Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manoel dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ericeira, Thiago Brandão, Allevato, Norma Suely Gomes, Neres, Raimundo Luna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da interdisciplinaridade, de acordo com as indicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais. As reflexões apresentadas no presente artigo levam-nos a pensar sobre a importância do currículo escolar e a necessidade de buscar novas perspectivas para o ensino, em sua concepção e em sua reforma. O currículo para o Ensino Fundamental, obrigatório a todos os cidadãos, deveria considerar a realidade social e as características culturais de nossa sociedade, e aproveitar de todos os meios de que hoje se dispõe. Além disso, o desenvolvimento dos conteúdos, de forma fragmentada/isolada, em sala de aula, elimina a possibilidade do exercício da produção interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_f444e05292f3911ce872a08e47248807
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22322
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCCEducação MatemáticaCurrículo de MatemáticaInterdisciplinaridadeEnsino Fundamental.O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da interdisciplinaridade, de acordo com as indicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais. As reflexões apresentadas no presente artigo levam-nos a pensar sobre a importância do currículo escolar e a necessidade de buscar novas perspectivas para o ensino, em sua concepção e em sua reforma. O currículo para o Ensino Fundamental, obrigatório a todos os cidadãos, deveria considerar a realidade social e as características culturais de nossa sociedade, e aproveitar de todos os meios de que hoje se dispõe. Além disso, o desenvolvimento dos conteúdos, de forma fragmentada/isolada, em sala de aula, elimina a possibilidade do exercício da produção interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2232210.34117/bjdv6n12-722Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103248-103256Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103248-103256Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103248-1032562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322/17854Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Manoel dos SantosEriceira, Thiago BrandãoAllevato, Norma Suely GomesNeres, Raimundo Luna2021-06-07T20:46:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22322Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:22.190002Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
title Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
spellingShingle Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
Costa, Manoel dos Santos
Educação Matemática
Currículo de Matemática
Interdisciplinaridade
Ensino Fundamental.
title_short Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
title_full Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
title_fullStr Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
title_full_unstemmed Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
title_sort Reflexões acerca do currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a BNCC / Reflections on the mathematics curriculum of the final years of elementary school in the light of interdisciplinarity according to the BNCC
author Costa, Manoel dos Santos
author_facet Costa, Manoel dos Santos
Ericeira, Thiago Brandão
Allevato, Norma Suely Gomes
Neres, Raimundo Luna
author_role author
author2 Ericeira, Thiago Brandão
Allevato, Norma Suely Gomes
Neres, Raimundo Luna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manoel dos Santos
Ericeira, Thiago Brandão
Allevato, Norma Suely Gomes
Neres, Raimundo Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Currículo de Matemática
Interdisciplinaridade
Ensino Fundamental.
topic Educação Matemática
Currículo de Matemática
Interdisciplinaridade
Ensino Fundamental.
description O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da interdisciplinaridade, de acordo com as indicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais. As reflexões apresentadas no presente artigo levam-nos a pensar sobre a importância do currículo escolar e a necessidade de buscar novas perspectivas para o ensino, em sua concepção e em sua reforma. O currículo para o Ensino Fundamental, obrigatório a todos os cidadãos, deveria considerar a realidade social e as características culturais de nossa sociedade, e aproveitar de todos os meios de que hoje se dispõe. Além disso, o desenvolvimento dos conteúdos, de forma fragmentada/isolada, em sala de aula, elimina a possibilidade do exercício da produção interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322
10.34117/bjdv6n12-722
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22322/17854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103248-103256
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103248-103256
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103248-103256
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645501789110272