A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264 |
Resumo: | Desde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento. |
id |
VERACRUZ-0_a8d4c7170591500f72d955d93a40406b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/264 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticasAlfabetização; Letramento; Construtivismo.Literacy; ConstructivismDesde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento.Since it was published, in 1979, the book Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (published in Brazil in 1985 and titled Psicogênese da língua escrita), inspired by the Piagetian constructivism, evoked several studies and pedagogical experiences. More than three decades after the book was published in the country, this article analyzes some theoretical and practical developments of the book, citing the PROFA (Literacy Teachers Training Program), the Programa Ler e Escrever (Reading and Writing Program) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - National Curricular Parameters) experiences, which, when suggesting the teaching of the language together with literacy, differ from the Brazilian tradition of teaching them separately.Vera CruzWeisz, Telma2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/26410.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264Veras; v. 6, n. 1 (2016); 11-202236-572910.14212/veras.vol6.n1.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264/155info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:17:02ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
title |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
spellingShingle |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas Weisz, Telma Alfabetização; Letramento; Construtivismo. Literacy; Constructivism |
title_short |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
title_full |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
title_fullStr |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
title_sort |
A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas |
author |
Weisz, Telma |
author_facet |
Weisz, Telma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weisz, Telma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização; Letramento; Construtivismo. Literacy; Constructivism |
topic |
Alfabetização; Letramento; Construtivismo. Literacy; Constructivism |
description |
Desde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/264/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 6, n. 1 (2016); 11-20 2236-5729 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734791790788608 |