A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Wendel Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Albuquerque, Rosangela Maria, Abreu, Dalmario Heitor Miranda de, Neto, Carlos Alves de Almeida, Penha, Rodolfo Sena da, Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto, Brandao, Jorge Carvalho, Santos, Maria Jose da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5293
Resumo: Na busca por sanar dificuldades na aprendizagem dos alunos, muitos professores vêm incorporando em suas práticas novas metodologias de ensino. Com efeito, a Sequência Fedhathi - SF tem se apresentado como uma boa opção metodológica. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de investigar a utilização da metodologia SF no âmbito da formação docente, do ensino e da aprendizagem de matemática. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura, sendo selecionados e analisados oito artigos relacionados a esta temática. A busca pelos artigos aconteceu nas bases de dados: Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar. Entre os critérios adotados para a escolha dos artigos destaca-se o seu relacionamento com o objetivo desta pesquisa. Como resultados identificamos a utilização da SF em diversas situações e contextos, tais como: uma proposta metodológica aplicada ao ensino superior no conteúdo de Álgebra Linear e do Cálculo; (2) Como metodologia aplicada ao ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica; e (3) No processo de formação docente, com destaque à mudança de postura do professor. A partir das pesquisas investigadas concluímos que a SF proporciona, no professor, uma ação reflexiva sobre a sua prática e, por conseguinte, a melhoria da sua metodologia de ensino, levando seus alunos a uma aprendizagem mais eficiente.
id VERACRUZ-0_ab284a7ecf6fe8302fd01d2451c5b6fd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5293
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative reviewSequência FedathiFormação docenteEnsinoAprendizagemMatemática.Na busca por sanar dificuldades na aprendizagem dos alunos, muitos professores vêm incorporando em suas práticas novas metodologias de ensino. Com efeito, a Sequência Fedhathi - SF tem se apresentado como uma boa opção metodológica. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de investigar a utilização da metodologia SF no âmbito da formação docente, do ensino e da aprendizagem de matemática. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura, sendo selecionados e analisados oito artigos relacionados a esta temática. A busca pelos artigos aconteceu nas bases de dados: Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar. Entre os critérios adotados para a escolha dos artigos destaca-se o seu relacionamento com o objetivo desta pesquisa. Como resultados identificamos a utilização da SF em diversas situações e contextos, tais como: uma proposta metodológica aplicada ao ensino superior no conteúdo de Álgebra Linear e do Cálculo; (2) Como metodologia aplicada ao ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica; e (3) No processo de formação docente, com destaque à mudança de postura do professor. A partir das pesquisas investigadas concluímos que a SF proporciona, no professor, uma ação reflexiva sobre a sua prática e, por conseguinte, a melhoria da sua metodologia de ensino, levando seus alunos a uma aprendizagem mais eficiente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/529310.34117/bjdv5n12-126Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29858-29869Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29858-29869Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29858-298692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5293/4822Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Wendel MeloAlbuquerque, Rosangela MariaAbreu, Dalmario Heitor Miranda deNeto, Carlos Alves de AlmeidaPenha, Rodolfo Sena daScipiao, Lara Ronise de Negreiros PintoBrandao, Jorge CarvalhoSantos, Maria Jose da Costa2021-07-15T20:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5293Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:15.423003Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
title A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
spellingShingle A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
Andrade, Wendel Melo
Sequência Fedathi
Formação docente
Ensino
Aprendizagem
Matemática.
title_short A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
title_full A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
title_fullStr A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
title_full_unstemmed A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
title_sort A Metodologia Sequência Fedathi no processo de formação docente, de ensino e de aprendizagem da matemática: Uma revisão integrativa/ Fedathi Sequence methodology in the teaching, teaching and teaching learning process: An integrative review
author Andrade, Wendel Melo
author_facet Andrade, Wendel Melo
Albuquerque, Rosangela Maria
Abreu, Dalmario Heitor Miranda de
Neto, Carlos Alves de Almeida
Penha, Rodolfo Sena da
Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Brandao, Jorge Carvalho
Santos, Maria Jose da Costa
author_role author
author2 Albuquerque, Rosangela Maria
Abreu, Dalmario Heitor Miranda de
Neto, Carlos Alves de Almeida
Penha, Rodolfo Sena da
Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Brandao, Jorge Carvalho
Santos, Maria Jose da Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Wendel Melo
Albuquerque, Rosangela Maria
Abreu, Dalmario Heitor Miranda de
Neto, Carlos Alves de Almeida
Penha, Rodolfo Sena da
Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Brandao, Jorge Carvalho
Santos, Maria Jose da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Formação docente
Ensino
Aprendizagem
Matemática.
topic Sequência Fedathi
Formação docente
Ensino
Aprendizagem
Matemática.
description Na busca por sanar dificuldades na aprendizagem dos alunos, muitos professores vêm incorporando em suas práticas novas metodologias de ensino. Com efeito, a Sequência Fedhathi - SF tem se apresentado como uma boa opção metodológica. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de investigar a utilização da metodologia SF no âmbito da formação docente, do ensino e da aprendizagem de matemática. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura, sendo selecionados e analisados oito artigos relacionados a esta temática. A busca pelos artigos aconteceu nas bases de dados: Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar. Entre os critérios adotados para a escolha dos artigos destaca-se o seu relacionamento com o objetivo desta pesquisa. Como resultados identificamos a utilização da SF em diversas situações e contextos, tais como: uma proposta metodológica aplicada ao ensino superior no conteúdo de Álgebra Linear e do Cálculo; (2) Como metodologia aplicada ao ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica; e (3) No processo de formação docente, com destaque à mudança de postura do professor. A partir das pesquisas investigadas concluímos que a SF proporciona, no professor, uma ação reflexiva sobre a sua prática e, por conseguinte, a melhoria da sua metodologia de ensino, levando seus alunos a uma aprendizagem mais eficiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5293
10.34117/bjdv5n12-126
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5293
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5293/4822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29858-29869
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29858-29869
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29858-29869
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645432611405824