Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Monyka Brito Lima dos, Lima, Sildália da Silva de Assunção, Santos, Gilcivania Lustoza, Jesus, Elinete Nogueira de, Cunha, Kassia Pinho da, Gouveia, Anamelia Menezes de, Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva, Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da, Oliveira, Francisco Braz Milanez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n3-395
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem sempre possuiu um vasto acervo de estratégias metodológicas, mas, ao longo do tempo, foi sofrendo um processo de defasagem, o que exigiu uma adequação com as tecnologias que se originam a todo o momento para acompanhar tal evolução. Nesse sentido, objetivou-se comparar o efeito da modalidade de ensino presencial em relação ao uso de software educacional no conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos de Enfermagem sobre procedimentos técnicos. Este estudo se tratou de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e delineamento experimental de grupo controle pós-teste. Quanto à avaliação da aplicação POP, foi constatado que todos os entrevistados (100%) relataram que as informações estavam coerentes e adequadas, atingiram o conhecimento com precisão, ilustraram os procedimentos da práxis da Enfermagem, possuíam itens relevantes e permitiam gerar conhecimento. Quanto à análise do conhecimento sobre os procedimentos técnicos em enfermagem por meio do uso de dispositivos móveis, os alunos apesentaram maiores acertos no grupo tecnologia da informação em comparação ao grupo que utilizou metodologia tradicional nas questões sobre sondagem vesical de alívio e demora. Quando investigados sobre o conhecimento acerca do preparo e administração de medicamentos, observou-se que o grupo de alunos que utilizou tecnologias da informação apresentou maior quantidade de acertos em relação ao de alunos que utilizaram apenas o método tradicional de ensino (aula expositiva).
id VERACRUZ-0_a95de3c3cfef9e3b06a9cbcfff0870d9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8045
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing studentsEnsinoTecnologiaEnsino-aprendizagem.O processo de ensino e aprendizagem sempre possuiu um vasto acervo de estratégias metodológicas, mas, ao longo do tempo, foi sofrendo um processo de defasagem, o que exigiu uma adequação com as tecnologias que se originam a todo o momento para acompanhar tal evolução. Nesse sentido, objetivou-se comparar o efeito da modalidade de ensino presencial em relação ao uso de software educacional no conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos de Enfermagem sobre procedimentos técnicos. Este estudo se tratou de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e delineamento experimental de grupo controle pós-teste. Quanto à avaliação da aplicação POP, foi constatado que todos os entrevistados (100%) relataram que as informações estavam coerentes e adequadas, atingiram o conhecimento com precisão, ilustraram os procedimentos da práxis da Enfermagem, possuíam itens relevantes e permitiam gerar conhecimento. Quanto à análise do conhecimento sobre os procedimentos técnicos em enfermagem por meio do uso de dispositivos móveis, os alunos apesentaram maiores acertos no grupo tecnologia da informação em comparação ao grupo que utilizou metodologia tradicional nas questões sobre sondagem vesical de alívio e demora. Quando investigados sobre o conhecimento acerca do preparo e administração de medicamentos, observou-se que o grupo de alunos que utilizou tecnologias da informação apresentou maior quantidade de acertos em relação ao de alunos que utilizaram apenas o método tradicional de ensino (aula expositiva).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/804510.34117/bjdv6n3-395Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15010-15024Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15010-15024Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15010-150242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045/7880Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joaffson Felipe Costa DosSantos, Monyka Brito Lima dosLima, Sildália da Silva de AssunçãoSantos, Gilcivania LustozaJesus, Elinete Nogueira deCunha, Kassia Pinho daGouveia, Anamelia Menezes deFilho, Paulo Sérgio da Paz SilvaCosta, Rafael Everton Assunção Ribeiro daOliveira, Francisco Braz Milanez2020-05-27T17:55:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8045Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:41.013972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
title Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
spellingShingle Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
Ensino
Tecnologia
Ensino-aprendizagem.
Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
Ensino
Tecnologia
Ensino-aprendizagem.
title_short Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
title_full Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
title_fullStr Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
title_full_unstemmed Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
title_sort Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
author Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
author_facet Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
Santos, Monyka Brito Lima dos
Lima, Sildália da Silva de Assunção
Santos, Gilcivania Lustoza
Jesus, Elinete Nogueira de
Cunha, Kassia Pinho da
Gouveia, Anamelia Menezes de
Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva
Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da
Oliveira, Francisco Braz Milanez
Santos, Monyka Brito Lima dos
Lima, Sildália da Silva de Assunção
Santos, Gilcivania Lustoza
Jesus, Elinete Nogueira de
Cunha, Kassia Pinho da
Gouveia, Anamelia Menezes de
Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva
Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da
Oliveira, Francisco Braz Milanez
author_role author
author2 Santos, Monyka Brito Lima dos
Lima, Sildália da Silva de Assunção
Santos, Gilcivania Lustoza
Jesus, Elinete Nogueira de
Cunha, Kassia Pinho da
Gouveia, Anamelia Menezes de
Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva
Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da
Oliveira, Francisco Braz Milanez
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joaffson Felipe Costa Dos
Santos, Monyka Brito Lima dos
Lima, Sildália da Silva de Assunção
Santos, Gilcivania Lustoza
Jesus, Elinete Nogueira de
Cunha, Kassia Pinho da
Gouveia, Anamelia Menezes de
Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva
Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da
Oliveira, Francisco Braz Milanez
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Tecnologia
Ensino-aprendizagem.
topic Ensino
Tecnologia
Ensino-aprendizagem.
description O processo de ensino e aprendizagem sempre possuiu um vasto acervo de estratégias metodológicas, mas, ao longo do tempo, foi sofrendo um processo de defasagem, o que exigiu uma adequação com as tecnologias que se originam a todo o momento para acompanhar tal evolução. Nesse sentido, objetivou-se comparar o efeito da modalidade de ensino presencial em relação ao uso de software educacional no conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos de Enfermagem sobre procedimentos técnicos. Este estudo se tratou de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e delineamento experimental de grupo controle pós-teste. Quanto à avaliação da aplicação POP, foi constatado que todos os entrevistados (100%) relataram que as informações estavam coerentes e adequadas, atingiram o conhecimento com precisão, ilustraram os procedimentos da práxis da Enfermagem, possuíam itens relevantes e permitiam gerar conhecimento. Quanto à análise do conhecimento sobre os procedimentos técnicos em enfermagem por meio do uso de dispositivos móveis, os alunos apesentaram maiores acertos no grupo tecnologia da informação em comparação ao grupo que utilizou metodologia tradicional nas questões sobre sondagem vesical de alívio e demora. Quando investigados sobre o conhecimento acerca do preparo e administração de medicamentos, observou-se que o grupo de alunos que utilizou tecnologias da informação apresentou maior quantidade de acertos em relação ao de alunos que utilizaram apenas o método tradicional de ensino (aula expositiva).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045
10.34117/bjdv6n3-395
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045/7880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15010-15024
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15010-15024
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15010-15024
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183719481376768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n3-395