Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631 |
Resumo: | A este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social. |
id |
VERACRUZ-0_a963eede21feddf99c074548a990ad88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53631 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debateneoliberalismoeducação neoliberaleducação emancipadoramétodo docenteA este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5363110.34117/bjdv8n10-337Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 70050-70063Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 70050-70063Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 70050-700632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631/39826Copyright (c) 2022 Lincon Sousa Aguiar, Tania Suely Azevedo Brasileiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Lincon SousaBrasileiro, Tania Suely Azevedo2022-10-30T18:52:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53631Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:09.332308Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
title |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
spellingShingle |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate Aguiar, Lincon Sousa neoliberalismo educação neoliberal educação emancipadora método docente |
title_short |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
title_full |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
title_fullStr |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
title_full_unstemmed |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
title_sort |
Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate: Neoliberal obstacles to an emancipatory education: curriculum and teaching method in debate |
author |
Aguiar, Lincon Sousa |
author_facet |
Aguiar, Lincon Sousa Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Lincon Sousa Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
neoliberalismo educação neoliberal educação emancipadora método docente |
topic |
neoliberalismo educação neoliberal educação emancipadora método docente |
description |
A este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631 10.34117/bjdv8n10-337 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53631/39826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lincon Sousa Aguiar, Tania Suely Azevedo Brasileiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lincon Sousa Aguiar, Tania Suely Azevedo Brasileiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 70050-70063 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 70050-70063 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 70050-70063 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645616458235904 |