Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da interdisciplinaridade, de acordo com as indicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais. As reflexões apresentadas no presente artigo levam-nos a pensar sobre a importância do currículo escolar e a necessidade de buscar novas perspectivas para o ensino, em sua concepção e em sua reforma. O currículo para o Ensino Fundamental, obrigatório a todos os cidadãos, deveria considerar a realidade social e as características culturais de nossa sociedade, e aproveitar de todos os meios de que hoje se dispõe. Além disso, o desenvolvimento dos conteúdos, de forma fragmentada/isolada, em sala de aula, elimina a possibilidade do exercício da produção interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_f444e05292f3911ce872a08e47248807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22322 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCCEducação MatemáticaCurrículo de MatemáticaInterdisciplinaridadeEnsino Fundamental.O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da interdisciplinaridade, de acordo com as indicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais. As reflexões apresentadas no presente artigo levam-nos a pensar sobre a importância do currículo escolar e a necessidade de buscar novas perspectivas para o ensino, em sua concepção e em sua reforma. O currículo para o Ensino Fundamental, obrigatório a todos os cidadãos, deveria considerar a realidade social e as características culturais de nossa sociedade, e aproveitar de todos os meios de que hoje se dispõe. Além disso, o desenvolvimento dos conteúdos, de forma fragmentada/isolada, em sala de aula, elimina a possibilidade do exercício da produção interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2232210.34117/bjdv6n12-722Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103248-103256Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103248-103256Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103248-1032562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322/17854Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Manoel dos SantosEriceira, Thiago BrandãoAllevato, Norma Suely GomesNeres, Raimundo Luna2021-06-07T20:46:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22322Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:22.190002Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
title |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
spellingShingle |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC Costa, Manoel dos Santos Educação Matemática Currículo de Matemática Interdisciplinaridade Ensino Fundamental. |
title_short |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
title_full |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
title_fullStr |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
title_sort |
Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC |
author |
Costa, Manoel dos Santos |
author_facet |
Costa, Manoel dos Santos Ericeira, Thiago Brandão Allevato, Norma Suely Gomes Neres, Raimundo Luna |
author_role |
author |
author2 |
Ericeira, Thiago Brandão Allevato, Norma Suely Gomes Neres, Raimundo Luna |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Manoel dos Santos Ericeira, Thiago Brandão Allevato, Norma Suely Gomes Neres, Raimundo Luna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Currículo de Matemática Interdisciplinaridade Ensino Fundamental. |
topic |
Educação Matemática Currículo de Matemática Interdisciplinaridade Ensino Fundamental. |
description |
O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da interdisciplinaridade, de acordo com as indicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais. As reflexões apresentadas no presente artigo levam-nos a pensar sobre a importância do currículo escolar e a necessidade de buscar novas perspectivas para o ensino, em sua concepção e em sua reforma. O currículo para o Ensino Fundamental, obrigatório a todos os cidadãos, deveria considerar a realidade social e as características culturais de nossa sociedade, e aproveitar de todos os meios de que hoje se dispõe. Além disso, o desenvolvimento dos conteúdos, de forma fragmentada/isolada, em sala de aula, elimina a possibilidade do exercício da produção interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322 10.34117/bjdv6n12-722 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322/17854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103248-103256 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103248-103256 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103248-103256 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645501789110272 |