Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carla Graciela Batista de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910
Resumo: A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema.  
id VERACRUZ-0_a8091233b058f43b833e47afcab826c4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4910
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary studentsSexualidade. Escolas. Novas tecnologias.A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/491010.34117/bjdv5n11-320Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 27033-27048Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 27033-27048Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 27033-270482525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910/4524Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Carla Graciela Batista deCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4910Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:03.197957Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
title Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
spellingShingle Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
Aguiar, Carla Graciela Batista de
Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias.
title_short Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
title_full Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
title_fullStr Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
title_full_unstemmed Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
title_sort Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
author Aguiar, Carla Graciela Batista de
author_facet Aguiar, Carla Graciela Batista de
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Carla Graciela Batista de
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias.
topic Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias.
description A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910
10.34117/bjdv5n11-320
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910/4524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 27033-27048
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 27033-27048
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 27033-27048
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430951510016