A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, José Belo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rados, Gregório Jean Varvakis, Mendes, Angelita, Souza, Márcio Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625
Resumo:  Gestão de Conhecimentos – GC no ensino de engenharia, ainda, são carentes de pesquisa. Os modelos de GC, normalmente, tratam do armazenamento e compartilhamento do conhecimento ou tratam da sua criação por meio do modelo SECI. É de fundamental importância que esses dois fundamentos sejam explicitados em um modelo de GC. Dessa forma, este trabalho tem como objeto de pesquisa o ensino de engenharia e tem como objetivo geral uma proposta de um modelo de GC no apoio ao ensino de engenharia que explicite tanto o armazenamento e compartilhamento do conhecimento, quanto a sua criação. O modelo foi aplicado na criação de conhecimento na área de ensino de engenharia e se mostrou adequado quanto aos resultados obtidos. 
id VERACRUZ-0_ab1f92d667be92f9cbbdb9f45484a287
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3625
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenhariaEnsino de EngenhariaCriação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos Gestão de Conhecimentos – GC no ensino de engenharia, ainda, são carentes de pesquisa. Os modelos de GC, normalmente, tratam do armazenamento e compartilhamento do conhecimento ou tratam da sua criação por meio do modelo SECI. É de fundamental importância que esses dois fundamentos sejam explicitados em um modelo de GC. Dessa forma, este trabalho tem como objeto de pesquisa o ensino de engenharia e tem como objetivo geral uma proposta de um modelo de GC no apoio ao ensino de engenharia que explicite tanto o armazenamento e compartilhamento do conhecimento, quanto a sua criação. O modelo foi aplicado na criação de conhecimento na área de ensino de engenharia e se mostrou adequado quanto aos resultados obtidos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/362510.34117/bjdv5n10-059Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17929-17944Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17929-17944Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17929-179442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625/3426Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, José BeloRados, Gregório Jean VarvakisMendes, AngelitaSouza, Márcio Vieira2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3625Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:23.353593Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
title A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
spellingShingle A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
Torres, José Belo
Ensino de Engenharia
Criação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos
title_short A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
title_full A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
title_fullStr A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
title_full_unstemmed A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
title_sort A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
author Torres, José Belo
author_facet Torres, José Belo
Rados, Gregório Jean Varvakis
Mendes, Angelita
Souza, Márcio Vieira
author_role author
author2 Rados, Gregório Jean Varvakis
Mendes, Angelita
Souza, Márcio Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, José Belo
Rados, Gregório Jean Varvakis
Mendes, Angelita
Souza, Márcio Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Engenharia
Criação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos
topic Ensino de Engenharia
Criação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos
description  Gestão de Conhecimentos – GC no ensino de engenharia, ainda, são carentes de pesquisa. Os modelos de GC, normalmente, tratam do armazenamento e compartilhamento do conhecimento ou tratam da sua criação por meio do modelo SECI. É de fundamental importância que esses dois fundamentos sejam explicitados em um modelo de GC. Dessa forma, este trabalho tem como objeto de pesquisa o ensino de engenharia e tem como objetivo geral uma proposta de um modelo de GC no apoio ao ensino de engenharia que explicite tanto o armazenamento e compartilhamento do conhecimento, quanto a sua criação. O modelo foi aplicado na criação de conhecimento na área de ensino de engenharia e se mostrou adequado quanto aos resultados obtidos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625
10.34117/bjdv5n10-059
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625/3426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17929-17944
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17929-17944
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17929-17944
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645425158127616