Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luciana R. de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bussolotti, Juliana M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12955
Resumo: A inclusão do indivíduo surdo no ensino regular em sala de ouvintes, faz com que todos envolvidos no desenvolvimento escolar tenham que buscar formas para se relacionar com as pessoas que dependem de uma comunicação visual gestual, sendo assim a Libras uma língua fundamental para que a comunicação aconteça. Para tanto, este estudo tem por objetivo realizar troca de prática pedagógica em aulas de libras em duas escolas do Litoral Norte de São Paulo. De cunho teórico de pesquisa bibliográfica, relata vivencias por meio de atividades escolares, a partir das quais foi possível a construção de um texto científico que traz para este diálogo as práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes modelos de educação de surdos por meio das abordagens: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.  Também foi realizada uma pesquisa ação, em que duas docentes puderam realizar troca de experiências por intermédio de recursos tecnológicos. A partir de um projeto de socialização e comunicação de crianças surdas na escola, o desafio é fazer com que todas as crianças das diversas séries do período em que as crianças surdas estão matriculadas possam participar do projeto e ampliar a outras escolas de um Município do Litoral Norte de São Paulo.
id VERACRUZ-0_a859164c9c5852a72acc876bea51f21c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12955
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in schoolComunicaçãoInclusãoLibras.A inclusão do indivíduo surdo no ensino regular em sala de ouvintes, faz com que todos envolvidos no desenvolvimento escolar tenham que buscar formas para se relacionar com as pessoas que dependem de uma comunicação visual gestual, sendo assim a Libras uma língua fundamental para que a comunicação aconteça. Para tanto, este estudo tem por objetivo realizar troca de prática pedagógica em aulas de libras em duas escolas do Litoral Norte de São Paulo. De cunho teórico de pesquisa bibliográfica, relata vivencias por meio de atividades escolares, a partir das quais foi possível a construção de um texto científico que traz para este diálogo as práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes modelos de educação de surdos por meio das abordagens: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.  Também foi realizada uma pesquisa ação, em que duas docentes puderam realizar troca de experiências por intermédio de recursos tecnológicos. A partir de um projeto de socialização e comunicação de crianças surdas na escola, o desafio é fazer com que todas as crianças das diversas séries do período em que as crianças surdas estão matriculadas possam participar do projeto e ampliar a outras escolas de um Município do Litoral Norte de São Paulo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1295510.34117/bjdv6n7-223Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45193-45209Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45193-45209Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45193-452092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12955/10888Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Luciana R. deBussolotti, Juliana M.2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12955Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:53.102425Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
title Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
spellingShingle Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
Melo, Luciana R. de
Comunicação
Inclusão
Libras.
title_short Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
title_full Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
title_fullStr Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
title_full_unstemmed Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
title_sort Socialização e comunicação em libras com música na escola / Socialization and communication in libras with music in school
author Melo, Luciana R. de
author_facet Melo, Luciana R. de
Bussolotti, Juliana M.
author_role author
author2 Bussolotti, Juliana M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luciana R. de
Bussolotti, Juliana M.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Inclusão
Libras.
topic Comunicação
Inclusão
Libras.
description A inclusão do indivíduo surdo no ensino regular em sala de ouvintes, faz com que todos envolvidos no desenvolvimento escolar tenham que buscar formas para se relacionar com as pessoas que dependem de uma comunicação visual gestual, sendo assim a Libras uma língua fundamental para que a comunicação aconteça. Para tanto, este estudo tem por objetivo realizar troca de prática pedagógica em aulas de libras em duas escolas do Litoral Norte de São Paulo. De cunho teórico de pesquisa bibliográfica, relata vivencias por meio de atividades escolares, a partir das quais foi possível a construção de um texto científico que traz para este diálogo as práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes modelos de educação de surdos por meio das abordagens: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.  Também foi realizada uma pesquisa ação, em que duas docentes puderam realizar troca de experiências por intermédio de recursos tecnológicos. A partir de um projeto de socialização e comunicação de crianças surdas na escola, o desafio é fazer com que todas as crianças das diversas séries do período em que as crianças surdas estão matriculadas possam participar do projeto e ampliar a outras escolas de um Município do Litoral Norte de São Paulo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12955
10.34117/bjdv6n7-223
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12955
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12955/10888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45193-45209
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45193-45209
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45193-45209
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645463208853504