A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625 |
Resumo: | Gestão de Conhecimentos – GC no ensino de engenharia, ainda, são carentes de pesquisa. Os modelos de GC, normalmente, tratam do armazenamento e compartilhamento do conhecimento ou tratam da sua criação por meio do modelo SECI. É de fundamental importância que esses dois fundamentos sejam explicitados em um modelo de GC. Dessa forma, este trabalho tem como objeto de pesquisa o ensino de engenharia e tem como objetivo geral uma proposta de um modelo de GC no apoio ao ensino de engenharia que explicite tanto o armazenamento e compartilhamento do conhecimento, quanto a sua criação. O modelo foi aplicado na criação de conhecimento na área de ensino de engenharia e se mostrou adequado quanto aos resultados obtidos. |
id |
VERACRUZ-0_ab1f92d667be92f9cbbdb9f45484a287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3625 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenhariaEnsino de EngenhariaCriação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos Gestão de Conhecimentos – GC no ensino de engenharia, ainda, são carentes de pesquisa. Os modelos de GC, normalmente, tratam do armazenamento e compartilhamento do conhecimento ou tratam da sua criação por meio do modelo SECI. É de fundamental importância que esses dois fundamentos sejam explicitados em um modelo de GC. Dessa forma, este trabalho tem como objeto de pesquisa o ensino de engenharia e tem como objetivo geral uma proposta de um modelo de GC no apoio ao ensino de engenharia que explicite tanto o armazenamento e compartilhamento do conhecimento, quanto a sua criação. O modelo foi aplicado na criação de conhecimento na área de ensino de engenharia e se mostrou adequado quanto aos resultados obtidos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/362510.34117/bjdv5n10-059Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17929-17944Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17929-17944Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17929-179442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625/3426Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, José BeloRados, Gregório Jean VarvakisMendes, AngelitaSouza, Márcio Vieira2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3625Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:23.353593Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
title |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
spellingShingle |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia Torres, José Belo Ensino de Engenharia Criação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos |
title_short |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
title_full |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
title_fullStr |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
title_full_unstemmed |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
title_sort |
A knowledge management model in the support of engineering education / Um modelo de gestão de conhecimentos no apoio ao ensino de engenharia |
author |
Torres, José Belo |
author_facet |
Torres, José Belo Rados, Gregório Jean Varvakis Mendes, Angelita Souza, Márcio Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Rados, Gregório Jean Varvakis Mendes, Angelita Souza, Márcio Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, José Belo Rados, Gregório Jean Varvakis Mendes, Angelita Souza, Márcio Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Engenharia Criação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos |
topic |
Ensino de Engenharia Criação de Conhecimentos e Gestão de Conhecimentos |
description |
Gestão de Conhecimentos – GC no ensino de engenharia, ainda, são carentes de pesquisa. Os modelos de GC, normalmente, tratam do armazenamento e compartilhamento do conhecimento ou tratam da sua criação por meio do modelo SECI. É de fundamental importância que esses dois fundamentos sejam explicitados em um modelo de GC. Dessa forma, este trabalho tem como objeto de pesquisa o ensino de engenharia e tem como objetivo geral uma proposta de um modelo de GC no apoio ao ensino de engenharia que explicite tanto o armazenamento e compartilhamento do conhecimento, quanto a sua criação. O modelo foi aplicado na criação de conhecimento na área de ensino de engenharia e se mostrou adequado quanto aos resultados obtidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625 10.34117/bjdv5n10-059 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3625/3426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17929-17944 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17929-17944 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17929-17944 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645425158127616 |