Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Lincon Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brasileiro, Tania Suely Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631
Resumo: A este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social.
id VERACRUZ-0_a963eede21feddf99c074548a990ad88
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53631
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debateneoliberalismoeducação neoliberaleducação emancipadoramétodo docenteA este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5363110.34117/bjdv8n10-337Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 70050-70063Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 70050-70063Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 70050-700632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631/39826Copyright (c) 2022 Lincon Sousa Aguiar, Tania Suely Azevedo Brasileiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Lincon SousaBrasileiro, Tania Suely Azevedo2022-10-30T18:52:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53631Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:09.332308Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
title Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
spellingShingle Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
Aguiar, Lincon Sousa
neoliberalismo
educação neoliberal
educação emancipadora
método docente
title_short Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
title_full Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
title_fullStr Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
title_full_unstemmed Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
title_sort Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
author Aguiar, Lincon Sousa
author_facet Aguiar, Lincon Sousa
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
author_role author
author2 Brasileiro, Tania Suely Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Lincon Sousa
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv neoliberalismo
educação neoliberal
educação emancipadora
método docente
topic neoliberalismo
educação neoliberal
educação emancipadora
método docente
description A este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631
10.34117/bjdv8n10-337
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631/39826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lincon Sousa Aguiar, Tania Suely Azevedo Brasileiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lincon Sousa Aguiar, Tania Suely Azevedo Brasileiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 70050-70063
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 70050-70063
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 70050-70063
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645616458235904