Ribeiro, Polianna Pinheiro
Soares, Maurício Souza
Braga, André Gustavo Silva
Santos, Aline Vieira dos
Porto, Edu Celso Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matemática
letramento matemático
ensino fundamental
bncc
ações pedagógicas.
topic ensino de matemática
letramento matemático
ensino fundamental
bncc
ações pedagógicas.
description O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de fazer algumas reflexões sobre o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ações pedagógicas a partir das competências e habilidades a serem desenvolvidas, baseadas nas diretrizes do letramento Matemático, do raciocínio lógico e desenvolvimento do senso crítico dos discentes para atuação transformadora de sua realidade. De acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Trata – se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, cujo arcabouço de análise foi a BNCC. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, o documento valoriza também os pressupostos pedagógicos de aprendizagem a partir da sistematização das unidades temáticas, objetos de conhecimento e estratégias de ensino articuladas com experiências vividas no convívio na sociedade. Garantindo níveis de aprendizagens seriadas ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e abstração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777
10.34117/bjdv8n5-193
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47777/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35651-35660
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35651-35660
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35651-35660
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645596314042368