A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weisz, Telma
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264
Resumo: Desde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento.
id VERACRUZ-0_a8d4c7170591500f72d955d93a40406b
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/264
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticasAlfabetização; Letramento; Construtivismo.Literacy; ConstructivismDesde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento.Since it was published, in 1979, the book Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (published in Brazil in 1985 and titled Psicogênese da língua escrita), inspired by the Piagetian constructivism, evoked several studies and pedagogical experiences. More than three decades after the book was published in the country, this article analyzes some theoretical and practical developments of the book, citing the PROFA (Literacy Teachers Training Program), the Programa Ler e Escrever (Reading and Writing Program) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - National Curricular Parameters) experiences, which, when suggesting the teaching of the language together with literacy, differ from the Brazilian tradition of teaching them separately.Vera CruzWeisz, Telma2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/26410.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264Veras; v. 6, n. 1 (2016); 11-202236-572910.14212/veras.vol6.n1.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264/155info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:17:02ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas

title A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
spellingShingle A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
Weisz, Telma
Alfabetização; Letramento; Construtivismo.
Literacy; Constructivism
title_short A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
title_full A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
title_fullStr A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
title_full_unstemmed A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
title_sort A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
author Weisz, Telma
author_facet Weisz, Telma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Weisz, Telma
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização; Letramento; Construtivismo.
Literacy; Constructivism
topic Alfabetização; Letramento; Construtivismo.
Literacy; Constructivism
description Desde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264
10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264/155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 6, n. 1 (2016); 11-20
2236-5729
10.14212/veras.vol6.n1.ano2016
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791790788608