Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910 |
Resumo: | A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema. |
id |
VERACRUZ-0_a8091233b058f43b833e47afcab826c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4910 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary studentsSexualidade. Escolas. Novas tecnologias.A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/491010.34117/bjdv5n11-320Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 27033-27048Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 27033-27048Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 27033-270482525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910/4524Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Carla Graciela Batista deCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4910Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:03.197957Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
title |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
spellingShingle |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students Aguiar, Carla Graciela Batista de Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias. |
title_short |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
title_full |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
title_fullStr |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
title_full_unstemmed |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
title_sort |
Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students |
author |
Aguiar, Carla Graciela Batista de |
author_facet |
Aguiar, Carla Graciela Batista de Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Carla Graciela Batista de Coutinho, Diógenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias. |
topic |
Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias. |
description |
A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910 10.34117/bjdv5n11-320 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4910/4524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 27033-27048 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 27033-27048 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 27033-27048 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430951510016 |