Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n3-395 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem sempre possuiu um vasto acervo de estratégias metodológicas, mas, ao longo do tempo, foi sofrendo um processo de defasagem, o que exigiu uma adequação com as tecnologias que se originam a todo o momento para acompanhar tal evolução. Nesse sentido, objetivou-se comparar o efeito da modalidade de ensino presencial em relação ao uso de software educacional no conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos de Enfermagem sobre procedimentos técnicos. Este estudo se tratou de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e delineamento experimental de grupo controle pós-teste. Quanto à avaliação da aplicação POP, foi constatado que todos os entrevistados (100%) relataram que as informações estavam coerentes e adequadas, atingiram o conhecimento com precisão, ilustraram os procedimentos da práxis da Enfermagem, possuíam itens relevantes e permitiam gerar conhecimento. Quanto à análise do conhecimento sobre os procedimentos técnicos em enfermagem por meio do uso de dispositivos móveis, os alunos apesentaram maiores acertos no grupo tecnologia da informação em comparação ao grupo que utilizou metodologia tradicional nas questões sobre sondagem vesical de alívio e demora. Quando investigados sobre o conhecimento acerca do preparo e administração de medicamentos, observou-se que o grupo de alunos que utilizou tecnologias da informação apresentou maior quantidade de acertos em relação ao de alunos que utilizaram apenas o método tradicional de ensino (aula expositiva). |
id |
VERACRUZ-0_a95de3c3cfef9e3b06a9cbcfff0870d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8045 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing studentsEnsinoTecnologiaEnsino-aprendizagem.O processo de ensino e aprendizagem sempre possuiu um vasto acervo de estratégias metodológicas, mas, ao longo do tempo, foi sofrendo um processo de defasagem, o que exigiu uma adequação com as tecnologias que se originam a todo o momento para acompanhar tal evolução. Nesse sentido, objetivou-se comparar o efeito da modalidade de ensino presencial em relação ao uso de software educacional no conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos de Enfermagem sobre procedimentos técnicos. Este estudo se tratou de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e delineamento experimental de grupo controle pós-teste. Quanto à avaliação da aplicação POP, foi constatado que todos os entrevistados (100%) relataram que as informações estavam coerentes e adequadas, atingiram o conhecimento com precisão, ilustraram os procedimentos da práxis da Enfermagem, possuíam itens relevantes e permitiam gerar conhecimento. Quanto à análise do conhecimento sobre os procedimentos técnicos em enfermagem por meio do uso de dispositivos móveis, os alunos apesentaram maiores acertos no grupo tecnologia da informação em comparação ao grupo que utilizou metodologia tradicional nas questões sobre sondagem vesical de alívio e demora. Quando investigados sobre o conhecimento acerca do preparo e administração de medicamentos, observou-se que o grupo de alunos que utilizou tecnologias da informação apresentou maior quantidade de acertos em relação ao de alunos que utilizaram apenas o método tradicional de ensino (aula expositiva).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/804510.34117/bjdv6n3-395Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15010-15024Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15010-15024Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15010-150242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045/7880Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joaffson Felipe Costa DosSantos, Monyka Brito Lima dosLima, Sildália da Silva de AssunçãoSantos, Gilcivania LustozaJesus, Elinete Nogueira deCunha, Kassia Pinho daGouveia, Anamelia Menezes deFilho, Paulo Sérgio da Paz SilvaCosta, Rafael Everton Assunção Ribeiro daOliveira, Francisco Braz Milanez2020-05-27T17:55:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8045Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:41.013972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
title |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
spellingShingle |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students Santos, Joaffson Felipe Costa Dos Ensino Tecnologia Ensino-aprendizagem. Santos, Joaffson Felipe Costa Dos Ensino Tecnologia Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
title_full |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
title_fullStr |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
title_full_unstemmed |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
title_sort |
Efeito da modalidade de ensino presencial comparado ao da utilização de software educacional no conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Effect of classroom teaching modality compared to the use of educational software on the knowledge of Nursing students |
author |
Santos, Joaffson Felipe Costa Dos |
author_facet |
Santos, Joaffson Felipe Costa Dos Santos, Joaffson Felipe Costa Dos Santos, Monyka Brito Lima dos Lima, Sildália da Silva de Assunção Santos, Gilcivania Lustoza Jesus, Elinete Nogueira de Cunha, Kassia Pinho da Gouveia, Anamelia Menezes de Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Oliveira, Francisco Braz Milanez Santos, Monyka Brito Lima dos Lima, Sildália da Silva de Assunção Santos, Gilcivania Lustoza Jesus, Elinete Nogueira de Cunha, Kassia Pinho da Gouveia, Anamelia Menezes de Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Oliveira, Francisco Braz Milanez |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Monyka Brito Lima dos Lima, Sildália da Silva de Assunção Santos, Gilcivania Lustoza Jesus, Elinete Nogueira de Cunha, Kassia Pinho da Gouveia, Anamelia Menezes de Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Oliveira, Francisco Braz Milanez |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joaffson Felipe Costa Dos Santos, Monyka Brito Lima dos Lima, Sildália da Silva de Assunção Santos, Gilcivania Lustoza Jesus, Elinete Nogueira de Cunha, Kassia Pinho da Gouveia, Anamelia Menezes de Filho, Paulo Sérgio da Paz Silva Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Oliveira, Francisco Braz Milanez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Tecnologia Ensino-aprendizagem. |
topic |
Ensino Tecnologia Ensino-aprendizagem. |
description |
O processo de ensino e aprendizagem sempre possuiu um vasto acervo de estratégias metodológicas, mas, ao longo do tempo, foi sofrendo um processo de defasagem, o que exigiu uma adequação com as tecnologias que se originam a todo o momento para acompanhar tal evolução. Nesse sentido, objetivou-se comparar o efeito da modalidade de ensino presencial em relação ao uso de software educacional no conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos de Enfermagem sobre procedimentos técnicos. Este estudo se tratou de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e delineamento experimental de grupo controle pós-teste. Quanto à avaliação da aplicação POP, foi constatado que todos os entrevistados (100%) relataram que as informações estavam coerentes e adequadas, atingiram o conhecimento com precisão, ilustraram os procedimentos da práxis da Enfermagem, possuíam itens relevantes e permitiam gerar conhecimento. Quanto à análise do conhecimento sobre os procedimentos técnicos em enfermagem por meio do uso de dispositivos móveis, os alunos apesentaram maiores acertos no grupo tecnologia da informação em comparação ao grupo que utilizou metodologia tradicional nas questões sobre sondagem vesical de alívio e demora. Quando investigados sobre o conhecimento acerca do preparo e administração de medicamentos, observou-se que o grupo de alunos que utilizou tecnologias da informação apresentou maior quantidade de acertos em relação ao de alunos que utilizaram apenas o método tradicional de ensino (aula expositiva). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045 10.34117/bjdv6n3-395 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8045/7880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15010-15024 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15010-15024 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15010-15024 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183719481376768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-395 |